Notas da sessão plenária de 18 de setembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2017 16h55, última modificação 21/10/2021 08h37

Corredor Ferroviário
Foi aprovada, na sessão plenária desta segunda-feira (18), sugestão ao Executivo do vereador Goura (PDT) para criação do Corredor Histórico Ferroviário de Curitiba. A medida contemplaria “os remanescentes da infraestrutura ferroviária de Curitiba, começando pela rua Barão do Rio Branco entre o Paço da Liberdade e a Avenida Sete de Setembro, seguindo até a Estação Rodoferroviária”. Entre outros equipamentos a serem contemplados, a antiga garagem de bondes [onde hoje é o anexo III da Câmara] e o Museu Ferroviário, situado no prédio da antiga estação que integra o Shopping Estação (201.00352.2017).

Revitalização I
Marcos Vieira (PDT) encaminhou ao Executivo a sugestão de revitalização do Bosque 300 Anos, localizado entre as ruas Giácomo Lafaiette Minich Bassi, Luiz Gurgel do Amaral Valente e Gabriel Ribeiro, no Bairro Novo-Sítio Cercado (201.00353.2017). “Adequar iluminação, implantar bancos e lixeiras e melhorar as ciclovias contribuirão para os moradores retornarem ao bom uso da praça”, diz o vereador, em sua justificativa.

Revitalização II
O mesmo vereador propõe a revitalização da praça Parque do Semeador, no Bairro Novo-Sítio Cercado (201.00354.2017). De acordo com ele, “o parquinho das crianças necessita de reparação e colocação de novos brinquedos; a praça de atletismo está recoberta pela grama; o alambrado em torno do campo de futebol carece de diversos reparos; a pista de caminhada precisa de marcação de sua metragem ao longo do percurso e é necessário ainda de instalação de mais bancos e lixeiras”.

Câmeras integradas
Felipe Braga Côrtes (PSD) sugeriu a elaboração de um projeto para implantação de câmeras integradas  em Curitiba (203.00013.2017). Para Côrtes, “com uma melhora no sistema de monitoramento por câmeras na cidade haverá um maior controle em relação a atividades ilícitas, possibilitando aos órgãos públicos melhores instrumentos de fiscalização”.

Tribuna do Bairro
Mauro Ignacio (PSB) enalteceu os 18 anos do jornal Tribuna do Bairro [anteriormente conhecido como Cidade de Notícias]. Trata-se de um jornal local que atende a comunidade de Santa Felicidade (077.00311.2017). “Faço parte do jornal desde setembro de 1990, quando ele foi inaugurado”, que lembrou que o jornal agora é quinzenal e tem uma tiragem de 10 mil exemplares. O voto de congratulações foi assinado por Ignacio, Maria Manfron (PP) e Colpani (PSB).