Notas da sessão plenária de 18 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2019 13h10, última modificação 10/11/2021 09h57

Fogos de artifício
Referindo-se ao acidente que mutilou Wesley Pontes, torcedor do Athletico, em decorrência de um rojão ter explodido enquanto ele o segurava com a mão esquerda, a vereadora Fabiane Rosa (DC) cobrou que seja votado, em plenário, proposição dela que proíbe fogos com estampido em Curitiba (005.00002.2017 com substitutivo geral 031.00001.2017). “Fogos não são inofensivos. Eles mutilam, acabam com a vida. Isso podia ter sido evitado!”, disse. “Wesley, estamos torcendo por você, independente do time que se está torcendo”. (Foto 1)

Marcha das Bicicletas
A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) convidou os parlamentares a participarem da Marcha das Bicicletas, neste domingo (22), saindo da Praça do Ciclista, às 14h30. “Estamos na Semana Nacional do Trânsito e os países se preparam para, no domingo, celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Vejam que carros matam mais que doenças causadas pelo cigarro”, enfatizou. (Foto 2)

Homenagens
Hoje, durante a sessão, Tito Zeglin (PDT) entregou votos de congratulações e aplausos a José Leopoldo Vieira “pela brilhante palestra proferida na CMC” por ocasião do 2º Fórum Infância e Adolescência (077.00310.2019). Ezequias Barros (Patriota) homenageou Mirta Miszczuk, proprietária da Escola Nova Betel, aberta há 30 anos, “onde hoje estudam mais de 250 crianças” (077.00104.2019). (Fotos 3 e 4)

Centro x favelas
“Se você prestar atenção, não são as favelas que invadem o Centro. Hoje é o Centro que invade as favelas. Tem gente comprando casas e construindo prédios altos [onde moro]”, disse Edson do Parolin (PSDB), fazendo uma alusão aos debates sobre moradia de interesse social realizados ontem por ocasião da Lei do Zoneamento. “[O avanço do Centro] gera um confronto social. Pra gente não ficar para trás, [a Prefeitura de Curitiba] está investindo, está construindo um parque linear”, elogiou. (Foto 5)

Semana Farroupilha

“No domingo, estive na abertura da Semana Farroupilha em Curitiba, no CTG 20 de Setembro, numa festa maravilhosa para aqueles que gostam da tradição gaúcha. O objetivo é unir as pessoas”, disse Tito Zeglin (PDT). Ele destacou que o Centro de Tradição Gaúcha 20 de Setembro é o primeiro saído do Rio Grande do Sul, há 57 anos.

Evento na ONU
O vereador Pier Petruzziello (PTB) foi convidado para participar, no dia 24 de setembro, em evento organizado em Nova Iorque pela Unicef, OMS, Autism Speaks e Special Olympic. “O tema é a cobertura universal da saúde, no enfoque das crianças e indivíduos com atrasos de desenvolvimento e deficiências”, disse, “e fui chamado em função da minha participação ativa na implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Autismo em Curitiba”. (Foto 6)

Hospital veterinário
Por indicação de Katia Dittrich (Solidariedade), o plenário aprovou sugestão à Prefeitura para que seja criado um hospital veterinário público em Curitiba (201.00060.2019). Segundo a vereadora, mais de 44% dos domicílios do país possuem ao menos um cachorro, e outros 17% pelo menos um gato, muitos deles tratados como membros das famílias, o que chama a atenção em relação à saúde desses animais. Ela lembra que alguns municípios, como São Paulo, criaram hospitais com esta finalidade, o que entende ser um modelo a ser copiado.

Conquista I

No horário da liderança do PSC, Rogério Campos agradeceu a Prefeitura de Curitiba por ter executado uma emenda de sua autoria ao orçamento da cidade e que resultou na construção de uma praça na rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, na Vila Jardim da Ordem (308.00001.2017). “É um local estratégico, onde moram muitas crianças e jovens. Fica ao lado de uma ocupação, e lá não havia opção de lazer segura. Agora, as crianças podem brincar sem ter medo”, comemorou.

Conquista II

Ainda segundo Campos, a ideia da obra foi debatida junto à comunidade, que cobrou para que ela saísse do papel. O vereador diz ter feito emenda com mesmo teor no governo passado, mas sem sucesso, por isso elogiou o trabalho realizado pelas secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente e Obras Públicas, além do prefeito Rafael Greca e seu vice Eduardo Pimentel. Com investimento de R$ 330 mil, o espaço foi urbanizado e agora conta com duas canchas de areia cercadas, parquinho, academia ao ar livre e bancos para descanso.

Infância
Osias Moraes (Republicanos) convidou a todos para debater sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (20), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Além da presença do vereador, o evento terá a participação dos deputados federais do Republicanos Aroldo Martins, do Paraná, e Roberto Alves, de São Paulo, autoridades ligadas à defesa da criança e especialistas no tema. A iniciativa é da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Alep.