Notas da sessão plenária de 28 de setembro

por Pedritta Marihá Garcia e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 28/09/2021 17h35, última modificação 28/09/2021 17h37
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 28 de setembro

Notas da sessão plenária da CMC de 28 de setembro (Arte: Arquivo/CMC)

Liberação de eventos I
No pequeno expediente da sessão plenária de hoje (28), Alexandre Leprevost (Solidariedade) lamentou que Curitiba estaria “apática” em relação à retomada dos eventos, se comparada a outras cidades brasileiras. Ele citou como exemplo o estado de Santa Catarina, que vai liberar, em outubro, 60% da capacidade dos eventos; chegando a 80% em dezembro. “Não haverá restrições para eventos de até 500 pessoas. Acima de 500 pessoas haverá um protocolo de evento seguro, com esquema vacinal completo ou pessoas que apresentam PCR em 72 horas ou antígeno em 48 horas. Lugar fechado deverá ser usado máscara, lugar aberto estará liberado o não uso das máscaras”, informou.

Liberação de eventos I
Não estamos pedindo a liberação de eventos, mas sim a regulamentação, para que a gente possa combater com mais eficiência as festas clandestinas. A prefeitura precisa apresentar parâmetros: ou pela ocupação de leitos, ou pelo índice de transmissão, ou percentual de vacinação. Precisamos de um plano [de retomada] com datas. Precisamos dar respostas ao segmento de eventos. Não dá para nós ficarmos vendo alguns setores esperando mais uma onda. Não se pode trabalhar com a exceção, temos que dar a oportunidade de trabalho a todos os setores”, emendou o vereador, que na semana passada, defendeu essa pauta na live da CMC do Instagram, juntamente com o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc/PR), Fabio Skraba. 

Regime Emergencial do Transporte
Sobre o debate em torno do Novo Regime Emergencial do Transporte Coletivo, aprovado ontem (27) em primeiro turno pela CMC, Toninho da Farmácia (DEM) esclareceu que, ao contrário do que disseram, ele faz o seu trabalho, de acordo com aquilo que acha, que pensa e que é necessário fazer, votou favorável e não “joga isso na rede social”. “Foi minha decisão de votar desta forma e continuou com o mesmo pensamento. Em primeiro lugar eu tenho que pensar no povo de Curitiba, não em fazer propaganda, em fazer mídia, para eu ganhar popularidade. Eu já sou uma pessoa bem conhecida em Curitiba e muitas pessoas já conhecem meu trabalho como vereador e também antes de estar vereador, desde os tempos da farmácia. Estou no meio de um povo amigo e junto de um povo amigo. Luto por melhorias para aquela comunidade e por toda a cidade”, frisou.

Corrida de rua I
Marcelo Fachinello (PSC) comentou em plenário sobre uma indicação de ato administrativo ou de gestão para que a Prefeitura de Curitiba libere a realização do evento-teste "Corrida de Rua da Santa Casa de Curitiba" (203.00460.2021), que não chegou a ser votado ainda na segunda parte da ordem do dia, mas que, segundo ele, acabou sendo atendida pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). “Este é o início de retomada. Conseguimos construir juntos um protocolo seguro para os eventos de corrida de rua. São 18 meses sem poder entregar as inscrições que já haviam sido vendidas das provas que iriam acontecer em 2020 e sem poder nenhum novo evento para daqui para frente. E é isso que a gente conseguiu, a liberação de um protocolo para que novos eventos possam acontecer”, disse.

Corrida de rua II
Segundo o vereador, a Corrida da Santa Casa será um evento teste, com largadas escalonadas, limitação do número de participantes, uso de máscaras na largada e na chegada, aferição de temperatura de todos os corredores e o acompanhamento pós-evento com o robô Laura, “além é claro da vacinação”. “O pedido foi feito, está tramitando e já há uma sinalização importante da liberação para que este evento especificamente possa acontecer e que ele marque a retomada de um setor muito prejudicado, que está querendo, está se adaptando para voltar à normalidade.” Será feito um chamamento para as corridas de rua em Curitiba para o calendário de 2022.

Linha de frente da vacina
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), agradeceu e parabenizou todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia da covid-19, em especial aqueles que estão na vacinação. Ele destacou que percebeu como os servidores estão orgulhosos de participar da imunização, tirando fotos com as pessoas, mesmo trabalhando além da carga horária, e contribuindo para “que possamos vencer esse terrível vírus que acomete a nossa cidade”. O vereador ainda se emocionou ao falar da recuperação da sua cunhada, Silvana, que permaneceu 81 dias internada na UTI em tratamento contra a covid e chegou a ser desenganada pelos médicos. “Na última quinta-feira estivemos no hospital, a Silvana está em casa, está conseguindo levantar, está consciente, lembra de tudo. A nossa família, com a Silvana, tivemos o milagre de Deus”, agradeceu Kuzma, que perdeu três membros da sua família vítimas da doença.

Dia do Turismo
Sidnei Toaldo (Patriota) lembrou que o Dia do Turismo foi comemorado nesta segunda-feira (27). “Se tem uma atividade que a pandemia nos privou de aproveitar ao máximo foi isso. Com inseguranças, medos e incertezas sobre o futuro, viajar se tornou um processo que envolve muitas variáveis e precisa ser ponderado nos mínimos detalhes. Perspectivas sobre o futuro hoje são melhores que 2020, mas ainda assim é preciso ter em mente que estratégias de retomada são necessárias. Acredito que o retorno de vários setores estão mais próximos”, analisou. Agradeceu à Urbs e ao Instituto Municipal de Turismo por alterarem a rota da Linha Turismo em Santa Felicidade, para que turista entre ainda mais dentro do bairro.

Reabertura de UBS
Toninho da Farmácia (DEM) agradeceu ao prefeito Rafael Greca pela reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nossa Senhora da Luz, nesta segunda-feira (27). A reabertura do local era uma demanda da população local e foi mote de requerimentos do vereador à prefeitura. “Parabenizo a toda a comunidade, falando em nome do Marquinhos, que encabeçou esta luta e esteve junto à comunidade. Parabéns pela luta e pela batalha. Hoje estão com a unidade de saúde aberta, com funcionamento normal.”

Iluminação no Contorno-Sul
Ao plenário, Mauro Ignácio (DEM) informou que participou ontem (27), no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, da solenidade em que foi assinada a licitação da iluminação de um trecho de 15 quilômetros do Contorno-Sul de Curitiba, que terá iluminação de LED a partir de 2022. A área pertence ao DNIT, mas um acordo com a Comec possibilitou essa licitação. O parlamentar também disse esperar que seja feita a restruturação da rodovia e informou que pediu obras e melhorias no Contorno-Norte. Ainda informou que a duplicação do Viaduto do Orleans está sendo licitada, com custo estimado de R$ 1,5 milhão. “Conheceremos a empresa no próximo dia 4 [de outubro].”

Depreciação da frota*
Dalton Borba (PDT) solicita informações sobre os valores repassados pela URBS para as concessionárias do serviço público, para a manutenção e renovação das frotas de ônibus da cidade. Segundo o vereador, o requerimento vem em razão do projeto de lei protocolado pelo prefeito, que tramita na CMC em regime de urgência, que estende o auxílio emergencial ao transporte coletivo (062.00683.2021).

Transporte e descarte*
Em seu primeiro pedido de informações, Marcos Vieira (PDT) questiona sobre qual órgão ou departamento do município é responsável por atender as demandas dos ciclistas curitibanos (062.00684.2021). Já em seu segundo requerimento, o vereador solicita informações a respeito do descarte do lixo eletrônico gerado pela administração municipal direta e indireta (062.00685.2021).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.

Revisão: Pedritta Marihá Garcia.