Notas da sessão plenária de 26 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2018 15h20, última modificação 27/10/2021 11h39

Drogas I
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (26), Ezequias Barros (PRP) comentou sobre a audiência pública realizada na última quarta-feira (20), por iniciativa da Frente Parlamentar Contra as Drogas, presidida por ele. O vereador agradeceu a todos que vieram, como por exemplo, o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel, e o diretor da Diretoria de Políticas Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani. “Saímos da reunião com a incumbência de elaborarmos e encaminharmos um documento sobre o tema para a prefeitura”. (Foto 1)

Drogas II
“Nós entendemos, ouvindo os agentes públicos e algumas pessoas que estavam ali, as dificuldades e as necessidades que existem. Por isso nós vamos tentar, junto à Secretaria [Municipal] de Finanças, para que a Diretoria de Política Sobre Drogas tenha condições de fazer um trabalho ainda melhor”, completou Ezequias Barros. Ele  também agradeceu pela realização da Semana de Política sobre Drogas, na semana passada, com encerramento no sábado (24), no Parque Barigui, com um show gospel.

Espaço de Convivência

Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara Municipal, convidou a todos os vereadores e servidores a participarem da inauguração do Espaço de Convivência dos servidores do Legislativo. A solenidade será realizada nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, no Anexo 3. No local, poderão ser feitas refeições e serão disponibilizados utensílios de cozinha e mobiliário. Serginho frisou que a abertura do local atende demanda dos funcionários e integra uma série de ações executadas pela Mesa Diretora para melhorar a estrutura de trabalho em diversos setores da instituição.

Vozes do Paraná
Mauro Bobato (Podemos) registrou sua participação no lançamento da 10ª edição do livro Vozes do Paraná - Retratos de Paranaenses, na noite desta segunda-feira (25), na Casa Garibaldi. O vereador parabenizou o colega Bruno Pessuti (PSD) por ter sido incluído na obra, coordenada pelo jornalista Aroldo Murá, como um dos destaques da nova geração política do estado. Para o presidente Serginho do Posto (PSDB), que prestigiou o evento, a homenagem "enaltece" o trabalho Do parlamentar e da Câmara Municipal. Oscalino do Povo (Podemos) também participou da solenidade. (Fotos 2 e 3)

Serviço público I
Ainda no pequeno expediente de hoje, Professora Josete (PT) também denunciou o fechamento de sete unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Curitiba. “Fato que demonstra o desmonte da assistência social do município. Não podemos ficar quietos diante disso”, opinou. De acordo com a parlamentar, trata-se de uma opção política da prefeitura, que justifica os fechamentos em função de falta de pessoal. “Não há justificativa”, reiterou, ao afirmar que seria necessário um concurso para que esses locais continuem funcionando. (Foto 4)

Serviço público II
O aniversário de 1 ano da aprovação, por parte da Câmara Municipal de Curitiba, dos projetos de ajuste fiscal da prefeitura – chamado de Plano de Recuperação e apelidado pelos vereadores de oposição de “pacotaço” – foi lembrado por Professora Josete (PT) em plenário. “Temos uma série de consequências e quem está pagando são os servidores, com o congelamento de seus salários e planos de carreira. São dois anos sem reposição inflacionária”, destacou. A vereadora acredita que é necessário discutir os temas que envolvem os servidores. “Temos sentido na ponta os efeitos desses cortes, como é o caso do fechamento dos CRAS em áreas de vulnerabilidade social”, disse Josete. Durante a sessão plenária, servidores municipais fizeram uma manifestação, do lado de fora do Palácio Rio Branco, pedindo a revogação do pacote de ajuste fiscal. (Foto 5)

Em tramitação I

Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária, começou a tramitar nesta terça-feira (26) o projeto que concede a Cidadania Honorária de Curitiba a Rogério Afonso, diretor da Associação das Emissoras de Rádios do Paraná (AERP) e da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). A homenagem (006.00008.2018) foi apresentada por Paulo Rink (PR).

Em tramitação I
I
Rogério Afonso é natural de Jacarezinho e tem 50 anos. Economista e comunicador, ele é diretor da Rádio Transamérica Curitiba desde 1998. “Em sua trajetória profissional prima pelo comprometimento, dedicação e zelo no desempenho de suas atividades, bem como pelas causas que defende, evidenciando consideração ao público ouvinte. Conquistou o respeito profissional; suas ações e programas hoje têm abrangência nacional e internacional”, destaca Rink, na justificativa da proposta.

Antipó no Butiatuvinha
Mauro Ignácio (PSB) é autor de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, que questiona sobre a implantação de antipó na rua José Perussi, bairro Butiatuvinha (062.00338.2018). “O trecho final em saibro da rua é área de domínio público? Qual o custo para a implantação de antipó no trecho final da rua?”, pergunta. Segundo o vereador, a via está muito danificada, o que gera transtornos a motoristas e pedestres.

Pesar
Conforme solicitação de Tito Zeglin (PDT), os vereadores realizaram um minuto de silêncio pelo falecimento de Sinval Machado, vice-presidente e coordenador do conselho político da Associação Comercial do Paraná (ACP). A homenagem póstuma foi estendida a Marcus Vinícius da Silva, adolescente de 14 anos morto em operação policial na favela da Maré, no Rio de Janeiro. O pedido foi feito por Professora Josete (PT). “Devemos repensar a segurança pública em nosso país”, defendeu. Para ela, o sistema privilegia a punição e esquece das políticas públicas de prevenção. “Temos perdido vidas. Essa criança não tinha qualquer vínculo com o crime”, finalizou.