Notas da sessão plenária de 15 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2018 16h15, última modificação 29/10/2021 08h23

Eleições presidenciais I
Osias Moraes (PRB) repudiou declaração do presidenciável do PT, Fernando Haddad, contra o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na última sexta-feira (12), e o candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro. Após uma missa, Haddad disse que o apoio do bispo a seu adversário no segundo turno era “fome de dinheiro”. As afirmações, para o vereador, são “levianas e preconceituosas”. Ele argumentou que a Universal já apoiou o PT; que o partido fez um “estrago em nosso país”, em troca de “dinheiro e poder”; e que a IURD desenvolve projetos sociais “com custo zero aos cofres públicos”. Também fez críticas a Haddad e à esquerda, atribuindo a ele o chamado “kit gay” e à esquerda a “destruição dos valores cristãos da família, da honra e da decência”. (Foto 1)

Eleições presidenciais II
Em resposta a Osias Moraes, que levou à tribuna boatos sobre o candidato do PT à presidência possuir uma Ferrari e um relógio de luxo, Professora Josete (PT) classificou ambos como fake news (“notícias falsas”, em inglês). “É lamentável vereador reproduzir isso na tribuna”, criticou a parlamentar. Para ela, a campanha do oponente de Fernando Haddad, Bolsonaro, é “apenas insuflar ódio e mentiras nas redes sociais”. Ela questionou interesses internacionais por trás da candidatura do PSL à presidência. (Foto 2)

Eleições presidenciais III
No horário das explicações pessoais, Chicarelli (PSDC) disse ter estudado o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais no final de semana e que concluiu ser muito difícil que Bolsonaro não vença a disputa. “94% dos eleitores de Bolsonaro dizem que não mudarão de voto; 44% que são simpatizantes da onda militar e da direita”, comentou. Segundo Chicarelli, votos que antes seriam inválidos se tornaram apoio ao presidenciável do PSL. (Foto 3)

Praça do Circo I
Mauro Ignácio (PSB) destacou o lançamento, na última quinta-feira (11), do programa Praça no Circo, com apresentações do Circo Zanchettini no parque Barigui. O vereador lembrou que a iniciativa é resultado da lei municipal 15.129/2017, assinada por ele, Dona Lourdes (PSB) e Goura (PDT) e aprovada em plenário em dezembro do ano passado. O parlamentar apontou que a norma “autoriza circos de médio porte a utilizar espaços públicos” da cidade, e que como contrapartida, em vez do pagamento de aluguel, as companhias itinerantes devem fornecer ingressos para os estudantes da rede pública municipal de ensino. (Foto 4)

Praça do Circo II
“Às vezes, as ações dos vereadores são invisíveis aos olhos da população. As pessoas não detêm conhecimento”, avaliou Ignácio. Ele destacou a “alegria das crianças” e enalteceu o trabalho de Dona Lourdes, “nossa mais idosa vereadora do Brasil, que tem atuação firme nesta Casa, mas também faz um trabalho de bastidores, junto com sua chefe de gabinete, Jane DÁvila”. O programa, segundo o parlamentar, foi implementado pela Prefeitura de Curitiba “de uma forma inédita no Brasil”.

Balanço de campanha
Professor Silberto (MDB) agradeceu pelo apoio à “campanha difícil nesses dias anteriores”. Candidato à Câmara Federal, ele teve 7.280 votos e disse que utilizou poucos recursos financeiros, com a proposta de “divulgar o [seu] trabalho e tornar mais conhecido”. “Acho que o objetivo foi alcançado”, avaliou.

Em tramitação

Projeto de lei lido no pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (15) pretende conceder a Cidadania Honorária de Curitiba ao catarinense Cirino Hercilio Soares (006.00011.2018). Natural da cidade de Tubarão, ele atua há 52 anos em uma barbearia localizada no bairro Jardim das Américas. A proposição é do vereador Helio Wirbiski (PPS).

Questionamentos a contratos I
Em pedido de informações ao Executivo municipal, Goura (PDT) questiona contrato entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), publicado no Diário Oficial de 1º de outubro deste ano, com o valor de R$ 40.950.000 (062.00490.2018). Segundo o vereador, o mote é a execução de serviços relacionados ao desenvolvimento institucional nas áreas de arte e cultura. No requerimento, ele pede a cópia do contrato e o parecer jurídico para a dispensa de licitação. Também pergunta por que foi contratado o Icac, especificamente.

Questionamentos a contratos II
Goura também questiona o contrato entre o Município de Curitiba e o Centro de Estudos Superiores Positivo LTDA para patrocínio ao 8º Simpósio de Futebol, publicado no Diário Oficial do último dia 27 (062.00489.2018). “Qual o valor de tal patrocínio? Por que o valor não foi publicado no Diário Oficial?”, afirma. O parlamentar também pergunta quais os critérios para a concessão de patrocínio a eventos e o que motivou o apoio financeiro a esse simpósio.

Limpeza de córrego
“Existem projetos de contenção e limpeza no córrego localizado no jardinete Kelly Elizabette da Silva, entre as ruas Luiz Sperandio e Pedro Faucz, no Conjunto Saturno, bairro Santa Felicidade?”, aponta pedido de informações à Prefeitura de Curitiba de iniciativa do vereador Mauro Ignácio (PSB). Caso a resposta à proposição (062.00494.2018) seja positiva, o vereador pergunta qual o custo estimado para a obra e quais trechos devem ser contemplados. Ele argumenta que a revitalização ambiental daquela área é urgente, devido a processos de erosão ao longo do tempo.

Equipamentos públicos
A recreação e a socialização de idosos de baixa renda é tema de pedido de informações à Prefeitura de Curitiba apresentado por Professor Silberto (MDB). O vereador pergunta se o Poder Executivo disponibiliza a eles espaços de convivência, onde estão localizados e qual seu horário de funcionamento. O autor ainda questiona quais os equipamentos ofertados nesses locais – didáticos e recreativos, por exemplo – e quantos estão em áreas cobertas.

Iluminação pública
A resposta da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a um requerimento (044.09939.2018), de que a implantação de iluminação pública às margens de um trecho da rua Cel. Luiz José dos Santos é uma benfeitoria de “meio/longo prazo”, é tema de um pedido de informações oficiais. Autora da primeira proposição, Maria Leticia Fagundes (PV) agora pergunta quantos meses isso representaria (062.00495.2018). Segundo ela, os moradores da região “estão acompanhando o pedido e solicitam o período aproximado da melhoria”.

Entrega de CMEI

Tico Kuzma (Pros) pergunta à Prefeitura de Curitiba qual o prazo final para a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque Industrial II, no Capão Raso (062.00496.2018). O vereador também indaga, na proposição, quando as crianças devem começar a ter aulas e quantas serão matriculadas. Ele justifica que a demanda é dos moradores da região.

Visita à CMC
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto, e o vereador Thiago Ferro, ambos do PSDB, receberam na última sexta-feira (12) o bispo Robson Rodovalho, ex-deputado federal e fundador e presidente do ministério Sara Nossa Terra no Brasil, acompanhado dos bispos Erasmo Duarte e Cirino Ferro, fundador desta comunidade evangélica no Paraná. (Foto 5)