Notas da sessão plenária de 26 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2017 16h30, última modificação 15/10/2021 12h22

Ciclomobilidade e Área Calma
Goura (PDT) registrou conversa que teve ontem (25) com o prefeito Rafael Greca. O vereador disse ter apresentado a ele uma emenda de R$ 1 milhão que a deputada federal Christiane Yared (PR-PR) destinará à ciclomobilidade de Curitiba e que o chefe do Executivo afirmou que a Área Calma é mote de estudos solicitados ao Ippuc, mas que “fica como está”. O parlamentar ainda destacou a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2,3 milhões na iluminação pública das ciclovias da cidade. (Foto 1)

Viagem a Brasília
Líder do governo na Casa, Pier Petruzziello (PTB) disse que o prefeito Rafael Greca viajou a Brasília, onde deve ficar “de dois a três dias tentando trazer recursos a nossa cidade”. Ainda de acordo com o vereador, a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra Korman, conversará com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, sobre o novo Centro de Convenções.

Hipertensão
No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (26), Maria Leticia Fagundes (PV) chamou atenção para o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado nesta quarta. Segundo ela, 25% da população brasileira é hipertensa, sendo que 50% da população idosa tem pressão alta e este índice chega a 5% das crianças. (Foto 2)

Racismo
Maria Leticia Fagundes (PV) também lamentou o caso de racismo ocorrido em uma loja de cosméticos, no centro de Curitiba, contra a enfermeira Juliana Mittelbach, nesta terça (25). “Ela, que foi até essa loja para comprar um lápis para os olhos, teve o atendimento recusado por ser negra. Acho que a empresa precisa treinar melhor seus funcionários”, declarou a vereadora. “É preciso lembrar que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível”, afirmou.

Muay Thai
Professor Euler (PSD) entregou votos de congratulações e louvor ao atleta campeão mundial de Muay Thai, Emerson Olímpio, o “Bruce Lee”. Ele participou do campeonato mundial da modalidade em Bangkok, na Tailândia. “A maioria dos atletas vive em sua carreira uma situação muito difícil, sem poder viver apenas do esporte”, disse Professor Euler. O vereador pediu ao secretário municipal do Esporte, Marcello Richa, que dê atenção às diversas modalidades esportivas do município. Também receberam votos de congratulações Kleverton Luiz Sviech, Jardel Evangelista, Pollyana Müller e Ronaldo Leite. (Foto 3)

Comandas
Em segunda votação, o plenário aprovou com 22 votos favoráveis o projeto que altera a lei municipal 14.699/2015, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a frequentadores de bares ou casas noturnas que portem armas de fogo (005.00009.2017). De autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD), a proposição recebeu votos contrários de Ezequias Barros (PRP), Mestre Pop (PSC), Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB).

Sanção
Acatados por unanimidade, aguardam sanção do prefeito dois projetos de lei aprovados em segundo turno: a inclusão no calendário oficial do município do Dia da Reforma Protestante (005.00054.2017), do Dr. Wolmir Aguiar (PSC), e a denominação de bem público como Julio Roberto Gusso (009.00008.2017), de Julieta Reis (DEM).