Notas da sessão plenária de 9 de fevereiro

por Pedritta Marihá Garcia e José Lázaro Jr. — publicado 10/02/2021 09h17, última modificação 10/02/2021 09h17
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Asfalto no Butiatuvinha
O início das obras de implantação de antipó na rua Hellena Betecek, no bairro Butiatuvinha, foi comemorado em plenário por Mauro Ignácio (DEM). “Foi uma luta de praticamente oito anos. O que dá uma ideia de ver como é difícil, como é travado, como é burocrático o sistema público de todo o Brasil. Quero registrar minha alegria de estar à frente da mobilização”, disse o vereador, que ainda agradeceu aos parlamentares da base da legislatura passada, que aprovaram o empréstimo da Prefeitura de Curitiba de R$ 120 milhões para projetos como esse. “A obra foi licitada em julho do ano passado e aguardava a autorização do DER-PR ser iniciada”, completou.

Novo mandato
Vereador de primeiro mandato, Nori Seto (PP) informou que em janeiro, seu primeiro mês como parlamentar, visitou as 10 administrações regionais da cidade, iniciando pela Regional Pinheirinho e terminando pela Regional Tatuquara. O objetivo, segundo ele, foi identificar as principais demandas e projetos das regionais. “Tive a oportunidade de encontrar outros colegas vereadores, que também estavam percorrendo essa caminhada, para identificar as questões de cada bairro”, emendou, ao agradecer os administradores regionais e servidores pela recepção.

Fiscalização
Osias Moraes (Republicanos) destacou ações conjuntas de fiscalização da Polícia Militar e da Guarda Municipal contra festas ilegais e aglomerações no último fim de semana. De acordo com o parlamentar, “foram mais de R$ 700 mil em multas aplicadas”. Ao frisar que “muitos ainda não entenderam o que nós estamos vivendo”, ele disse ainda estar preocupado com pessoas que praticam estas aglomerações, chegando nos pontos de encontro de carro e saindo de lá embriagadas.

Visita
Na sessão plenária desta terça-feira (9), a CMC recebeu a visita de Fernando Menck, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso, interior do Paraná.

Liceu de Ofícios
Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba lido no pequeno expediente de hoje questiona sobre a possibilidade do fechamento do Liceu de Ofícios Xapinhal, que fica no bairro Sítio Cercado. Autor do requerimento (062.00051.2021), Marcos Vieira (PDT) pergunta se as atividades e cursos oferecidos na unidade serão transferidos para outro local e se a comunidade, que manifestou preocupação com a situação, foi informada sobre as possíveis mudanças.

Kits alimentação
A bancada do PT, formada pelos vereadores Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas, pede esclarecimentos do Poder Executivo sobre a continuidade da entrega dos kits alimentação adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Existe a intenção da prefeitura em retomar a entrega dos kits, tendo em vista a continuidade da crise sanitária pela infecção da covid-19? Se sim, qual é o protocolo da entrega? Com qual periodicidade? Se não, de qual órgão veio a decisão para a não retomada e qual a justificativa?”, são as perguntas do pedido de informações (062.00052.2021).

102 anos
A CMC aprovou voto de congratulações e aplausos ao jornal Gazeta do Povo, pelos seus 102 anos de fundação (077.00018.2021). O jornal Gazeta do Povo foi fundado em 3 de fevereiro de 1919 pelo paraibano Benjamin Lins e o alagoano Oscar Joseph de Plácido e Silva, quando a sua primeira edição foi as ruas da cidade de Curitiba e região”, rememora Tito Zeglin (PDT), autor da proposição, na justificativa. “Durante as eleições de 2018, a Gazeta do Povo foi o jornal mais lido do Brasil no mês das eleições”.

Fila de vacinação
Em votação simbólica, a CMC recomendou à Prefeitura de Curitiba que inclua, na lista de prioridades na campanha de vacinação, as pessoas dedicadas à Capelania Hospitalar (200.00036.2021). A iniciativa é do vereador Denian Couto (Pode) e sugere que o controle se dê pelas identificações deles nas instituições em que atuam ou por meio intermédio do Conselho Estadual de Capelania Hospitalar.

Sessão solene
A pedido da vereadora Maria Leticia (PV), no dia 25 de fevereiro, às 14h, será realizada sessão solene na CMC para a entrega de homenagens para a artista Alcione Dias Nazareth e para a desembargadora da Justiça Estadual do Paraná, Lenice Bodstein (061.00001.2021). Em razão da pandemia, as atividades deste tipo na Câmara Municipal de Curitiba estão sendo realizadas por meio de videoconferência.