Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 22 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 22/05/2013 14h40, última modificação 16/09/2021 08h26
Informações
Passaram pelo pequeno expediente da sessão três pedidos de informações oficiais apresentados por Chicarelli (PSDC), dois deles ao município e um à Câmara de Curitiba. O vereador questiona o Executivo sobre viagens oficiais realizadas a partir de janeiro deste ano e também sobre a ida de Gustavo Fruet ao Japão. À Mesa Diretora da Casa, solicita as notas fiscais referentes às despesas de custeio de abril.

PEC 37 I
O plenário aprovou requerimento que solicita o horário reservado do grande expediente da sessão plenária de 28 de maio, para que a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Paraná se manifestem sobre a Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), que tramita na Câmara Federal. A proposição foi assinada pelos vereadores Jorge Bernardi (PDT), Tiago Gevert (PSC) e Dirceu Moreira (PSB).

PEC 37 II
Conhecida como PEC da Impunidade, a proposição determina que a apuração de infrações penais caberia exclusivamente às polícias Federal e Civil. No dia 15 de abril, representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR) vieram à Câmara de Curitiba se manifestar contra a proposta. “Agora queremos abrir esse espaço, que é democrático, para que o outro lado diretamente envolvido se manifeste sobre a PEC 37”, justificou Bernardi na tribuna. (com foto)

Sinalização
Também foi acatada pelos parlamentares a sugestão de Chicarelli (PSDC) pela instalação de placas de sinalização com pedidos de “respeito aos ciclistas, equipes de maratonistas e profissionais que utilizam bicicletas como um modal alternativo de transporte.” Segundo justificativa do vereador, “falta conscientização de muitos motoristas da importância deste modal para o trânsito. Assim, com placas indicativas, atentaria ao fato de que a bicicleta também é um modal de transporte e precisa de respeito e equipamentos de segurança”.

Congratulações
Helio Wirbiski (PPS) conseguiu a aprovação de requerimento de votos de congratulações e aplausos ao Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, pelos seus 50 anos de fundação. Conforme o vereador, a homenagem é justa porque a instituição, que hoje atende 160 crianças em período integral, contribui com a comunidade ao realizar projetos sociais relevantes.