Notas de plenário - Sessão Ordinária de 10 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2013 12h55, última modificação 17/09/2021 11h14

Financiamentos
Os vereadores de Curitiba aprovaram, em segundo turno, as autorizações para a prefeitura contratar financiamentos de até R$ 103,6 milhões junto à Caixa Econômica Federal (005.00263.2013 e 005.00264.2013). Uma das operações de crédito deve complementar projetos já previstos pelo PAC da Copa, enquanto a outra prevê obras voltadas à habitação popular, dragagem e a implantação do Centro das Artes e dos Esportes Unificado (CEU, antiga praça dos Esportes e da Cultura). As votações das mensagens do Executivo, aprovadas por unanimidade, foram nominais.

Agradecimento
O líder do governo, Pedro Paulo (PT), relatou agradecimento do Gustavo Fruet aos vereadores pela aprovação das duas mensagens para as operações de crédito. O encontro entre o chefe do Executivo e o parlamentar foi na inauguração, ontem, de agência da Caixa Econômica Federal no Pinheirinho – que, para ele, trará mais “dignidade aos usuários”.

Pesar
A Câmara de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento, ontem, do ex-zagueiro e ídolo do Coritiba, Aroldo Fedato, aos 88 anos. A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB). (Foto 1)

Shopping

Chicarelli (PSDC) questionou “problemas vindouros” que o shopping Pátio Batel, inaugurado ontem, trará à região, como os impactos no trânsito. “É um estabelecimento totalmente desplanejado, em um local que não pode receber cinco mil carros a mais”, disse. O vereador sugeriu a cobrança de uma “taxa anticongestionamento” nos bairros da capital com maior fluxo de veículos. (Foto 2)

Fiscalização
O parlamentar do PSDC voltou a tratar da fiscalização dos Armazéns da Família. Chicarelli pontuou que, em comparação a outros estabelecimentos, os preços dos produtos caíram. No entanto, disse que ainda há questionamentos quanto às marcas ofertadas. “Parece que as coisas estão melhorando”, declarou.

Estatísticas
Vítima de assalto à mão armada, ontem, Mauro Ignacio (PSB) comentou reportagem do jornal “Gazeta do Povo” que trata do crescimento de 32% do número de veículos roubados ou furtados no interior, no primeiro semestre do ano. Já na capital, o índice recuou 5,4% no mesmo período. “Este vereador novato agora faz parte das estatísticas policiais”, afirmou. (Foto 3)

Alargamento
Cristiano Santos (PV) encaminhou pedido de informações à prefeitura quanto à viabilidade do alargamento da rua Delegado Bruno de Almeida, no Caximba. Ele questiona se há alguma iniciativa em curso relativa ao logradouro e, caso não exista, se esta pode ser incluída no orçamento de 2014 da Secretaria Municipal de Obras. O parlamentar justifica que a via, devido ao estreitamento, apresenta risco à segurança dos pedestres e motoristas.

Corrida
Felipe Braga Côrtes (PSDB) fez convite para a prova temática “Halloween Night Run”. O evento será realizado dia 26 de outubro, no Parque Barigui, com largada às 20h e competidores nas categorias feminina e masculina, com percurso de seis ou nove quilômetros. As inscrições estão disponíveis no www.assessocor.com.br, e os participantes deverão estar fantasiados.