Notas da sessão plenária de 4 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 04/10/2017 18h20, última modificação 21/10/2021 09h07

Paraná Clube I
“Gostaria de deixar registrado nesta Casa e na história da cidade que ontem tivemos mais um dia histórico”, afirmou Tico Kuzma (Pros), sobre a vitória do Paraná Clube contra o Internacional na Arena da Baixada, por 1 a 0. O vereador destacou que, com 39.414 presentes, a equipe quebrou o recorde de público do estádio do Atlético Paranaense, que antes era do jogo entre Austrália e Espanha, na Copa do Mundo. “Foi uma grande festa, uma demonstração importante. Famílias torcedoras que gostam de um bom futebol puderam comparecer e prestigiar.” (Foto 1)

Paraná Clube II
Além dos torcedores, jogadores e comissão técnica do Paraná Clube, Kuzma parabenizou a diretoria do clube pelo investimento na categoria de base e pelo planejamento e gestão profissional. “Quando se tem planejamento a gente consegue fazer muito mais, às vezes com os mesmos recursos. Essa diretoria, com o presidente Leonardo Oliveira, conseguiu implantar isso, e o clube vem demonstrando bons resultados.” O parlamentar comparou a gestão da equipe à da prefeitura, que para ele também tem demonstrado bons resultados, “com investimentos e obras”.

Dia dos Animais I
Katia Dittrich (SD) e Fabiane Rosa (PSDC), as duas vereadoras de Curitiba ligadas à bandeira animal, registraram que o Dia dos Animais é celebrado em 4 de outubro. “A homenagem surgiu para São Francisco de Assis, na data de seu falecimento. Os animais têm vida e devem ser tratados com muito respeito. A natureza é seu habitat e os humanos não têm direito de destruí-la”, declarou a primeira parlamentar, que disse já ter resgatado 1.200 animais. “Tenho 20 filhotes e 45 adultos sob minha tutela, se alguém aliás quiser adotar.” (Foto 2)

Dia dos Animais II
Na sequência, Fabiane Rosa fez a todos convite para evento de adoção realizado hoje no campus Prado Velho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), até as 16h. “São cães resgatados e reabilitados por meio de um projeto dos estudantes universitários. Também haverá benção dos animais.” Ela destacou a compaixão aos bichos e homenageou o trabalho dos protetores. (Foto 3)

Caminhada do Coração
Tito Zeglin (PDT) reforçou convite para a 13ª Caminhada do Coração, que será realizada neste domingo (8), com concentração a partir das 8h na praça do Japão. O evento é realizado pelo Hospital Costantini e a participação é gratuita.

“Desmonte” I
Após a Tribuna Livre, que recebeu convidados do Exército, Professora Josete (PT) fez críticas ao “desmonte” da gestão do presidente Michel Temer, que a vereadora chama de “governo golpista”. “Quero lembrar que nos últimos 15 anos houve investimento efetivo nessa área, porque o Brasil tinha um projeto estratégico de investimento na soberania nacional”, disse.


“Desmonte” II
“Realmente houve investimento na área naval, na construção de submarinos, mas em um período muito curto, de um ano e meio, estamos vendo o desmonte disso, em nome da lógica de mercado.” Para Josete, “inclusive áreas estratégicas do Brasil estão sendo vendidas, dilapidadas”, em referência a reservas de pré-sal e amazônicas, com seus recursos hídricos. (Foto 4)

Maconha na praça
Professor Euler (PSD) lembrou do debate sobre a situação na rua Coronel Dulcídio, na semana passada, e criticou o consumo e o tráfico de drogas na praça Eufrásio Correia, em frente à Câmara de Curitiba. “A gente presencia dezenas de pessoas fumando maconha. Não é moralismo. Se a pessoa quer fazer isso na casa dela, faça. Questiono o consumo em praça pública. Passam ali crianças, idosos”, declarou.

Assassinato de PM
Tito Zeglin (PDT) lamentou novamente a morte do tenente Taborda, atropelado por bandidos em fuga, na noite de segunda-feira (2). Ele disse que o velório, no Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, foi marcado pela tristeza da família e de colegas da corporação. “O helicóptero derramando pétalas de rosas na multidão. A salva de tiros. Gente, minutos que pareciam não ter fim. Momentos de dor.” (Foto 5)

Visita à Câmara
A convite de Jairo Marcelino (PSD), o vereador de Almirante Tamandaré, Laércio Souza (DEM), visitou Curitiba e conheceu as dependências do Palácio Rio Branco e da Câmara de Curitiba. O parlamentar foi convidado a compor Mesa Diretiva durante a sessão desta quarta-feira (4). Laércio Souza é 2° Secretário no Legislativo de Almirante Tamandaré e está em seu primeiro mandato.

Retirada de cidadania
Por iniciativa do próprio autor (072.00119.2017), deixa de tramitar na Câmara Municipal a proposição que pedia a concessão do título de cidadão honorário de Curitiba ao deputado estadual Pastor Edson Prazcyk (PRB). O projeto estava sob análise da Procuradoria Jurídica e, com a retirada, nem chegou a receber a instrução técnica (006.00015.2017). Pelo regramento, políticos no exercício do mandato, como é o caso, não podem receber homenagens.

Ausência do país
De 11 a 16 de novembro o vereador Paulo Rink (PR) estará fora do Brasil, em viagem particular aos EUA, sem acarretar despesa para a Câmara de Curitiba. O comunicado formal foi apresentado ao plenário nesta quarta-feira. Os parlamentares são regimentalmente obrigados a informar a instituição quando se ausentam do país (014.00020.2017).

Tribuna Livre
No dia 18 de outubro, a Tribuna Livre está destinada Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, presidente da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp). A convite da Comissão Executiva, formada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB) e pelos primeiro e segundo secretários do Legislativo, Bruno Pessuti (PSD) e Mauro Ignacio (PSB), a visita é para marcar a comemoração dos 80 anos da instituição de ensino (076.00041.2017).

Corpo de Bombeiros
Os vereadores de Curitiba aprovaram um voto de congratulações e aplausos ao Corpo de Bombeiros do Paraná pelo seu aniversário de 105 anos (077.00034.2017). Assinado por diversos vereadores, e protocolado pelo gabinete do presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), o requerimento foi elogiado, em plenário, por Felipe Braga Côrtes (PSD), que destacou a importância dos bombeiros para a cidade de Curitiba e o apreço da Câmara de Vereadores pela corporação.  

Colaboraram: José Lazaro Jr, Fernanda Foggiato, João Cândido Martins e Luiz Kozak, estudante de Jornalismo.
Supervisão de estágio: Filipi Oliveira.