Notas de Plenário - Sessão ordinária de 10 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2014 13h05, última modificação 24/09/2021 10h07

Presença
O vereador Tico Kuzma (PROS) registrou a presença de Vilson Felipe Borgmann, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná. (Foto 1)

Enchentes
A necessidade de se incluir um plano diretor de macrodrenagem, no Plano Diretor de Curitiba, foi ressaltada pelo vereador Jonny Stica (PT), presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara. Bruno Pessuti (PSC), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também lembrou que três audiências públicas foram realizadas na Câmara Municipal em 2013 para falar sobre os rios da capital.

Reunião de líderes I
O vereador Valdemir Soares (PRB) requisitou que seja agendada uma reunião de líderes para debater a aplicação do regimento interno nos debates em plenário. O parlamentar discordou da forma como foi encerrada a sessão de segunda-feira (9) e se manifestou sobre isso durante o pequeno expediente. Paulo Salamuni (PV) não se opôs à realização da reunião de líderes.

Reunião de líderes II
A aplicação do regimento interno permeou o debate sobre o impacto das enchentes na cidade, quando o vereador Rogério Campos (PSC) reclamou de situação vivida no dia anterior com a vice-prefeita Mirian Gonçalves. Após a exibição de um vídeo do episódio, o vereador Pedro Paulo (PT), líder do prefeito, pediu que a Mesa regulamente o uso da ferramenta. “As pessoas são expostas sem direito à defesa, ao contraditório, e isto não está certo”, rebateu.

Copa
Pedido de informações da Comissão Especial da Copa à Prefeitura de Curitiba questiona sobre o valor total investido, até o momento, em obras para o Mundial (062.00222.2014). Dentre outros itens, o requerimento também trata da contratação de financiamentos (montante, instituições credoras, taxas de juros e prazos para o pagamento dos empréstimos).

Campanha
O Professor Galdino (PSDB) questionou o Executivo municipal sobre a possibilidade da criação da seguinte campanha educativa: “Se você não quer isto (inundação), não jogue lixo. Ame sua cidade!”. O pedido de informações é o 062.00223.2014.