Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 15 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 15/05/2013 15h30, última modificação 15/09/2021 12h11
Adiado I
Foi adiada por duas sessões a discussão do projeto de lei que obriga as empresas que trabalham com sucata a comprovarem a origem de compra destes materiais. O pedido foi feito pelo autor da proposta, vereador Tico Kuzma (PSB).

Adiado II
Segundo Kuzma, a iniciativa tem que ser discutida com tranquilidade, o que não seria possível nesta quarta-feira (15), devido à participação de secretários municipais na sessão. Ele explicou que a proposta visa evitar a prática de furtos por meio da criação de um cadastro dos fornecedores de material metálico para a reciclagem, como fios de cobre, arames, peças, placas e tubos.

FAS I
No pequeno expediente, Zé Maria (PPS) informou sobre reunião com a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Fruet, na segunda-feira (13), onde tratou sobre projetos de inclusão social e capacitação profissional de portadores de deficiência; a ampliação do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (SITES); e a construção de novas escolas especiais. “Fui muito bem recebido pela presidente e acredito que ela está bem preparada para administrar a fundação”, disse. (com foto)

FAS II
De acordo com o vereador, também foi apresentada sua sugestão pela implantação de brinquedos adaptados nos parques da cidade. O objetivo, segundo Zé Maria, é “proporcionar às crianças e adolescentes com problemas físicos, neuromotores e múltiplos, condições para participarem de atividades lúdicas, recreativas, físicas e motoras em espaços diferenciados e adaptados”. O requerimento foi aprovado pelos vereadores nesta quarta-feira.

Cohab
Foi lido no pequeno expediente a proposição do vereador Professor Galdino (PSDB) que solicita informações à Companhia de Habitação Popular (Cohab) sobre as escrituras de lotes que não foram entregues aos novos mutuários. No requerimento, o parlamentar questiona o motivo do atraso e qual o procedimento necessário para a liberação dos documentos. “É sabido que na Vila Bom Menino existem inúmeros lotes sem a devida regularização de suas escrituras”, informou.

Fusão
Chico do Uberaba (PMN) disse em plenário que, um mês após o anúncio da fusão entre seu partido e o PPS, não possui informação oficial sobre o trâmite. “Não tenho interesse em integrar o MD (sigla para a nova legenda, a Mobilização Democrática”, declarou.

Pesar
O vereador Tito Zeglin (PDT) lamentou em plenário o falecimento de Altair Pissaia, aos 73 anos de idade. Segundo Zeglin, Pissaia era presidente da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), onde desenvolveu “um reconhecido trabalho de valorização do funcionalismo público”, afirmou.