Notas da sessão plenária de 17 de novembro

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 17/11/2021 19h09, última modificação 17/11/2021 19h09
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Cultura Japonesa
Nori Seto (PP) convidou os vereadores a participarem do 1º Festival da Cultura Japonesa no Mercado Municipal do Capão Raso, de 20 a 28 de novembro, das 10h às 19h. “Em razão das atividades, o Mercado Municipal, que geralmente não abre aos domingos, estará aberto nos dias 21 e 28”, anunciou. As atividades vão da gastronomia a oficinas de origami, cosplay e balcão do consulado do Japão, para dúvidas sobre intercâmbios.

Escrituras Cohab*
Dalton Borba (PDT) questiona sobre as escrituras dos imóveis de responsabilidade da Cohab. O vereador solicita cópias, se possível, de todas as certidões necessárias para que as escrituras dos imóveis sejam expedidas (062.00899.2021).

Transporte coletivo*
Informações sobre reestruturação do sistema público de transporte coletivo são o tema do requerimento do Professor Euler (PSD). Planejamento, cronograma e questões sobre a integração com a Região Metropolitana são parte do pedido (062.00900.2021).

Bilhete único*
Em requerimento conjunto, os vereadores da Bancada do PT da Câmara de Curitiba questionam sobre a implantação do Bilhete Único na cidade. Segundo a justificativa, existem diversas demandas da população sobre o tema (062.00901.2021).

Ministro do Turismo*
O vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) usou de seu tempo para parabenizar o trabalho do Ministro do Turismo, Gilson Machado de Souza. O parlamentar também estendeu os elogios ao Governo Federal como um todo, ressaltando a importância deste na retomada econômica, especialmente na área do turismo. Encerrou sua fala reproduzindo o bordão do presidente Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

Festival de ópera*
Com o auxílio de um vídeo, Mauro Ignácio (DEM) apresentou brevemente como foi a 7ª edição do Festival de Ópera do Paraná. O festival é considerado o maior evento lírico do Brasil, sediado em Curitiba, porém com atuação em nove municípios do estado. O vereador pediu então apoio dos outros parlamentares para a criação de uma emenda coletiva, para manter o espetáculo e ajudar a classe artística.

Justiça no bairro*
Denian Couto (Pode) registrou homenagem à desembargadora Joecy Machado Camargo, líder do programa Justiça no Bairro, que atua na cidade desde 2003. A iniciativa visa atender às necessidades jurídicas, principalmente familiares, daqueles que não têm acesso ao sistema judiciário. O vereador destacou o resultado da 16ª Semana Nacional de Conciliação - que acontece no estado sob a supervisão da desembargadora Joecy - e promoveu cerca de 16 mil audiências.

Posse do Conselho
Mauro Bobato (Pode) parabenizou os novos componentes do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, empossados em cerimônia que teve a participação do prefeito Rafael Greca e do vereador. O parlamentar desejou uma boa gestão à presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, que também dirigirá o conselho, e lembrou que a cidade é reconhecida pelo bom trabalho de preservação da sua história.

Visita à CMC
A vereadora Noemia Rocha (MDB) acompanhou em plenário o reverendo Wilson Costa, diretor administrativo do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.