Notas da sessão plenária de 11 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2017 14h30, última modificação 21/10/2021 07h27

Agradecimento
Toninho da Farmácia (PDT) fez uso da tribuna durante o pequeno expediente desta segunda-feira (11) para registrar seu agradecimento ao Executivo Municipal. “Tivemos uma reunião muito bem preparada pelo prefeito, fomos tratados de uma forma singular. Todos os secretários estavam em torno de uma mesa para ouvir das demandas. Fomos atendidos de uma forma que nós podemos levar uma resposta ao povo”, disse o vereador, que complementou: “precisamos que os vereadores sejam ouvidos. Muitas vezes não nos entendem. Toninho da Farmácia é um cidadão do bairro. Essa mesma situação que o povo sente, o Toninho também sente”, disse. (Foto 1)

Piscinas
Toninho da Farmácia também lembrou da proposição de autoria do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) que trata da segurança nas piscinas por meio de dispositivo antiaprisionamento (005.00056.2017). “Tivemos um projeto que se tornou lei (14518/2014) que trata do mesmo tema”, disse ele. “Um projeto para garantir a vida”, acrescentou. “Temos que atender o coletivo e o coletivo se chama cidade de Curitiba. Talvez eu não seja entendido por muitas pessoas pela minha maneira de agir, mas quem não deve não tem o que temer. Se estamos aqui defendendo uma causa, uma bandeira, um povo, não há o que temer”, raciocinou o vereador.

UPA CIC
Zezinho Sabará (PDT) destacou um encontro que teve na última quarta-feira (6) com a secretária municipal de Saúde, Marcia Cecilia Huçulak. Durante o evento, a secretária garantiu ao vereador que haverá um chamamento público para que uma Organização Social (OS) assuma a direção do local. De acordo com Zezinho, já haveria três OSs interessadas. “Ficamos felizes porque agora a reabertura é concreta. Com a UPA CIC fechada, havia um sobrecarregamento de todas as UPAs próximas, como Portão e Fazendinha. Agora vamos fiscalizar para que o atendimento da UPA seja bom”, afirmou. (Foto 2)

Comissão provisória
Mauro Bobato (Pode) convidou os demais vereadores a comparecer na próxima quarta-feira (13), na sala de convenções do Hotel Aladdin, em Curitiba, onde acontecerá o lançamento da nova comissão provisória do Podemos, que tem Bobato como presidente e Oscalino do Povo como vice. “Temos um pré-candidato a presidente que é o Álvaro Dias. É uma opção a mais” asseverou o vereador.

Conferência I
Professora Josete (PT) ocupou a tribuna durante o grande expediente para falar da 6ª Conferência Estadual das Cidades, ocorrida nos dias 16, 17 e 18 de agosto em Foz do Iguaçu. De acordo com a vereadora, a conferência teve como tema a função social da cidade e da propriedade, cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. “Grupos temáticos foram divididos em temas-desafio como habitação de interesse social, regularização fundiária em favor de famílias de baixa renda,
e conselho municipal da cidade”. (Foto 3)

Conferência II
A vereadora acredita que haverá dificuldades para um encontro nacional. “O governo federal tem esvaziado iniciativas como essa. Esse é o momento que o país vive”. Para Helio Wirbiski (PPS), que também compareceu ao evento, “é necessário dizer que nós concordamos que o momento é de intolerância e o debate é importante para que possamos entender o bem comum” Também estiveram na Conferência Estadual das Cidades Fabiane Rosa (PSDC), Mauro Bobato (Pode) Mauro Ignacio (PSB) e Tiago Ferro (PSDB).

Setembro Amarelo
Iluminar na cor amarela os monumentos e espaços públicos do Município de Curitiba, anualmente no mês de setembro, para participar da campanha nacional denominada "Setembro Amarelo" que visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Esta é a indicação de ato administrativo ou de gestão ao Executivo feito pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), protocolada no dia 6 de setembro (203.00012.2017). A vereadora lembra que o Setembro Amarelo é organizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).