Notas da sessão plenária de 9 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 09/12/2015 19h25, última modificação 05/10/2021 08h32

“Voltarei amanhã” I
- O vereador Valdemir Soares (PRB) cedeu ao apelo dos colegas por volta das 17 horas, após Mestre Pop (PSC) comentar a presença de Dona Lourdes (PSB) no “esforço concentrado”, feito pela Câmara Municipal, na votação das leis orçamentárias (leia mais). “Eu sou desportista, posso atravessar a madrugada votando, só que ela já tem 89 anos de idade”, disse Pop, que é capoeirista. “Em respeito à vereadora Dona Lourdes, vou deixar para justificar todas as emendas restantes no final da votação”, aquiesceu Soares.

“Voltarei amanhã” II
De segunda-feira até hoje, Valdemir Soares vinha “aliviando” a postura de debater todas as 681 emendas às leis orçamentárias postas em discussão. No primeiro dia de votação, ele e Chico do Uberaba (PMN) discutiram quase a totalidade das proposições, antes da submissão ao plenário (encaminhamento) e após o resultado (justificativa do voto). Ontem, deram preferência aos encaminhamentos. Hoje, com Chico do Uberaba ausente do plenário à tarde, Soares já discutia uma a cada cinco emendas quando mudou de postura. “Voltarei amanhã, na sessão extraordinária, a discutir o orçamento”, pontuou.

Ucrânia
O vereador Chico do Uberaba (PMN) ausentou-se do plenário na parte da tarde, pois participaria de evento do Consulado da Ucrânia no Brasil. O parlamentar acompanha as atividades da representação diplomática no Paraná e foi quem articulou, na crise entre a Ucrânia e a Rússia, uma moção de apoio da Câmara Municipal ao povo ucraniano (leia mais).

Insatisfação
Último vereador a se manifestar em plenário nesta quarta-feira (9), Valdemir Soares (PRB) defendeu que “há uma nítida insatisfação dos vereadores perante a Prefeitura de Curitiba”. Ele reclamou da falta de relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, citando o não cumprimento de emendas parlamentares dos anos anteriores, por exemplo, como sintoma do problema. “Tive minhas emendas coletivas aprovadas, e fui o único vereador que votou a favor de todas as proposições”, destacou, ressalvando o tempo destinado a entrevistas à imprensa.

Dentro do regimento
Apesar da discordância de vereadores com relação à postura adotada por Valdemir Soares (PRB) e Chico do Uberaba (PMN), eles e Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Câmara Municipal, reconheceram que o “embate” se deu “dentro do regimento”. Sem as interrupções, o tempo destinado à análise de cada emenda caiu de 20 minutos, em média, para menos de 60 segundos sob a presidência de Ailton Araújo (PSC).

Pagamento
Professor Galdino (PSDB) parabenizou o governador Beto Richa por, mesmo num cenário de crise econômica nacional, antecipar para essa quinta-feira (10) o pagamento do 13º salário aos 301 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Paraná. O vereador acrescentou que os pagamentos irão somar R$ 1,4 bilhão e que, por lei, o pagamento poderia ser feito até o dia 20 de dezembro. (Foto 1)

Corrupção
Outro registro de Professor Galdino (PSDB) foi que nesta quarta-feira é realizado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Ele acrescentou que, em função da data, o Ministério Público Federal lançou a campanha Dez Medidas Contra a Corrupção. “O objetivo é fazer com que a prática seja punida de maneira mais célere e com penas mais severas. Mas, também é preciso lembrar da necessiade de investir em educação, que começa desde cedo e tem que ser aplicada no dia a dia”, completou.

Atuação
O líder da maioria na Câmara, Paulo Salamuni (PV), cumprimentou a vereadora Noemia Rocha (PMDB) por ela ter sido premiada pelo Instituto Tiradentes como a vereadora mais atuante de Curitiba. Segundo a parlamentar, esta é a terceira vez que ela recebe a Medalha Alferes Tiradentes, sendo que a escolha seria aferida por consulta popular. Professor Galdino (PSDB)
foi o segundo colocado e Felipe Braga Côrtes (PSDB), o terceiro.

BR-277
Serginho do Posto (PSDB) justificou sua ausência do plenário durante algumas horas no período da tarde para participar de uma audiência com o Ministério Público. O parlamentar tem participado de diversas reuniões no órgão, que tenta mediar a construção de melhorias em trecho da BR-277. Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e a concessionária Ecovia divergem sobre quem deveria realizar as obras de um convênio firmado em 2013.

Congratulações e aplausos
No fim do dia, os vereadores ainda votaram os requerimentos pendentes. Votos de congratulações e aplausos foram 15, como a homenagem de Ailton Araujo (PSC) aos 60 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba; de Valdemir Soares (PRB) a pastores das igrejas Gileade, Emanuel Igreja em Células e Igreja Batista, por exemplo.

Câmeras de segurança
Geovane Fernandes, em sugestões ao Executivo, pediu a colocação de câmeras de segurança em frente às paróquias São Francisco de Assis e Nosso Senhora das Vitórias. Também solicitou vigilância eletrônica para a praça Alfredo Hauer, “pois ali se encontra a Paróquia Santa Rita de Cássia, muitos equipamentos públicos e a Faculdade Esic. isso faz com que tenha um grande fluxo de pessoas circulando, daí a importância de câmeras de segurança” (leia mais).