Notas da sessão plenária de 18 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2019 15h00, última modificação 04/11/2021 12h43

Demandas à Setran I
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão desta segunda-feira (18), a superintendente da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Rosângela Battistella. “A ideia é passar a tarde aqui [na Casa] às terças-feiras”, disse ela. Segundo a representante do Executivo, a proposta é ouvir as demandas dos vereadores, pessoalmente. “A gente sabe que as demandas de trânsito são muito grandes”, pontuou. “Temos cerca de 300 projetos de lombadas para serem executados, mas a verba deste ano, com as emendas dos vereadores, dava para fazer 120 lombadas. Foi dado início pela CIC.” (Foto 1)

Demandas à Setran II
Rosângela citou que antes as implantações de lombadas e faixas elevadas, por exemplo, cabiam à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), mas que por um entendimento do Tribunal de Contas passaram à Setran. Sobre os requerimentos dos parlamentares, ela orientou que as demandas para um logradouro sejam concentradas na mesma proposição – como um semáforo e uma placa de sinalização. Oscalino do Povo (Pode) saudou o trabalho da Setran, em nome dele e do colega de partido, Mauro Bobato. “A cultura ainda do nosso povo é que [se] tem rua, tem velocidade”, declarou, sobre a importância das obras executadas pela pasta. (Foto 2)

Transporte coletivo I
Bruno Pessuti (PSD) elogiou a entrega de 15 ônibus pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Empresa Expresso Azul, na última sexta-feira (15), pela inovação. Para ele, os ligeirinhos da capital também precisam de portas de ambos os lados. Por exemplo, o vereador avaliou que o design diferenciado permitiria que biarticulados sejam substituídos por ligeirinhos em horários em que há menos passageiros, diminuindo o custo da circulação. Pessuti também citou decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que na semana passada prorrogou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel para transportes urbanos. “Exigimos que esta isenção seja aplicada na tarifa técnica [R$ 4,79] e consequentemente na tarifa social [R$ 4,50]”, declarou. (Foto 3)

Transporte coletivo II
“É para tirar tudo que tem custo dentro do transporte coletivo?”, disse Rogério Campos (PSC), que sugeriu o corte de outros itens da planilha, como o imposto de renda dos empresários. O projeto da bilhetagem eletrônica, que poderá substituir o trabalho dos cobradores e aguarda votação de parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em sua avaliação “enforca o pai de família porque enxergamos ele como custo” ao sistema, e não como investimento.  A proposta (005.00149.2018) é de iniciativa do Poder Executivo. O parlamentar também afirmou ter recebido denúncias sobre os novos ônibus, cujas catracas não seriam acessíveis a pessoas obesas ou a gestantes na reta final da gravidez. “Se queremos trazer usuários, devemos dar qualidade, e não retrocesso.” (Foto 4)


Política de Videomonitoramento
Herivelto Oliveira (PPS) registrou o debate em primeiro turno, na sessão desta terça-feira (19), do projeto que pretende implantar na cidade a Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba (PMVC). A ampliação dos sistemas de videomonitoramento, avaliou ele, poderá combater o crime, assim como “ajudar a mobilidade do trânsito e outras questões em que as imagens são fundamentais”. A proposta de lei é do Executivo e recebeu aval da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI nesta manhã (saiba mais). (Foto 5)

Saúde municipal I
Após a polêmica da “fila única” e do deficit de pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, na última quarta-feira (13), Maria Leticia Fagundes (PV) rebateu declarações da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulaç, que nesta manhã concedeu entrevista à RPC. Segundo a vereadora, documento de novembro de 2018 indica o crescimento do número de óbitos de bebês nascidos mortos no Distrito Sanitário Pinheirinho, mas não esclarece se as mortes poderiam ou não ser evitáveis. Para ela, este é um fato que precisa ser investigado. “Contraponho o que a secretária falou hoje pela manhã. Isto é um documento.” (Foto 6)

Saúde municipal II
A parlamentar apresentou outros números, também relativos ao atendimento de crianças e de adolescentes no SUS municipal, e declarou que “Curitiba precisa se ocupar de fato com os curitibinhas”. “Gostaria que a vereadora encaminhasse estes dados à Comissão de Saúde, que tem como presidente o Dr. Wolmir [Aguiar, do PSC], disse Tito Zeglin (PDT), que interinamente presidia a sessão e é membro do colegiado.

Esporte inclusivo
Líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB) registrou a realização da 1ª Copa Down de Futebol, pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), na última sexta-feira (15). Segundo ele, o evento reuniu alunos de escolas especiais, no parque Barigui. “A prefeitura vai começar a trabalhar o esporte inclusivo”, declarou. O vereador também destacou as atividades da Amme (Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia). Autor da lei municipal 15.319/2018, que instituiu na cidade a Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia, de 20 a 27 de maio, ele deve realizar uma audiência pública sobre o tema. (Foto 7)

Robótica e Pró-Renal I
Felipe Braga Côrtes (PSD) destacou que a equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, disputou um campeonato no Rio de Janeiro e se classificou para um torneio internacional, no Líbano, em junho. Ele ainda apontou a dificuldade para se reformar o ginásio da escola, localizada no Cajuru, obra que precisaria de autorização especial, já que a instituição pertenceria ao patrimônio da rede ferroviária federal. (Foto 8)

Robótica e Pró-Renal II

Braga Côrtes também recebeu em plenário a diretora e a gerente da Pró-Renal, respectivamente Anelise Marcoli e Evandra Dallacorte. O vereador celebrou os 35 anos da instituição, que realiza atendimentos em todo o Paraná e à qual ele destinou emenda ao orçamento deste ano. Segundo ele, só em Curitiba foram atendidas cerca de 100 mil pessoas, em 2018. (Foto 9)

Periferia de Curitiba
Toninho da Farmácia (PDT) lamentou o ataque à escola estadual de Suzano (SP), na última quarta-feira (13), em que dois atiradores deixaram 10 mortos e 11 feridos, e citou problemas enfrentados nos bairros periféricos de Curitiba. Ele alertou, por exemplo, que os servidores dos equipamentos públicos enfrentam dificuldades no dia a dia e que os moradores desses locais não conseguem regularizar seus imóveis. (Foto 10)

Alerta nas redes
“Muitas vezes está embutido em outros vídeos”, alertou Bruno Pessuti (PSD) sobre a boneca Momo, que aparece disfarçada em materiais do YouTube consumidos pelo público infantil. A personagem pode incitar as crianças ao suicídio e à automutilação. Para o vereador, o ideal é que os pais monitorem o conteúdo assistido. Outra opção, avaliou, é que a criança use aplicativos de streaming.

Patinação artística

Curitiba foi palco, no último final de semana, de uma etapa do Campeonato Paranaense de Patinação Artística, apontou Mauro Ignácio (PSB). De acordo com o vereador, a atividade ocorreu no Ginásio do Tarumã e reuniu cerca de 100 atletas. Ele exibiu vídeo com um trecho do evento, saudou as competidoras, dirigentes e voluntárias, dentre elas Patrícia Andrade, servidora da CMC, cuja filha é patinadora. “As atletas têm levado o nome de Curitiba ao Paraná, ao Brasil e até ao exterior”, disse Ignácio. (Foto 11)