Notas da CMC: veja 8 debates do dia 10 de fevereiro em Curitiba
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (10) do Legislativo da capital do Paraná.
Toninho relata água em casas e cobra ação rápida na rua Herculano
No Pequeno Expediente, Toninho da Farmácia (PSD) disse que, em um trecho da rua Herculano de Araújo Filho (CIC), a água entrou em três casas após a obstrução de manilhas e da caixa de captação, onde teriam se acumulado areia e resíduos. Ao narrar o caso, afirmou que os moradores não sabiam do entupimento e garantiu que, com a equipe do Executivo mobilizada para resolver o entupimento, “nesta semana ainda [o problema] será resolvido”.
Vereador descreve lombada no Jardim Ipê como exemplo de resposta rápida
Sidnei Toaldo (PRD) agradeceu a equipe da Setran pela instalação de uma lombada na rua Wanda Wolf, no Jardim Ipê, após o recapeamento asfáltico do trecho em Santa Felicidade. O vereador disse que esteve pela manhã no local e destacou que a intervenção era muito “requisitada pelos moradores”, acrescentando que, com a obra concluída, “os moradores e quem usa aquele trecho se sentem mais seguros”.
Festa da Uva lota Santa Felicidade e bairro já anuncia próxima
No mesmo pronunciamento, Sidnei Toaldo (PRD) destacou a abertura da Festa da Uva de Santa Felicidade, classificando-a como “uma festa maravilhosa, onde milhares de pessoas estiveram”, apesar de a chuva de sábado ter atrapalhado parte da programação. O vereador citou a presença de “dona Flora Madaloso, essa lenda” nas celebrações do bairro, registrou o peso do voluntariado e disse que, encerrada a edição deste ano, “logo, logo já teremos a outra, que é a Festa do Frango, Polenta e Vinho”.
Ceschin critica Dartora e defende internação involuntária em Curitiba
Renan Ceschin (Pode) criticou a deputada federal Carol Dartora (PT) ao rebater, em plenário, questionamentos à política municipal de internação involuntária vinculada ao atendimento de pessoas em vulnerabilidade e uso problemático de drogas. “86% [dos curitibanos] são favoráveis à internação involuntária”, afirmou, e disse que a parlamentar “sobe lá [no Congresso Nacional]” para “falar mal do trabalho da Prefeitura de Curitiba”, mas não apresenta solução para o problema. Ao negar a acusação de “programa higienista”, defendeu a Secretaria Municipal de Saúde, elogiou a "coragem do prefeito" e disse repudiar a fala da deputada.
>> Assista à sessão plenária.
Reforma de escola municipal pauta requerimento*
“Por quais motivos as famílias foram comunicadas apenas poucos dias antes do início do ano letivo sobre a impossibilidade de utilização da Escola Municipal Batel e a necessidade de transferência dos alunos?”, questiona requerimento de informações oficiais da vereadora Laís Leão (PDT). Direcionado à Secretaria Municipal da Educação (SME), o pedido também solicita esclarecimentos sobre os critérios adotados para definir as escolas alternativas indicadas e sobre as medidas previstas para minimizar os impactos logísticos e de aprendizagem aos estudantes afetados. (062.00209.2026). O Executivo recebeu mais duas solicitações da vereadora.
>> Veja todos os requerimentos do Pequeno Expediente.
Quais os protocolos da rede de ensino para crianças adotadas?*
O vereador Olimpio Araujo Junior (PL) solicita informações ao Poder Executivo acerca da existência de orientações e protocolos da rede municipal de ensino voltados ao acolhimento de crianças e adolescentes adotados. Ele busca esclarecimentos sobre as medidas aplicadas para prevenir e enfrentar a discriminação e o bullying no ambiente escolar, bem como se há atividades para a capacitação de gestores, professores e equipes pedagógicas (062.00203.2026).
Educação inclusiva gera questionamentos*
A solicitação de vaga para um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), morador do bairro Vila Oficinas, motivou um dos dois requerimentos de informações oficiais apresentados pela vereadora Vanda de Assis (PT) à Prefeitura de Curitiba. A proposição questiona, entre outros pontos, o número de crianças com TEA que aguardam vaga na rede de ensino, as medidas emergenciais adotadas pelo Executivo para garantir o direito à educação inclusiva e a existência de previsão para a abertura de novas vagas ou a ampliação de turmas, entre outras ações (062.00208.2026).
Há previsão de reforma de pista de skate no CIC?*
À Prefeitura Municipal de Curitiba, o vereador Angelo Vanhoni (PT) questiona se há previsão de reforma da pista de skate São Miguel, localizada na rua Diamante do Norte, no bairro CIC. Em caso positivo, ele pergunta qual será o modelo adotado para a execução das obras, bem como a previsão de início e de conclusão (062.00204.2026).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba