Notas da sessão plenária de 14 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2017 14h10, última modificação 22/10/2021 09h22

Maternidade I
O vereador Goura (PDT) cobrou em plenário que a Prefeitura de Curitiba contrate mais enfermeiras obstétricas para a maternidade Bairro Novo, “pois mesmo sendo referência em parto humanizado, conta apenas com cinco [desses] profissionais”, e melhore as instalações físicas da unidade, já que “a maternidade precisa de reparos para a melhoria do atendimento [prestado à população]”. (Foto 1)

Maternidade II

A criação de um centro de referência para as famílias que optam por realizar o parto domiciliar, “uma política pública consolidada [na Europa], que vem crescendo [em número de adeptos] no Brasil”, também foi pedida pelo vereador Goura “para os atendimentos de urgência”. Dentro desse debate, disse ser a favor de pauta levantada por Maria Leticia Fagundes (PV) na véspera, contra a aprovação da PEC 181 no Congresso Nacional (que proíbe o aborto em casos de estupro). “Temos uma avanço muito grave do conservadorismo, [a PEC 181] é uma coisa horrorosa”, disse.

Mulheres I

“Pode ser que para algumas pessoas a discussão sobre a violência contra a mulher não choque mais”, atacou Professora Josete (PT), “por isso entendo [ser importante] trazer dados para aprofundar a discussão”. Por exemplo, dos dados de institutos oficiais que ela apresentou ao plenário: mulheres negras (74%) são mais agredidas dentro de casa que as brancas (57%), a cada três minutos a Justiça expede uma medida protetiva a mulher no Brasil, a cada um 1,5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua, os estupros aumentaram 3,5% em 2016, metade das mulheres mortas por agressão no Brasil foi assassinada dentro de casa. (Foto 2)

Mulheres II
“E estamos falando dos casos notificados, pois sabemos que há muita subnotificação [quando a vítima deixa de relatar a situação às autoridades]”, afirmou Josete. “Nós, mulheres, ainda somos colocadas em situações de violência por sermos mulheres. Há uma inversão de valores na sociedade. Temos que avançar nas políticas públicas e na prevenção. É por isso que o debate de gênero tem que acontecer dentro das escolas”, finalizou a parlamentar.

Plantio
Rogerio Campos (PSC) sugeriu ao Executivo que seja realizada a limpeza e o plantio de grama nos canais extravasores das ruas: Pero Vaz de Caminha, Dep. Vidal Vanhoni, Wacilio Zacachuca e Heron Vanderlei, no Bairro Tatuquara (201.00374.2017).

Mão única
Marcos Vieira (PDT) encaminhou à prefeitura a sugestão de tornar mão única a rua Antonio Augusto de Brito e a rua Marçal Guarani, uma com sentido contrário à outra, entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Irmã Vitorina Meneghetti (201.00375.2017). Também sugeriu ao Executivo de revitalização na praça da Vila Tecnológica, situada entre as ruas nova Esperança e Mandirituba no Bairro Novo B/Sítio Cercado (201.00376.2017). Pediu ainda que a prefeitura melhore o sistema de iluminação da rua David Tows, em toda sua extensão, nos bairros Sítio Cercado e Xaxim (203.00034.2017).

Utilidades
Duas declarações de utilidade pública sugeridas por Fabiane Rosa (PSDC) foram lidas no pequeno expediente. Uma sobre a Associação Ajude Focinhos em Curitiba (014.00085.2017) e outra sobre a Associação do Amigo Animal (014.00086.2017).

Visita à Câmara I
Na tarde desta terça-feira (14), universitários do curso de Direito da FAE Business School visitaram a Câmara de Curitiba e conversaram com o vereador Dr. Wolmir (PSC) sobre a elaboração de projetos de lei. Recepcionados pela servidora do Cerimonial da Casa, Luciane Pereira, os alunos puderam conhecer a história do Palácio Rio Branco, assim como a trajetória da Câmara desde a primeira legislatura, em 1947. (Foto 3)

Visita à Câmara II

Dr. Wolmir esclareceu aos estudantes detalhes do trâmite de um projeto de lei, desde sua análise pelo Departamento de Processo Legislativo da Câmara, onde podem ser solicitados estudos adicionais, até passar pelas comissões da Casa. De lá, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, irá para a sanção do prefeito para virar lei.

Pesar
Os Vereadores observaram um minuto de silêncio pelo falecimento de Carolina Menegusso, moradora de Santa Felicidade, a pedido de Maria Manfron (PP). A morte do ciclista Harrison Augusto Smanioto, atropelado na Linha Verde, também integrou a homenagem póstuma, a pedido de Goura (PDT).

*Matéria elaborada João Cândido Martins, José Lazaro Jr. e Marcio Alves da Silva, pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira