Notas de plenário II - Sessão ordinária de 14 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2013 13h00, última modificação 20/09/2021 12h02

Emendas I
Começou na sessão desta segunda-feira (14) o prazo de três sessões consecutivas para a apresentação de emendas à mensagem do prefeito para a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 7 milhões, por meio do remanejamento de recursos do orçamento deste ano (013.00010.2013). Segundo a justificativa da proposição, o valor será destinado ao aumento do capital social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). (Foto 1)

Emendas II
O projeto de lei afirma que, devido à elevada demanda por empreendimentos habitacionais para a população de baixa renda, a medida permitirá o fomento de ações a médio e longo prazos. O presidente da Cohab-CT detalhará hoje a proposta à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, em reunião aberta a todos os vereadores. A atividade será realizada às 16h, na presidência da Câmara de Curitiba. (Foto 1)

Picler
Foi confirmada a aprovação do projeto de lei que concede a cidadania honorária de Curitiba ao ex-deputado federal Wilson Picler, sócio-fundador do Grupo Uninter (006.00018.2013). A proposição foi do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), e a matéria segue para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.

Evento I
Valdemir Soares (PRB) destacou o sucesso da 26ª Festa do Dia das Crianças, realizada no último sábado (12), no Parque Barigui. “Tivemos a oportunidade de receber milhares de famílias ao longo do dia. Foi uma confraternização muito bonita”, disse o vereador, que chamou a atenção para o novo formato do evento, com ações descentralizadas pelo parque.

Evento II
Valdemir também registrou, na tribuna da Casa, o lançamento do livro “Nada a perder 2”, do bispo Edir Macedo. A obra é a continuação da biografia do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual o vereador é pastor licenciado. O evento ocorreu no sábado (12), nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, e o parlamentar ressaltou a presença do prefeito Gustavo Fruet e de diversas autoridades. (Foto 2)

Investimentos I

Cristiano Santos (PV) pediu que a prefeitura de Curitiba olhe com “mais carinho” o Zoológico e o Parque Náutico do Iguaçu. O parlamentar apresentou duas sugestões ao Executivo referentes à região, para a implantação de ciclovia e de iluminação pública entre os dois logradouros municipais (por meio da avenida Marechal Floriano Peixoto, num trecho de cerca de 4 km). (Foto 3)

Investimentos II
O líder do PV no Legislativo de Curitiba destacou matéria veiculada hoje, pelo jornal “Metro”, que trata das duas sugestões ao Executivo. A publicação traz reclamações dos visitantes e moradores da região quanto à iluminação precária, falta de segurança e dificuldades de acesso. Para o vereador, R$ 100 mil seriam suficientes para as melhorias solicitadas na iluminação pública.

Sistema vulnerável I
No pequeno expediente desta segunda-feira (14), foi lido requerimento de Bruno Pessuti (PSC) que solicita à Urbs informações referentes à “vulnerabilidade do sistema de pagamento eletrônico de créditos do transporte coletivo”. No documento, o parlamentar questiona se há um levantamento do número de usuários prejudicados e se foram tomadas medidas de proteção ao sistema de pagamentos.

Sistema vulnerável II
“Foi divulgado que há um vírus que pode alterar os números dos boletos de quem compra créditos pelo sistema eletrônico, fazendo com que o valor pago seja desviado para uma conta "pirata". Vale ressaltar que esse tipo de vírus ataca boletos em HTML e que, se a Urbs disponibilizasse os documentos em arquivo PDF, isso não ocorreria”, justificou Pessuti no requerimento.