Notas da sessão plenária de 13 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 13/03/2017 14h55, última modificação 14/10/2021 15h35

CMEI Caximba
Mestre Pop (PSC) disse que a situação no CMEI Caximba é "precária". “Estive lá. O muro está caindo sobre a casa do vizinho. Faltam profissionais. Os banheiros não são adaptados”, relatou. Ainda de acordo com o parlamentar, é grande a demanda por outro Centro Municipal de Educação Infantil na região. A fila de espera na Vila 29 de Outubro, apontou, é de 350 crianças, cujas mães “precisam trabalhar” e dependem da vaga. (Foto 1)

CMEI Caximba II
Sobre o bairro Caximba, Pop acrescentou que é um dos mais antigos da cidade. “A estrada Delegado Bruno de Almeida tem cerca de 46 olarias, que empregam diversas pessoas e geram renda, mas não tem recebido investimentos. A única coisa que a região recebeu, por mais de 20 anos, foi o lixo do município [e da região metropolitana]”, criticou. “Falta contrapartida social, equipamentos públicos, áreas de lazer e de esporte para as crianças e os adultos. Moro próximo, no Rio Bonito [Tatuquara]. É um desabafo. Peço para a prefeitura olhar com mais atenção para a região sul de Curitiba, em especial para a educação, que é a base da vida”, disse.

Palácio Beldevere
Julieta Reis (DEM) lamentou que o Palácio Belvedere, edifício histórico na praça João Cândido, no Alto São Francisco, continue sem ocupação, “permitindo a invasão por desocupados”. A vereadora destacou que o terreno pertence à prefeitura, mas que o prédio é do governo. Ela relatou que a reforma, para que o local fosse usado pela Academia Paranaense de Letras e pelo Senac, “emperrou pela não aprovação do Setor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura”. (Foto 2)

Regional Portão
Zezinho Sabará (PDT) destacou visita do prefeito e do vice-prefeito de Curitiba, Rafael Greca e Eduardo Pimentel, à Regional Portão, na última sexta-feira (10). Segundo o vereador, eles se comprometeram a retomar uma obra na rua Raul Pompeia, no bairro Fazendinha. “A via é muito importante, faz a ligação com outros bairros, e ficou com muitos buracos. A visita foi muito boa.” (Foto 3)

Manoel Ribas
Mauro Ignácio (PSB) comemorou o início da revitalização da avenida Manoel Ribas, estimada em R$ 20 milhões, na última sexta-feira (10). “A assinatura da ordem de serviço vem no mês de aniversário da cidade. A obra estava no orçamento de 2013, colocada pelo então prefeito Luciano Ducci, mas não tinha saído do papel. E agora as máquinas já estão na pista”, declarou. (Foto 4)

Dia da Mulher
Goura (PDT) disse que visitou a Câmara Municipal de São Paulo e acompanhou a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na noite da última sexta-feira (10). O vereador afirmou que se encontrou com o ex-senador Eduardo Suplicy, que se ofereceu para vir ao Legislativo de Curitiba palestrar sobre renda mínima.

Eventos oficiais
Durante a votação de justificativa de faltas às sessões por atividades inerentes ao mandato, na segunda parte da ordem do dia desta segunda-feira (13), Tico Kuzma (Pros) pediu à Prefeitura de Curitiba que os eventos oficiais não sejam agendados no mesmo horário que o plenário (de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h). “Na semana passada tivemos dois eventos em horário de sessão. Fica o apelo”, registrou. (Foto 5)

Portais do Futuro I
“O Portal do Futuro é um espaço privilegiado, cuja estrutura não perde para academias particulares, mas onde faltam professores e funcionários de limpeza”, lamentou Professor Silberto (PMDB). O plenário aprovou um requerimento de sua autoria “para que a população aproveite melhor esses espaços”. A sugestão ao Executivo é para que os portais disponibilizem hidroterapia, assim como já existe na unidade da Ouvidor Pardinho, e horários específicos para idosos, gestantes e pessoas com deficiência (201.00055.2017). (Foto 6)

Portais do Futuro II
Oscalino do Povo (PTN) apoiou a iniciativa: “A gente sabe que o Portal do Futuro é um equipamento muito desejado, que trabalha na prevenção. A implantação [do equipamento público] custa na faixa de R$ 2 milhões, mas vai atuar na prevenção, porque depois que o problema torna-se crônico gasta-se mais no tratamento. A saúde é um direito constitucional”.

CAIC Bairro Novo
O plenário acatou indicação de sugestão do Executivo de Professor Silberto (PMDB) para a Escola Municipal Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, o CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) Bairro Novo, para a implantação de serviços pedagógicos no período noturno. “O estabelecimento não dispõe do serviços à noite, período que conta com grande contingente de alunos com distorção de idade/série e realidade acentuada de evasão”, diz a proposição (201.00054.2017).