Notas da sessão plenária de 4 de agosto

por Fernanda Foggiato e Sophia Gama*, especial para CMC — publicado 04/08/2021 15h31, última modificação 04/08/2021 15h31
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 4 de agosto

Notas da Câmara Municipal de Curitiba da sessão plenária de 4 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Vale do Pinhão I
Líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Pier Petruzziello (PTB) destacou que a capital está, mais uma vez, entre as finalistas da  premiação mexicana Latam Smart City Awards, de reconhecimento a iniciativas latino-americanas. Quem concorre é o programa Vale do Pinhão, ecossistema de inovação, dentro do conceito de cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável.

Vale do Pinhão II
“É a segunda vez que o Vale do Pinhão chega à final do Latam Smart City Awards na categoria Smart Latam, que reconhece planos estratégicos que combinam projetos e iniciativas para a consolidação de cidades inteligentes. A primeira vez tinha sido em 2019”, disse Petruzziello. A premiação será em 6 de outubro, no México. Em 2018, a cidade foi saiu vencedora do Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já, na categoria Transformação Digital.

Expectativas do semestre I
No primeiro pronunciamento em plenário após a reabertura das sessões, Marcos Vieira (PDT) disse ter aproveitado o recesso para ouvir as demandas da população. “Visitei quase todos os bairros da cidade”, contou. Ele fez apelo à Prefeitura de Curitiba para o início das obras na rua Lauro Gentio Portugal, no Sítio Cercado, bloqueada há mais de três meses. Às margens de um arroio, o logradouro estaria “cedendo”. Para o segundo semestre, Vieira avaliou que a população espera do Legislativo “muito trabalho, muita produtividade”. 

Expectativas do semestre II
O desejo de Herivelto Oliveira (Cidadania) é de um semestre com “trabalho efetivo pela cidade”. Ele relatou ter visitado, durante o recesso, diversos bairros e o programa Mesa Solidária, além de ter participado de agendas na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) e na Fundação de Ação Social (FAS). “Inclusive não tivemos nenhuma morte [de pessoa em situação de rua] pelo frio”, pontuou. Também comemorou a marca de 100 mil seguidores na rede social Facebook, onde costuma divulgar ações e receber sugestões.

Expectativas do semestre III
“Que nós tenhamos um retorno produtivo neste segundo semestre. Que a gente possa colaborar em projetos, principalmente para retomada da economia”, declarou Sidnei Toaldo (Patriota). “Cumprimento a todos e desejo um semestre muito profícuo, de trabalho muito positivo”, saudou a vereadora Carol Dartora (PT).

Eleições 2022
Presidente do diretório municipal do Podemos, Mauro Bobato fez uma reflexão sobre as próximas eleições à Presidência da República e o caminho ideal para a chamada “terceira via”. Contrário à polarização, ele falou da radicalização do debate político: “Quem é apaixonado por um não aceita críticas”. Bobato ainda citou eventuais nomes que poderiam representar o Podemos na disputa ao Palácio do Planalto.

Mercado Unisocial
Osias Moraes (Republicanos) parabenizou a Igreja Universal do Rebouças, chamado de Templo Maior, pelo Mercado Unisocial, ação realizada no último final de semana. O vereador relatou que 250 famílias foram gratuitamente atendidas no evento, com a doação de alimentos, e puderam escolher o que estava faltando na despensa de casa. Ele ainda salientou o trabalho dos grupos, obreiros e todos os membros Universal ao levarem oração, esperança e acolhimento à população.

Dia do Padre
Sidnei Toaldo (Patriota) registrou a comemoração, nesta quarta-feira (4), do Dia do Padre. Ele destacou o trabalho social dos padres, além do apoio dado à população, pela oração e orientação, “neste momento terrível que estamos passando”. “Gostaria de citar todos, mas isso é impossível, por isso estendo minha admiração a todos. Com certeza eles fazem um trabalho de suma importância para nossa cidade de Curitiba”, disse.

Regime previdenciário*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal de Finanças, Herivelto Oliveira (Cidadania) pergunta se o Poder Executivo pretende elaborar projeto de lei para alterar o regime previdenciário do funcionalismo municipal (062.00485.2021). O vereador aponta que a lei municipal 15.042/2017 prevê o aumento progressivo da alíquota de contribuição até 14%, até 2023. Também questiona a contrapartida patronal e a transferência de bens públicos ao IPMC, responsável pelo regime próprio dos servidores.

Imóvel desocupado*
Noemia Rocha (MDB) solicita informações sobre o imóvel desocupado na rua Tijucas do Sul, nº 1100, no Sítio Cercado, onde antes funcionava a escola municipal Professora Augusta Glück Ribas. A vereadora justifica que o espaço está “completamente abandonado, ocioso e sem conservação, mesmo com uma grande procura de imóveis dessa natureza para instalação de novos equipamentos públicos” (062.00486.2021).

Vila Formosa*
O Bolsão da Vila Formosa, no Novo Mundo, é mote de pedido de informações apresentado por Marcos Vieira (PDT). Ele pergunta sobre a execução de obras de infraestrutura no local, como pavimentação, drenagem, iluminação, esgoto e recuperação ambiental, e sobre o processo de realocação de 11 famílias (062.00487.2021).

Jardim Gabineto
De Maria Leticia (PV), pedido de informações busca respostas complementares do Poder Executivo a proposição, apresentada em maio passado, referente a áreas verdes do Jardim Gabineto, na CIC (062.00249.2021). Uma das perguntas, no novo requerimento, é sobre imóvel desmatado sem a disponibilização da indicação fiscal (062.00488.2021).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.

Revisão: Fernanda Foggiato