Notas da sessão plenária de 9 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 09/08/2016 14h25, última modificação 08/10/2021 08h10

Apoio ao judô
Depois da medalha de ouro obtida pela judoca brasileira Rafaela Silva, ontem (8), na Olimpíada, foi sugerido em plenário que o esporte tenha mais incentivo em Curitiba. “Com emendas parlamentares”, defendeu um vereador. Num comentário mais abrangente sobre a competição realizada neste ano na cidade do Rio de Janeiro, ele elogiou a liminar do Tribunal Regional Federal (TRF) que se opôs à repressão dos protestos políticos durante os jogos.

Hospital veterinário
Após reunião com um vereador da capital, o governador Beto Richa teria se comprometido em construir na cidade um Hospital Veterinário. “Quando ele sinalizou positivamente, minha garganta deu um nó”, relatou o parlamentar. Segundo ele, 400 mil animais vivem em situação de risco em Curitiba. A ideia é se basear na experiência de São Paulo, onde já existe um hospital público veterinário em funcionamento.

Circo da democracia
“Quem pagou o Circo da Democracia? Quando um artista da cidade precisa, não tem uma estrutura dessas, como esse circo que montaram na praça Santos Andrade”, reclamou em plenário um parlamentar. Ele fez críticas à presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), que palestrou ontem (8) no evento.

Sem quorum
A reunião da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública marcada para esta terça (9), às 8h30, foi cancelada por falta de quorum. Dos cinco integrantes do colegiado, apenas uma vereadora compareceu à agenda. Na pauta, três projetos de lei seriam analisados, dentre eles o que autoriza a entrada de animais domésticos em locais que atendem pessoas em situação de rua (005.00079.2016).

Falecimentos
O falecimento do engenheiro agrônomo Pedro Claiton Pelanda, aos 70 anos, foi lembrado em plenário. A morte de Aloísio Ripcka, na sexta-feira, também foi lamentada pelos vereadores. Ele era servidor do Executivo, auxiliar de serviços gerais, e fazia a manutenção dos jardins do Legislativo.

Proposições
Começaram a tramitar no Legislativo a declaração de utilidade pública para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Emiliano Perneta (014.00035.2016) e a indicação do empresário Mário Soares da Silva para denominar um logradouro público de Curitiba (009.00036.2016). Ele foi vereador em 1982 e deputado estadual na década de 1990.

Pedido de informações
Foi enviada nesta semana à Prefeitura de Curitiba uma requisição por informações sobre a construção de um CMEI na rua Antônio Petruzziello, no Pilarzinho (062.00277.2016). As obras estariam paradas, sem que a comunidade soubesse o motivo do atraso, uma vez que a previsão era concluir o empreendimento no ano passado.

Povos indígenas
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi registrado em plenário. Comemorada em 9 de agosto, a data foi instituída pela ONU em 1995 como reconhecimento a esses povos.

Restrições eleitorais
Durante o período eleitoral, a autoria das peças legislativas, nas notícias da Câmara de Curitiba que abordam requerimentos e projetos, ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas). Restrições também ocorrerão na cobertura do plenário, para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois no pleito municipal serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020).