Notas da sessão plenária de 4 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 04/11/2019 14h25, última modificação 11/11/2021 08h42

Clinicão
O pronto atendimento da Clinicão Clínica Veterinária, neste fim de semana, na demanda na Vila Verde, foi motivo de elogio do vereador Toninho da Farmácia (PDT) ao serviço prestado pela Rede de Proteção Animal. “Um espinhel, um anzol, ficou preso na boca do animalzinho”, relatou, destacando que tão logo feito o telefonema a equipe agiu para resgatar o cachorro. (Foto 1)
 
Contorno Sul
Para o vereador Zezinho Sabará (PDT), o tráfego de veículos pelo Contorno Sul precisa ser reavaliado, pois tem apresentado problemas. Ele citou ocorrência da semana passada, quando saiu de onde mora às 16h30 para uma reunião às 18h na Prefeitura de Curitiba. “Saí e me deparei com um engarrafamento. Fui chegar só às 18h20”, declarou. (Foto 2)
 
Reanálise da CCJ
Projeto do vereador licenciado Felipe Braga Côrtes (PSD) foi devolvido à Comissão de Constituição e Justiça para reanálise, por decisão da maioria dos membros de Urbanismo. A iniciativa trata do uso do recuo frontal pelos estabelecimentos comerciais (005.00043.2019 com substitutivo 031.00056.2019). Fabiane Rosa (DC) tinha dado parecer favorável, mas prevaleceu voto separado de Serginho do Posto (PSDB) pela devolução à CCJ. Toninho da Farmácia (PDT), Paulo Rink (PL) e Pier Petruzziello (PTB) participaram da reunião. (Foto 3)

Redação Enem
Ao comentar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Professor Euler (PSD) relatou ter recebido mensagens de alunos citando projetos dele que entenderam estar relacionados à “democratização do acesso ao cinema no Brasil” - 15.242/2018 (exibição de obras cinematográficas adaptadas) e 15.410/2019 (meia-entrada para estudantes de cursos livres). “Uma vez aprovado pela CMC, o projeto passa a ser de todos os vereadores”, disse Euler, que também citou como exemplo o projeto Cinema na Praça, do governo do Paraná. (Foto 4)

Exemplo I
No horário da liderança do partido Cidadania, Herivelto Oliveira repercutiu ação realizada pela proprietária da clínica Karuna Mudita - Espaço de Cura, no bairro Vista Alegre, que teve seu imóvel pichado. Ao invés de apenas pintar as paredes novamente, ela decidiu fazer pinturas sobre o espaço vandalizado. Para o vereador, a atitude serve de exemplo de como lidar com o que ele considera “um dos grandes males de Curitiba”. (Foto 5)

Exemplo II
Oliveira exibiu vídeo feito pela terapeuta Meka Cesar, no último sábado (2), em que explica suas criações artísticas, com “cor, delicadeza, bastante movimento e símbolos sagrados”. A expectativa da terapeuta é que não ocorram mais pichações e que a arte nos muros seja um presente para a comunidade.  “Como ela me disse, procurou transformar um limão em uma limonada”, elogiou o parlamentar. (Foto 6)