Notas da sessão plenária de 8 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 08/05/2019 15h35, última modificação 05/11/2021 11h39

Energia sustentável I
O parque Barigui receberá uma pequena central hidrelétrica, para geração de energia sustentável a partir da água do lago. Segundo Herivelto Oliveira (PPS), a doação foi feita pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) e tratá economia de recursos públicos à Prefeitura de Curitiba. Bruno Pessuti (PSD) completou que o Salão de Atos do parque Barigui recebe, a partir desta quarta-feira (8), a 3ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs. (Foto 1)

Energia sustentável II
Pessuti lembrou ter disponibilizado, no orçamento deste ano, uma emenda parlamentar para a implementação de outra pequena central hidrelétrica: no parque São Lourenço. "O mais importante é mostrar o potencial energético que a cidade tem, não somente em seus rios", continuou, destacando outras fontes alternativas, como os painéis fotovoltaicos, sobre os quais é autor de projeto de lei apto à votação em plenário (005.00056.2018). "Gerar em nossas crianças a conscientização à sustentabilidade, à adoção de hábitos mais sustentáveis, à preservação dos recursos naturais."

Atendimento pediátrico I
Para Maria Leticia Fagundes (PV), o aumento da demanda por consultas de urgência e emergência no Hospital Pequeno Príncipe deve-se a mudanças implementas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo reportagem veiculada pela RPC e exibida pela vereadora, na sessão desta quarta-feira (8), o pronto atendimento do hospital foi fechado três vezes, em duas semanas, devido ao fluxo intenso de pacientes. Nessa terça (7), apontou o telejornal, a espera era de até dez horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de até 6 horas para convênios, o que teria provocado tumulto e levado até à presença da Polícia Militar no local. (Foto 2)

Atendimento pediátrico II
Maria Leticia destacou a explicação dada pela direção do Pequeno Príncipe, de que o problema teria sido ocasionado pelo aumento da procura por atendimentos, e não pela falta de médicos. "Volto a insistir, reforço uma fala, da ausência de pediatras nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e unidades básicas. A política de fazer que o generalista atenda a criança não vai funcionar", declarou. "É nossa responsabilidade rever essa política pública. Estamos tirando da população o direito de ter seus filhos atendidos por pediatras", acrescentou. Em março, a vereadora já havia criticado o suposto atendimento em "fila única".

Novo Caximba I
Herivelto Oliveira (PPS) registrou a participação em reunião no Ippuc, na última sexta-feira (3), para falar do projeto do Executivo para a revitalização do Caximba, bairro citado por ele há duas semanas. "É talvez o bairro mais carente da cidade. Já foi até chamado de Haiti de Curitiba. É uma região de ocupação. Quem mora ali, não deveria estar ali", disse o vereador, durante a sessão desta quarta (8). "Nos deram a explanação que a região era totalmente deserta e em 2011, 2012, no governo [Luciano] Ducci, começou a invasão", acrescentou. (Foto 3)

Novo Caximba II
Oliveira destacou o projeto para o "Bairro Novo da Caximba" – que contempla, por exemplo, a realocação de famílias em áreas de risco e a implantação de infrestriutura de saneamento básico e de transporte público. Porém, ele ponderou que a implementação depende da captação de cerca de R$ 250 milhṍes. "Realmente vai trazer qualidade de vida a essas pessoas, mas vai demorar para que esse dinheiro seja liberado. Acho que todos os veradores podem orientar os moradores. A prefeitura tem procurado evitar que as ocupações aumentem", pediu.

Republicanos I
Justificando a ausência nas sessões de segunda (6) e terça (7), hoje (8) o vereador Osias Moraes (PRB) explicou que estava em Brasília, onde se reuniu com o secretário nacional de Esporte, Washington Cerqueira, ex-jogador do Athletico, “que prometeu visitar a Câmara em breve”. Depois participou da inauguração da nova sede do PRB e da convenção nacional da sigla, que mudará de nome para Republicanos. “Reconduzimos Marcus Pereira à presidência”, confirmou.

Republicanos II
Osias Moraes destacou o fato de PRB ser o primeiro partido do Brasil a obter autorização do Ministério da Educação para abrir uma faculdade. “Ofertará graduação em Ciência Política e seis pós-graduações”, declarou. Ele disse que a nova sede partidária, de 4,9 mil m², abrigará o estabelecimento de ensino. (Foto 4)

Regularização de imóveis
Em alerta aos moradores da Vila Verde e do Xapinhal, Toninho da Farmácia (PDT) informou que aqueles que procuraram a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT), e pagaram a documentação, não precisam dar ouvidos a “aproveitadores” que propagam “falácias” sobre eventual demora na regularização dos imóveis. “A demora é normal”, disse. O conselho em caso de dúvida, indicou, é procurar a Cohab-CT para esclarecimentos. (Foto 5)

Revitalização asfáltica
Geovane Fernandes (PTB) agradeceu o prefeito Rafael Greca e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) pelo início da revitalização de 525 metros de ruas da Regional Boqueirão. Ele disse ter destinado emendas parlamentares para a realização das obras (saiba mais). (Foto 6)

Reforma da Previdência
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá audiência pública no dia 23 de maio, uma quinta-feira, para debater os impactos da reforma da Previdência (407.00013.2019). Proposto pela Professora Josete (PT), o evento foi aprovado em plenário na sessão desta quarta-feira (8). A atividade será realizada a partir das 14 horas, no auditório do Anexo II do Legislativo (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

Anexação de documentos
Requerimento (045.00033.2019) de Professor Silberto (MDB) solicita a anexação de documentos a projeto de lei de sua iniciativa que prevê a divulgação do consumo hídrico e energético nos equipamentos públicos municipais (005.00121.2018). O vereador diz que as informações complementares atendem o parecer da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. São elas: esclarecimentos do autor, respostas da Prefeitura de Curitiba a pedidos de informações oficiais protocolados por seu gabinete e "print screen" da tela da Secretaria de Estado da Educação que direciona ao consumo energético dos estabelecimentos de ensino sob sua responsabilidade.

Abertura de CMEI
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) pergunta se há uma data prevista para a inauguração e para o inicio do funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque Industrial II (062.00183.2019). O vereador também quer saber quantas crianças serão atendidas no equipameto público em construção. Segundo ele, a demanda partiu de moradores da região.

Centro Pop
"Quantos atendimentos o Centro Pop [Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua] Bairro Novo promoveu desde sua implantação?", afirma Professor Silberto (MDB) em pedido de informações oficiais (062.00184.2019). Também são questionados quantas pessoas retornaram ao convívio familiar e dados sobre a reinserção no mercado de trabalho, dentre outros pontos.

Propriedade de imóvel
Mauro Bobato (Pode) pergunta à Prefeitura de Curitiba quem é o proprietário do terreno da Escola Municipal Professora Carmen Salomão, localizado na rua Pedrina Accordes Costa, Bairro Ganchinho (062.00185.2019). O vereador ainda questiona se o imóvel possui débitos com o Município.