Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 3 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2013 12h35, última modificação 16/09/2021 10h14

Táxis I
A segunda vice-presidente do Legislativo, Julieta Reis (DEM), cobrou da prefeitura a regulamentação imediata da lei municipal que dispõe sobre o serviço de táxi em Curitiba. “O serviço está falho, pela falta de placas. A cidade cresceu, mas o número de táxis continua o mesmo”, afirmou. Segundo ela, a situação foi caótica na Rodoferroviária no retorno do feriado de Corpus Christi, com espera de até duas horas.

Táxis II
A vereadora destacou a lei apresentada e aprovada pela Câmara de Curitiba, após estudos feitos por comissão especial. “A Casa desempenhou seu papel, mas agora é preciso que o Executivo faça a regulamentação e o chamamento público. Temos que cobrar isso da administração municipal”, reforçou Julieta.

Comissão de Acessibilidade
Foi incluído na Ordem do Dia o projeto de resolução que cria, na Câmara de Curitiba, a Comissão de Acessibilidade (011.00002.2013). Já que a matéria altera o regimento interno do Legislativo, ela permanecerá por três sessões (segunda, terça e quarta) na pauta do plenário, dando oportunidade aos vereadores de apresentarem emendas ao texto. Só depois de concluída essa etapa ela irá tramitar pelas comissões permanentes da Câmara.

Permuta de imóveis
Os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno projeto de iniciativa da prefeitura que trata da titularidade de nove terrenos públicos. A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A) sugeriu trocar dois de seus terrenos por sete do Executivo, proposta avaliada e aceita pela prefeitura mas que precisava do aval dos vereadores. As condições da permuta podem ser conferidas no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), sob o número 005.00127.2013.

Cidadã honorária
Título de cidadão honorário para a senhora Manoela Stier Reiss, de 70 anos de idade, foi aprovado em primeiro turno na Câmara Curitiba (009.00016.2013). Gaúcha de nascimento, Manoela tem ascendência polonesa e é casada com Jaime Reiss, auditor fiscal aposentado da Receita Federal. Ambos se dedicam ao trabalho voluntário, tendo inclusive doado os elevadores em funcionamento no Centro de Letras de Curitiba e no Centro Israelita do Paraná. Proposição da vereadora Carla Pimentel (PSC).

Alceu José Grein
O vereador Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Câmara de Curitiba, teve aprovado em primeiro turno pelo plenário projeto de sua autoria (009.00025.2013). A proposição sugere que bem público da capital seja denominado de Alceu José Grein. Conhecido por “Cascavel” entre seus amigos, Grein nasceu em Santa Catarina, mudando-se para Curitiba em 1982. Teve intensa participação no movimento operário, nas pastorais e na organização das Comunidades Eclesiais de Base da  Igreja Católica.