Notas da sessão plenária de 4 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2017 13h40, última modificação 21/10/2021 07h16

Críticas ao governador
Referindo-se à divulgação do teor das delações feitas na Operação Quadro Negro, que investiga suspeita de corrupção em obras da Secretaria de Estado da Educação, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) disse que, “se for comprovado, é uma vergonha”. “Semana passada fui visitar duas escolas estaduais, caindo aos pedaços”, lamentou o parlamentar, queixando-se que se houve desvio de recursos esse dinheiro deveria ter custeado obras reais. “É triste ver a corrupção endêmica… É muito triste saber que se tenha tomado, do tão pouco que existe”. (Foto 1)

Ciclovias em Bogotá
Hoje o arquiteto e urbanista colombiano Jaime Ortiz, responsável pela implantação de ciclovias em Bogotá, nos anos 1970, dentre outros projetos, faz uma palestra, às 15h30, no auditório do Setor de Tecnologia do Centro Politécnico da UFPR. O vereador Goura (PDT), que organiza o evento com a UFPR, convidou os parlamentares a participarem da atividade. “Aqui ainda são tímidas essas políticas, mas lá, em Bogotá, todos os domingos 150 km de ruas são fechadas para os carros, para que as pessoas conheçam a cidade”, defendeu. (Foto 2)

Curso superior

O vereador Helio Wirbiski (PPS) resolveu alterar, via substitutivo geral (031.00054.2017), projeto dele próprio que criava regras para secretários municipais e diretores de autarquias, fundações, fundos e dos órgãos municipais. Antes exigia cinco anos de experiência, já ter ocupado cargo de chefia e cumprir a Lei da Ficha Limpa. Ele trocou a exigência de “formação acadêmica compatível” por “qualificação profissional de nível superior devidamente comprovada através do Registro no Conselho Regional correspondente à respectiva qualificação”.

Nutricionistas

O plenário acatou sugestão à Prefeitura de Curitiba de ato administrativo ou de gestão, proposta pelo vereador Goura (PDT), para a contratação de nutricionistas para a rede municipal de educação. A proposição (201.00011.2017) afirma que os profissionais atuariam na “inspeção e verificação da qualidade da alimentação” servida às crianças. Segundo o Executivo, as 399 unidades da rede servem 285 mil refeições diárias.  

Independência
Oscalino do Povo (Pode) informou ter participado da 18.ª edição do tradicional desfile cívico-militar do Pinheirinho, realizado no domingo (3) na avenida Winston Churchill, próximo à Rua da Cidadania do bairro. “Foi um momento especial e muito bonito, que teve a apresentação de oito mil pessoas, em um ambiente de civismo e patriotismo”, destacou o parlamentar. O presidente Serginho do Posto (PSDB) também registrou sua participação no evento.

Pesar
Tito Zeglin (PDT) e Oscalino do Povo (Pode) lamentaram o falecimento do monsenhor Luiz de Gonzaga Gonçalves, aos 93 anos de idade. “Ele foi uma pessoa muito importante para Curitiba, o idealizador do Cenáculo dos Adoradores”, contou Zeglin. “Uma figura da melhor qualidade dentro do movimento católico”, completou Oscalino. Zeglin registrou ainda o falecimento de Carmita Maria Graciotto Bosa, 81 anos, e Rita Plocharski, 56 anos, “pessoas queridas da região do Capão Raso”.

“Antes do excedente”
Continua a proposta de conceder gratuitamente a vacina contra a gripe para doadores de sangue, mas os vereadores Colpani e Dona Lourdes, do PSB, fizeram uma alteração na iniciativa (031.00055.2017). O projeto incluía os doadores na fase de vacinas prioritárias (005.00199.2017). O substitutivo diz que eles receberão a imunização antes do excedente ser distribuído à população.

Circo itinerante
Autores de um projeto de lei que pretendia regulamentar a expedição de alvarás para circos itinerantes (005.00207.2017), Dona Lourdes (PSB), Goura (PDT) e Mauro Ignácio (PSB) protocolaram um substitutivo que simplifica a iniciativa. Em vez de detalhar a expedição do alvará, agora o projeto ratifica localmente os critérios de operação já estipulados pela lei federal 6.533/1978 (031.00056.2017).

Ajustes de redação
O substitutivo geral apresentado por Maria Leticia Fagundes (PV), ao projeto que regulamenta a presença de acompanhantes em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), apenas corrige a redação do projeto original. Os ajustes foram uma exigência da Comissão de Redação, Justiça e Redação, em parecer assinado pelo Dr. Wolmir Aguiar (PSC), para a tramitação do projeto.

Tramitação
Projeto de lei de iniciativa do vereador Colpani (PSB) pretende denominar um logradouro público da capital de João Cruz, servidor estadual falecido em agosto de 1985. A proposição (009.00027.2017) começou a tramitar oficialmente hoje, com a leitura no pequeno expediente da sessão.

Visita
Estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atuba, visitaram a Câmara Municipal de Curitiba na última quinta-feira e conversaram com o vereador Goura (PDT). “A construção é bem interessante, eu nunca tinha visto um teto tão bonito”, disse Melkenzedek Silva, do 4° ano. Segundo a professora Marília Jordão, a visita é importante para que as crianças “entendam qual é o papel do vereador na sociedade e também discutam sobre cidadania”.