Notas da sessão plenária de 12 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2018 17h20, última modificação 26/10/2021 09h17
Ameaça de sindicância I
Para a Professora Josete (PT), a decisão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), de proibir a realização da Conape (Conferência Nacional Popular de Educação) em escolas públicas da capital, foi “uma ação autoritária do governo Beto Richa”. “De forma  truculenta, o governo suspendeu os debates. Causa indignação que a suspensão do Conape veio acompanhada de ameaça de sindicância contra as direções das escolas. Só na ditadura a autonomia das escolas foi cerceada assim”, reclamou a parlamentar.

Ameaça de sindicância II
A etapa estadual da Conape estava prevista para esse fim de semana, nos dias 9 e 10 de março, no Colégio Estadual e no Colégio Rio Branco. A conferência é uma resposta, diz Josete, dos professores e movimentos sociais ligados à Educação aos “retrocessos” do governo federal na área. Josete diz que “do presidente golpista veio uma dinâmica de desmonte de todas as políticas que vinham sendo encaminhadas [na Educação pelos governos anteriores]”. (Foto 1)

“Chacina”
Foi com a palavra “chacina” que a vereadora Kátia Dittrich (SD) criticou a decisão da prefeitura de Igaracy, no interior da Paraíba, de abater 31 cães de rua. “Foram mortos a pauladas”, denunciou a parlamentar, dizendo opor-se à essa prática. Ela aproveitou para criticar a “Farra do Boi”, uma prática no litoral de Santa Catarina nessa época do ano. “Temos que interromper essa crueldade”, disse. (Foto 2)

Bairro Alto
A atuação da Prefeitura de Curitiba na região do Bairro Alto foi elogiada em plenário por Bruno Pessuti (PSD). Ele destacou a execução de suas emendas parlamentares para a pavimentação da região e a obra para o Clube da Gente, “melhor que a estrutura da praça Oswaldo Cruz”. “É o começo de tudo que vai acontecer lá nos próximos anos”, disse o parlamentar. Ele atrelou as obras ao equilíbrio fiscal e à parceria da prefeitura com o governo do Estado. (Foto 3)

Professor de Artes
“Os estudantes estão há um mês sem aulas [de Artes]”, alertou Professor Silberto (PMDB), para quem essa é “uma disciplina fundamental para a formação”. Ele recebeu a reclamação da direção dos CAICs Guilherme Laceda Braga Sobrinho, no Sítio Cercado, e Cândido Portinari, no CIC. “Faltam professores”, denunciou. (Foto 4)

Fala Curitiba I
O presidente Serginho do Posto (PSDB) divulgou o Fala Curitiba, consulta pública que será realizada pela Prefeitura de Curitiba nas administrações regionais para ouvir a população sobre os investimentos que devem ser priorizados pelo município. As sugestões servirão de base para que seja elaborada a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve ser enviada à Câmara Municipal até 15 de maio. (Foto 5)

Fala Curitiba II
As primeiras consultas serão feitas a partir de hoje (12) nas regionais Cajuru e no Clube da Gente do Bairro Novo, a partir das 19h. O vereador Oscalino do Povo (Pode) acrescentou que amanhã (13) o evento acontece na regional Boa Vista, na Paróquia São João Batista, que fica na rua Guilherme Ihlenfeldt, 1040. Consulte aqui outras informações e o cronograma completo do Fala Curitiba.