Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 25 de Novembro

por Assessoria Comunicação publicado 25/11/2013 10h40, última modificação 21/09/2021 08h50

Semáforos
Dois requerimentos protocolados pelo vereador Professor Galdino (PSDB) foram lidos no pequeno expediente desta segunda-feira (25). Em um deles, o parlamentar solicita informações à prefeitura de Curitiba sobre a compra de semáforos para o cruzamento das ruas Antônio Lago e Jovino do Rosário, no Boa Vista. “Os equipamentos já estão disponíveis? Quando a instalação será concluída?”, indaga.

Portão
Galdino também é autor de pedido de informações oficiais ao município sobre a abertura da Rua Alberto Müller Sobrinho, no Portão. O vereador questiona o Executivo se há viabilidade da abertura da via, bem como se a passarela de madeira do local será substituída por “algo mais permanente”. “Segundo relatos, a passarela está com problemas de estrutura e sofre com atos de vandalismo”, justifica.

ISS
No pequeno expediente de hoje também foi lido o requerimento de Chicarelli (PSDC) que requer informações à secretaria municipal de Finanças (SMF) sobre a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) na concessão do pedágio da BR 277. No documento, o vereador pede esclarecimentos sobre o cálculo para a cobrança da alíquota de 5% sobre o trecho da rodovia que corta o município.

CIC
Tico Kuzma (PROS) protocolou dois pedidos de informações sobre paralisação das obras de construção de dois conjuntos habitacionais na Cidade Industrial de Curitiba (CIC): Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol II. Em ambos os requerimentos encaminhados à Prefeitura de Curitiba, o parlamentar questiona quanto já foi investido nos empreendimentos, quando os projetos serão retomados e o motivo da paralisação das obras.

Créditos I
Duas mensagens do prefeito para a abertura de créditos adicionais passaram pela segunda das três sessões consecutivas para o recebimento de emendas. Um dos projetos solicita R$ 4,5 milhões para a ampliação do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser e obras da nova sede do Laboratório Municipal (013.00014.2013).

Créditos II
Já a outra proposição do Executivo remaneja R$ 159,5 mil do próprio Fundo Municipal de Assistência Social para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) União Ferroviária, localizado no Bairro Cajuru (013.00015.2013). Eventuais emendas às matérias dependem da admissão da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Casa, para então seguirem para votação em plenário.

Visita I
Dirceu Moreira (PSL) registrou a visita de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Adventista Vista Alegre. É de iniciativa do vereador o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Educação Adventista, aprovado na semana passada e à espera de sanção ou veto prefeitural (leia mais).

Visita II
Os estudantes foram acompanhados pela professora regente, Marcela Spada, e a diretora da escola, Valdice Ribeiro. Segundo Marcela, foram os alunos que propuseram conhecer a Câmara de Curitiba. Durante estudos sobre o Poder Legislativo, eles navegaram no site da instituição e tiveram acesso ao programa de visitação (leia mais).

Imigração italiana
O vereador Aldemir Manfron (PP) utilizou o espaço do pequeno expediente para registrar as atividades realizadas durante o mês em comemoração aos 135 anos da imigração italiana no bairro Santa Felicidade. Segundo o vereador, mais de 500 pessoas participaram das comemorações. De acordo com Manfron, no sábado (23) foi realizada uma missa sertaneja, com o uso de berrantes, inclusive, no bosque São Cristóvão.

Final da Suburbana
Manfron e Mauro Ignácio (PSB) destacaram a vitória do Trieste, no domingo (24), sobre o time do Santa Quitéria (3x1). Foi a primeira partida da final da Suburbana, realizada no Estádio Francisco Muraro, em Santa Felicidade. O jogo de volta será realizado no próximo sábado, dia 30 de novembro, no Estádio Orlando Rinoldin. Dentro da comemoração dos 135 anos de Santa Felicidade, após o jogo houve missa em italiano e uma caminhada pelo bairro.

IPTU
O vereador Valdemir Soares (PRB) comentou em plenário projeto de lei apresentado pelo prefeito de Ponta Grossa (PR), Marcelo Rangel (PPS), que prevê aumento do valor do IPTU para terrenos em situação de abandono na cidade. “O valor do imóvel cresce a cada ano, mas como muitos proprietários não se preocupam com as multas aplicadas e às vezes nem pagam seus impostos, deixam os terrenos em situação deplorável”, denunciou Valdemir. “Vou sugerir ao Executivo medida semelhante para a capital”, disse o parlamentar. (Foto 1)

Frente Contra o Crack
Valdemir Soares também destacou a atuação da Frente Parlamentar Contra o Crack na busca de apoio às clínicas de reabilitação de Curitiba. Segundo o vereador, a Câmara Municipal deveria auxiliar mais estas entidades que, conforme o parlamentar, oferecem alojamento, alimentação e trabalho terapêutico “sustentadas por amigos e pela sociedade civil, com muito pouco apoio do poder público”.

Conferência das Cidades
Jorge Bernadi (PDT) informou sobre sua participação na 5ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Ministério das Cidades, neste final de semana, em Brasília (DF). O evento resultou em 39 propostas que serão apresentadas ao Ministério das Cidades, com pedido de prioridade de implementação. As proposições incluem medidas nas áreas de saneamento ambiental, mobilidade urbana e trânsito, capacitação técnica, financiamento da política urbana, participação, controle social e conselhos, política de regularização fundiária e habitação.

CPI do Transporte I
Jorge Bernardi, presidente da CPI do Transporte Coletivo em Curitiba, reforçou convite aos vereadores integrantes da CPI para reunião desta segunda-feira (25), às 14h, na Sala da Presidência, para discutir sobre o relatório final da CPI. Depois de parabenizar a atuação do presidente Bernardi, à frente CPI,  o vereador Chico do Uberaba (PMN) informou que solicitará hoje, durante a reunião da CPI, três dias para analisar o relatório preliminar das investigações. (Foto 2)

CPI do Transporte II
Segundo informações repassadas pela deputada estadual Celina Leão (PSD-DF) ao vereador Jorge Bernardi, já há assinaturas suficientes para a instalação de uma CPI do Transporte Urbano no Distrito Federal. “O resultado da CPI já está transcendendo a cidade de Curitiba. Por isso, quero cumprimentar toda a cidade, a Casa e todos aqueles que fizeram parte e trabalharam na CPI durante esses quatro meses”, disse o parlamentar.

Linha férrea
O vereador Cristiano Santos (PV) falou sobre o acidente ocorrido na cidade de São José do Rio Preto (SP), onde um trem de carga descarrilou e matou oito pessoas, deixando outras oito feridas. Segundo o vereador, este tipo de acidente são “tragédias anunciadas” e que podem ocorrer a qualquer momento nas cidades. “Já passou da hora de sugerir alternativas para amenizar o problema causado pela passagem de trens de carga em áreas urbanas. Precisamos olhar com atenção para os bairros de Curitiba que são cortados por linhas férreas”, apontou. (Foto 3)