Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 8 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 08/12/2014 13h20, última modificação 28/09/2021 09h40
Adiamento
Chicarelli (PSDC) pediu novo adiamento da votação em segundo turno do projeto 005.00365.2013, de sua autoria, que trata da separação do lixo. A matéria retornará à pauta na sessão dessa quarta-feira (10). Não há consenso em relação às emendas propostas por Bruno Pessuti (PSC), assinadas por diversos parlamentares (leia mais).

Ameaças I
Dirceu Moreira (PSL) disse ter sido ameaçado por um secretário municipal para votar no candidato à sucessão do presidente, Paulo Salamuni (PV). “Não admito que digam que o relho vai comer. Que me chamem para conversar, e jamais para ameaçar. A eleição é da Mesa da Câmara, e não da prefeitura”, declarou. “Não tenho medo. Meu candidato deve ser do diálogo com os vereadores desta Casa. Não importa o nome, mas o diálogo tem que acontecer”, defendeu. (Foto 1)

Ameaças II
“Também fui ameaçado por integrantes do grupo do prefeito. Ninguém vai dizer em quem eu devo votar”, completou Chico do Uberaba (PMN). “Meus 7.100 votos têm validade. Fica aqui meu voto de repúdio e minha indignação. Não tenho medo.”

Hospitais I
Noemia Rocha (PMDB) apresentou um balanço da audiência pública da Comissão de Saúde que discutiu, na última sexta-feira (5), a situação dos hospitais que prestam atendimento pelo SUS em Curitiba (leia mais). “A maior queixa é a falta de repasse no dia certo. O Evangélico e outros hospitais declararam que pode fechar”, disse a vereadora, presidente do colegiado. (Foto 2)

Hospitais II
Noemia destacou que o Hospital Evangélico precisa pagar multa diária se atrasar o pagamento dos funcionários, e que para evitar isso busca financiamento com bancos, endividando-se cada vez mais. “O Massuda (Adriano, titular da Secretaria Municipal da Saúde), diferentemente dos outros secretários, mostrou interesse. Foi explicado que 95% dos repasses vêm do governo federal e que o restante é divido entre governo estadual e prefeitura. O repasse do governo é muito pequeno e mesmo assim há um ano não fazem o repasse à assistência farmacêutica e há seis meses não ocorre o do Samu”, acrescentou. Ela também falou sobre os R$ 11 milhões que o Legislativo abriu mão em prol da área.

Denúncia
O presidente, Paulo Salamuni (PV), afirmou ser improcedente a nota de um blog político de que sua mãe e a ex-chefe de gabinete são investigadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). “Mais uma inverdade publicada. Foi uma denúncia anônima e não há investigação”, disse.

Congratulações I
Jorge Bernardi (PDT) entregou votos de congratulações e louvor, de sua autoria, ao Stylo Hair Institute, empresa sediada em Curitiba há mais de 30 anos. O diploma foi recebido por Ivaldo Lima, sócio-fundador. (Foto 3)

Congratulações II
Noemia Rocha (PMDB) registrou a entrega, ontem, de votos de congratulações ao Instituto Betânia de Assistência Social, pela celebração dos 50 anos de atividades.

Retorno
Zé Maria (SD) deu as boas-vindas ao vereador Jairo Marcelino (PSD), que retornou hoje da licença médica. “O senhor é um grande orientador, acho que o recordista em mandatos”, disse. Ele também parabenizou o assessor parlamentar Paulo Duarte, conhecido como Papai Noel, pela decoração natalina na Câmara Municipal: “Que o espírito do Natal esteja em nossos corações na semana que vem, na eleição da Mesa”. (Foto 4)

Visita
Chico do Uberaba (PMN) recepcionou em plenário o guarda municipal Sidinei Cerqueira e a tenente-coronel Aparecida de Oliveira. (Foto 5)

Divulgação de telefones I
Foi lido em plenário pedido de informações (062.00392.2014) de Carla Pimentel (PSC) que solicita à Prefeitura de Curitiba dados sobre o cronograma de instalação de placas que informem os números dos telefones 180, 100 e 156, para combate e prevenção à violência contra a mulher, violação de direitos humanos e violência contra crianças.

Divulgação de telefones II

A vereadora quer saber a quantidade de placas a serem instaladas, os locais de instalação e o orçamento destinado para a ação. “É uma medida de suma importância para realizar o combate e prevenção à exploração sexual, violência contra mulher e violência contra crianças”, justifica o pedido.