Notas da sessão plenária de 8 de novembro

por Pedritta Marihá Garcia e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 08/11/2021 16h34, última modificação 08/11/2021 16h34
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 8 de novembro

Notas da sessão plenária de 8 de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Ataques nas redes sociais I
No pequeno expediente da sessão plenária híbrida desta segunda-feira (8), Amália Tortato (Novo) reclamou dos ataques que sofreu recentemente nas redes sociais após publicar uma foto que registrou sua filha no colo durante o trabalho no gabinete parlamentar, porque a criança não havia à escola devido ao recesso de feriado. A vereadora disse que sua intenção, quando se refere às mulheres que precisam deixar seus filhos na escola para poder trabalhar, é mostrar que a mãe que procura um lugar seguro para deixar seus filhos não é uma mãe relapsa. “A escola tem sim, o dever também de cuidar das crianças. Cuidar, educar, atenção ao desenvolvimento não estão desconectadas e isso também não desvaloriza o professor”, disse.

Ataques nas redes sociais I
Para Tortato, ataques como esse, que partem para o lado pessoal, são desincentivos para aquelas que querem ocupar cargos de lideranças. “Quando a gente vê mulheres que ocupam cargos de liderança sendo atacadas pessoalmente, e não por suas ideias, isso me deixa profundamente triste e mais ainda quando esses ataques partem de outras mulheres. Será que vocês não percebem que esse tipo de ataque pessoal não vai ajudar em nada com que outras mulheres queriam ocupar cargos de liderança?”, questionou a vereadora, para depois afirmar que não irá se calar perante atitudes “covardes” como as de quem ataca a maternidade. Eder Borges (PSD) cumprimentou a parlamentar pelo posicionamento e por “expor a demagogia do movimento feminista, que não defende as mulheres e sim uma ideologia satânica”.

Falecimentos I
Presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros) lamentou profundamente o falecimento do ex-jogador do Athletico Paranaense, Barcímio Sucupira Junior, aos 77 anos, por complicações de uma cirurgia no pulmão. “O maior ídolo da história do time. O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial na cidade. Nossa solidariedade aos familiares”, disse. A trajetória do ex-atleta também foi lembrada por Marcelo Fachinello (PSC), ao destacar que ele foi o maior artilheiro da história do time, com 158 gols. “Era uma importante figura pública, não só do futebol, mas também da imprensa esportiva do Paraná”, complementou o vereador João da 5 Irmãos (PSL).

Falecimentos II
A “perda precoce” da cantora e compositora goiana Marília Mendonça também foi lamentada em plenário nesta segunda. A artista faleceu na última sexta-feira (5) aos 26 anos, após a queda de um avião no interior de Minas Gerais. Kuzma e o 1º vice-presidente do Legislativo, Alexandre Leprevost (Solidariedade) destacaram a contribuição dela para a música brasileira e também para a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Tive o prazer de conhecer esta cantora e eu falava com ela toda vez que ela vinha em Curitiba. Ela se sentia muito feliz por estar em Curitiba. O significado dela para o Brasil era de extrema importância. A mensagem que ela passava em suas músicas era inovadora, tratava do empoderamento feminino”, afirmou Leprevost, após enumerar recordes que Marília Mendonça bateu em aplicativos de música, como YouTube e Spotify.

Homenagem I
Na sessão plenária de hoje, Tico Kuzma (Pros) entregou a Marcelo Fortunato, diretor da Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, o prêmio Cidade de Curitiba. Ele foi indicado para a homenagem pelo parlamentar em agosto de 2019. “A entidade é um braço social do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além do trabalho desenvolvido na comunidade, que atende pessoas com dependência química, Marcelo também se envolve em ações sociais, que visam melhorar as políticas de prevenção ao uso de drogas. Foi o ganhador do prêmio Valorizando a Vida em 2012, do governo federal; também já foi agraciado com o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos da CMC”, destacou o presidente da CMC.

Homenagem II
Herivelto Oliveira (Cidadania) disse estar protocolando no Legislativo requerimento de votos de congratulações e aplausos à jornalista Dulcineia Novaes, pelos 40 anos de RPC, completados na semana passada. A proposição está disponível no SPL (Sistema de Proposições Legislativas) para que os vereadores interessados em participar da homenagem possam assiná-la. Os votos devem entrar na pauta da sessão plenária desta terça-feira (9).

Bolsonaro no PR 
Eder Borges (PSD) registrou a passagem do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pelo Paraná neste último final de semana. Segundo o vereador, o chefe do Executivo passou por municípios como Ponta Grossa e Palmeira “arrastando multidões”. “Ele moralizou a política brasileira”, emendou.

Aniversários
Os vereadores Tico Kuzma (Pros), Amália Tortato (Novo) e Pier Petruzziello (PTB) cumprimentaram Alexandre Leprevost (Solidariedade), 1º vice-presidente do Legislativo, pelo seu aniversário de 38 anos, celebrados nesta segunda-feira (8). Sargento Tânia Guerreiro (PSL) homenageou seu pai, Nilson Guerreiro, pela passagem do seus 84 anos, também comemorados hoje.

Dona Lourdes
Mauro Ignácio (DEM) registrou a participação de Curitiba no VII Festival de Ópera do Paraná, no último sábado (6). No evento de encerramento, continuou o vereador, foi feita a entrega do título de Cidadania Honorária de Curitiba in memoriam à ex-vereadora Dona Lourdes, falecida em 1º de abril deste ano. O projeto de lei que deu origem à homenagem foi aprovado pelo Legislativo na semana seguinte após seu falecimento, em 6 de abril.

Imigração polonesa
Líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PTB) esteve representando a Câmara de Curitiba no concerto da Orquestra Sinfonia Brasil, neste domingo (7). O evento, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca, aconteceu no auditório Regina Casillo, no Centro, como parte das comemorações dos 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. A fundação da primeira colônia aconteceu na região do Pilarzinho, em 1871.

Corpo de Bombeiros
Presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros) informou que, nesta segunda-feira (8), as vereadoras Flávia Francischini (PSL), Maria Leticia (PV) e Noemia Rocha (MDB) acompanharam a posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná. Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior assumiu o posto de comandante-geral no lugar do coronel Gerson Gross, que agora está na reserva remunerada da corporação.

Mãe Curitibana*
O vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) incluiu documentos ao seu projeto de lei que inclui oficinas educativas para gestantes no programa Mãe Curitibana (005.00183.2021). Atendendo ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a documentação anexada detalha a estimativa financeira orçamentária da proposição (045.00122.2021).

Jiu-Jitsu para todos*
Osias Moraes (Republicanos) anexou documentação ao projeto de declaração de utilidade pública ao Instituto Jiu-Jitsu para Todos (014.00029.2021). Os documentos incluem a ata e estatuto de 14.11.2018, ata e estatuto atualizados e ata e estatuto da Instituição com nome antigo (045.00121.2021). Agora a iniciativa passa por análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Estação de Radiocomunicação*
Alguns dos documentos que Amália Tortato (Novo) anexou ao seu projeto de lei, que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), incluem carta aberta às autoridades municipais brasileiras; relatório de barreiras regulatórias que impactam o desenvolvimento das redes 5G no Brasil; guia modelo de instalações; e apresentação da Abrintel de outubro de 2021 (045.00123.2021). Os documentos foram utilizados pela bancada do partido Novo para a elaboração do projeto (005.00293.2021).

Cultura negra e indígena*
Carol Dartora (PT) protocolou requerimento de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba questionando sobre as políticas públicas de incentivo e visibilidade às diversas expressões da cultura negra e indígena em Curitiba (062.00847.2021). Em outro pedido, a vereadora também solicita informações sobre ofícios enviados para as administrações regionais de Curitiba, referentes ao Plano Municipal de Vacinação (062.00848.2021).

Requerimentos diversos I*
Professor Euler (PSD) protocolou nove requerimentos diferentes. O primeiro diz respeito aos gastos com a manutenção do Zoológico Municipal (062.00849.2021); o segundo trata sobre a criação do Polo do Alimento e Inovação do Mercado Regional Cajuru (062.00850.2021); outro ainda questiona sobre a criação e implantação do sistema de atendimento móvel da FAS, para oferta dos serviços das políticas de assistência social e trabalho e emprego (062.00851.2021). Ele também indaga sobre a implantação do programa municipal de compostagem domiciliar (062.00852.2021).

Requerimentos diversos II*
O vereador Euler também questiona, em outros pedidos, a respeito da viabilização da primeira unidade do atendimento móvel de animais silvestres (062.00853.2021); sobre as ações de prevenção e riscos de desastres tomadas pela administração municipal (062.00854.2021); sobre a ampliação do Programa Ecoponto, para o descarte correto de resíduos da construção civil (062.00855.2021); sobre a construção de quadras esportivas em escolas municipais (062.00856.2021); e por fim sobre o aprimoramento do Programa 1º Emprego Tech e oferta de vagas (062.00857.2021).

LOA 2021*
Professor Euler (PSD) ainda protocolou mais quatro requerimentos, sendo dois deles a respeito das emendas orçamentárias aditivas à LOA para o exercício financeiro de 2021 (062.00863.2021 e 062.00864.2021). Além deste, o vereador também questiona sobre a disponibilização do acesso à internet em espaços públicos e no transporte coletivo (062.00861.2021) e a respeito da ampliação de atendimentos do Novo Morada - Vida Nova, nas ações de acolhimento de pessoas em situação de rua, que fazem uso de álcool e drogas ilícitas (062.00862.2021).

Radares e lombadas*
Mauro Ignácio (DEM) questiona ainda sobre a recolocação dos equipamentos de controle de velocidade, como radares e lombadas eletrônicas, retirados para substituição e sobre a previsão de implantação de novos equipamentos. Os requerimentos protocolados pelo vereador especificam as regionais Santa Felicidade e Boa Vista (062.00859.2021 e 062.00860.2021, respectivamente).

Ausência do país*
Requerimento de Professor Euler (PSD) informa à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) viagem a Barcelona, Argentina, entre os dias 14 e 20 de novembro (041.00001.2021). Segundo o comunicado, ele estará em viagem, atendendo ao convite oficial do Governo do Estado do Paraná, para participar do Smart City Expo World Congress 2021. Os vereadores precisam comunicar as ausências do país, em atendimento ao artigo 129, inciso 9º, do Regimento Interno.

 

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: Pedritta Marihá Garcia.