Notas de Plenário - Sessão ordinária de 12 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2014 12h55, última modificação 28/09/2021 07h50

Emendas
A sessão de hoje foi a última para a apresentação de emendas ao projeto de lei do Executivo para a abertura de crédito suplementar de R$ 2,3 milhões (013.00012.2014). O valor será destinado a obras em escolas municipais.

Segundos turnos

A Câmara de Curitiba acatou, em segunda votação, os projetos de lei 014.00013.2013 (utilidade pública), 005.00217.2014 (Dia Municipal da Bocha) e 005.00195.2014 (título honorífico de cidade-irmã). As proposições seguem para sanção ou veto prefeitoral.

São Vicente
Dirceu Moreira (PSL) disse que o Hospital São Vicente CIC encerrará as atividades no próximo dia 30. “Isso é muito grave. E por quê? Por falta de pagamentos desde janeiro deste ano. São repasses do governo federal que chegam à prefeitura para serem feitos às entidades da saúde”, afirmou. “A instituição vai fechar para não falir a sede do Centro. Vivemos um momento crítico da saúde. Algo precisa ser feito.”

Pesar
Jorge Bernardi lamentou o falecimento, na última sexta-feira (7), do médico homeopata Javier Salvador Gamarra, aos 71 anos de idade.

Crônica I
A Câmara de Curitiba abriu espaço para a exibição da crônica “Cartão Postal”, dirigida por Pablito Pereira. Com a colaboração da TV Educativa, o curta metragem é estrelado pelo ator curitibano Ary Fontoura. “Fotografia quer dizer o quê? Escrever com a luz. Uma crônica é uma fotografia e uma fotografia é uma crônica”, disse o diretor. (Fotos 1 e 2)

Divulgação I
O jornalista Mário Milani participou da sessão para divulgar o 1º Prêmio de Agricultura Familiar de Jornalismo - Região Sul do Brasil, realizado pela Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO para a Região Sul do Brasil, organismo da ONU para a agricultura e alimentação. (Foto 3)

Divulgação II

Segundo Milani, que coordena a atividade, o objetivo da premiação é valorizar a agricultura familiar e os jornalistas que trabalham para mostrar como esta prática é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar do país. As inscrições, o regulamento e demais informações estão disponíveis  no endereço eletrônico www.premioagriculturafamiliar.jor.br.

Homenagem

Tico Kuzma (PROS) registrou em plenário o aniversário da banda curitibana Lefigarroo e do grupo de dança Kebradera, que completam, respectivamente 18 e 17 anos de fundação. O vereador parabenizou o trabalho cultural realizado pelos líderes Marcelo Higino, da banda e Julio Castro, do grupo de dança. “São artistas locais que merecem nosso reconhecimento, pois viajam por todo o Brasil difundindo nossa cultura”, observou Kuzma. (Foto 4)

Convite I
Tico Kuzma também registrou o convite à abertura da Mostra Especial do Festival de Dança de Curitiba. Uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude, da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento será nesta sexta-feira (14), às 8h45, no Complexo Esportivo Xaxim.

Convite II

O coordenador de voluntariado do Hospital Evangélico, pastor Epaminondas Camargo, convidou os vereadores para chá natalino beneficente no dia 22 de novembro, a partir das 15h, na Primeira Igreja Batista (PIB). A verba arrecada será revertida à campanha “Ajude o Evangélico”. Ele foi recepcionado pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). (Foto 5)

Zoológico
O vereador Cristiano Santos (PV) questionou a Prefeitura de Curitiba sobre a colocação de pontos  comerciais, para veiculação de publicidade, na entrada do Zoológico Municipal. O pedido de informações 062.00370.2014 pergunta qual os prazos da licitação para instalação do mobiliário, se outros equipamentos semelhantes estão previstos e solicita cópia das concorrências existentes.

Vagas em creches
Em sugestão ao Executivo, Helio Wirbiski (PPS) pede que seja criada na Prefeitura de Curitiba uma central para administrar a ocupação das vagas abertas nas creches públicas da cidade (“estatais e conveniadas”). “O procedimento poderia ser implantado via telefone ou pela internet, nos moldes da central de leitos já implantada”, argumenta o parlamentar.

Reunião com SMMA

O líder da maioria na Câmara, Pedro Paulo (PT), informou que na próxima terça-feira (18), às 15h, haverá uma reunião entre os vereadores e o secretário Renato Lima (Meio Ambiente). De acordo com o líder, o encontro servirá para que Lima faça um relato das ações desenvolvidas pela pasta durante o ano e para orientações sobre as emendas parlamentares ao orçamento de 2015.

Desmentindo

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), desmentiu, durante a sessão, informação veiculada em blogs políticos, de que a Câmara pretendia criar novos cargos comissionados na instituição. “É um absurdo. Esse fato não existe. Absurda falta de ética de quem publicou e deu crédito a isso”, afirmou. (Foto 6)