Notas da sessão plenária de 21 de setembro - 2ª edição

por José Lázaro Jr. — publicado 21/09/2021 17h14, última modificação 21/09/2021 17h14
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Aniversário do vice
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, comemora 37 anos de idade nesta terça-feira (21). A data foi lembrada em plenário pelo vereador Oscalino do Povo (PP), que desejou a ele “que continue forte”, e pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). “Muitas felicidades, saúde e que Deus o abençoe sempre”, disse o presidente do Legislativo.

Agentes de Trânsito
Destacando que na data de 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, Professor Euler (PSD) apresentou um voto de congratulações e aplausos a esses profissionais (077.00247.2021). “Os agentes de trânsito trabalham o dia inteiro, no sol e na chuva, cumprindo uma função que não é reconhecida [pela sociedade]. Eles estão ali para resguardar as normas”, elogiou.

Dispensa para vacinação
Em votação simbólica, sem discussão, foi aprovada indicação de Carol Dartora (PT) sugerindo ao Executivo que haja dispensa formal do dia de trabalho aos funcionários municipais que forem se vacinar naquela data (203.00447.2021). “Com o objetivo de fomentar e atingir a meta de imunização completa do município”, diz a justificativa.

Parque para pets
Transformar a praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde, em uma área para animais de estimação - comumente chamadas de “parcão” ou “playpet” - ajudaria a melhorar a segurança da região. É o argumentou Alexandre Leprevost (Solidariedade) ao aprovar em plenário essa sugestão ao Executivo (203.00456.2021). O empecilho seria o custo da manutenção, colocou o vereador, dizendo em seguida que, “com o aval da prefeitura para isso”, “estamos trabalhando, fazendo reuniões com empresas do segmento” para estruturar uma parceria público-privada.

Prevenção ao suicídio
O plenário concordou com Leônidas Dias, que no dia 10 deste mês, o Palácio Rio Branco fosse iluminado de amarelo em alusão à campanha Setembro Amarelo. Na data, era o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, e o prédio histórico foi iluminado na cor da campanha, mas somente agora o requerimento entrou para votação simbólica na CMC - ainda que tardiamente, mas sem prejuízo do seu teor, visto que foi atendido (203.00457.2021).

Minuto de silêncio
Ao final da sessão plenária, a CMC guardou um minuto de silêncio em respeito ao passamento de Masanobu Oyama, aos 92 anos de idade, pai do desembargador Luiz Taro Oyama, lembrado por Nori Seto (PP); e por Rui Uinski, conforme pedido de Sidnei Toaldo (Patriota).