Notas da sessão plenária de 19 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 19/11/2018 13h00, última modificação 03/11/2021 07h44

Sinalização do cruzamento
No pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (19), Marcos Vieira (PDT) comentou sobre a situação do cruzamento das ruas Nova Aurora e Mandirituba, no Bairro Novo. O local passou por revitalização, mas a sinalização de trânsito não foi reposta, o que, segundo ele, tem gerado desconfortos e até mesmo acidentes de trânsito. O vereador disse que esteve no local nos dias 7 e 8 de novembro, acompanhado de representantes da administração regional Bairro Novo e da Secretaria de Trânsito (Setran). Houve, na ocasião, o compromisso de que a sinalização seria recolocada, mas até o momento nada foi feito. “Que a população seja atendida e não fique à mercê da sorte correndo risco de vida”. (Com foto)

Adiamentos
Com todo o tempo da sessão plenária desta segunda-feira (19) ocupado pela análise do veto do Executivo, os demais projetos da ordem do dia foram automaticamente adiados para amanhã (20). Na relação, está o segundo turno da Cidadania Honorária de Curitiba ao músico Plá e as primeiras votações do incentivo às micro cervejarias, da declaração de utilidade pública à APMF do Colégio Estadual Santos Dumont, da indicação de Mussa José Assis para nomear uma creche pública e de Lubomir Ficinski para denominação de logradouro público (confira aqui).

Saúde mental
Foi lido no pequeno expediente o convite para que a coordenadora da política de Saúde Mental em Curitiba, Flávia Adachi, fale aos vereadores sobre a situação dessa área de atendimento à população (052.00007.2018). Assinado por diversos vereadores, o convite foi protocolado pelo vice-líder do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM).

Abuso sexual
“Quantas notificações de casos de abuso sexual infanto-juvenil foram recebidas, pela Rede de Proteção, desde 2016 até a presente data?”. Essa informação é requerida pelo vereador Thiago Ferro (PSDB), com outras solicitações de dados sobre o enfrentamento da questão pela Prefeitura de Curitiba (062.00652.2018).

Diabetes
Em pedido de informações oficiais, Tico Kuzma (Pros) pergunta à prefeitura (062.00655.2018) sobre a política de distribuição e coleta de equipamento médico aos diabéticos em Curitiba. “Uma paciente procurou esse gabinete, informando a grande dificuldade para descartar os materiais de tratamento ao diabetes”, justifica o parlamentar.

Centro para Idosos
Existe Centro de Convivência ou Creches para Idosos no município? Quantas unidades, onde estão, qual a capacidade de atendimento e os critérios de participação? Essas são as perguntas feitas por Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba em pedido de informações oficiais (062.00658.2018). “Muitos ficam "abandonados" em suas casas”, queixa-se o parlamentar.

Serviços gerais

Diversos vereadores questionam a Prefeitura de Curitiba (062.00659.2018) sobre licitação da Educação para a terceirização dos serviços gerais (limpeza, asseio e conservação) de escolas e outros equipamentos públicos da pasta. Protocolado por Goura (PDT), o requerimento questiona os motivos de a licitação estar suspensa desde dezembro de 2016.

Linha Interhospitais

Preocupada com a possibilidade de estabelecimentos de saúde estarem de fora do itinerário da Linha Interhospitais, a vereadora Katia Dittrich (SD) perguntou ao Executivo qual o trajeto do ônibus e o motivo de, por exemplo, caso isso se confirme, do hospital Erasto Gaertner não ser atendido pelo serviço (062.00660.2018).