Notas da CMC: Prefeitura tem 31 pedidos de informação para responder

por José Lázaro Jr. e Pietra Hara* — publicado 03/02/2025 16h45, última modificação 03/02/2025 17h47
Mesa Solidária, Inter 2, Muralha Digital e outras políticas públicas são objeto de fiscalização dos vereadores de Curitiba.
Notas da CMC: Prefeitura tem 31 pedidos de informação para responder

Notas da Câmara de Curitiba referentes ao dia 3 de fevereiro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

Os 31 pedidos de informação enviados hoje (3) pela Câmara de Curitiba ao Poder Executivo foram registrados pelos vereadores na última semana de janeiro, antes do término do recesso parlamentar. O prazo para resposta pela Prefeitura de Curitiba é de 30 dias.

Quatro requerimentos de Guilherme Kilter foram enviados ao Executivo

Na última semana de janeiro, quatro pedidos de informação oficial do vereador Guilherme Kilter (Novo) foram remetidos da Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba. Neles, o parlamentar requer prazo para conclusão de obra nas ruas do bairro Campina do Siqueira (062.00247.2025), questiona se a cidade já testou radares antirruído (062.00242.2025), pergunta se há registros dos alagamentos sofridos pelos habitantes (062.00241.2025) e como está organizada a unidade Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral de Curitiba, no Setor Histórico (062.00240.2025).

São Braz, Cachoeira e Boqueirão são objetos de requerimentos de Laís Leão

Todos os oito pedidos de informações oficiais que a vereadora Laís Leão (PDT) protocolou no dia 31 de janeiro foram despachados hoje para a Prefeitura de Curitiba. Eles fazem perguntas sobre questões urbanísticas, de zeladoria urbana e sobre obras em andamento nos bairros Boqueirão (062.00251.2025, 062.00249.2025 e 062.00248.2025), Cachoeira (062.00246.2025, 062.00245.2025 e 062.00244.2025) e São Braz (062.00239.2025). Ela também cobrou mais transparência sobre as obras de requalificação do Inter 2 (062.00250.2025).

Vereadora quer informações atualizadas sobre elevadores das estações-tubo

“Qual a data da última manutenção realizada em cada um dos elevadores das estações-tubo? Qual é o prazo médio para o conserto de um elevador danificado? Existe uma empresa terceirizada responsável pela manutenção dos elevadores das estações-tubo?”. Essas e outras perguntas fazem parte do requerimento enviado pela vereadora Camilla Gonda (PSB) à Prefeitura de Curitiba (062.00237.2025) no final de janeiro. Na justificativa, ela diz ter recebido queixas da população de pelo menos cinco elevadores com defeito na cidade.

Assaltos dentro dos ônibus motivam requerimento à Prefeitura de Curitiba

Justificando seu pedido de informação ao Executivo com base nas notícias recentes de assaltos no transporte coletivo, especialmente na Região Sul de Curitiba, a vereadora Indiara Barbosa (Novo) quer saber se a Prefeitura está tomando medidas adicionais para garantir a segurança dos usuários (062.00226.2025). Ela pergunta da Muralha Digital, das câmeras internas, da atuação ostensiva da Guarda Municipal e como funcionam os contratos com empresas privadas de vigilância.

Orçamento 2024 de Curitiba é alvo de três pedidos de informação

A Prefeitura de Curitiba tem 30 dias para informar ao Legislativo quais áreas da administração tiveram superávit ou déficit orçamentário em 2024 (062.00254.2025), de que forma utilizou a reserva de contingência no ano passado (062.00253.2025) e o que ficou para 2025, seja como restos a pagar ou como despesa inscrita mas não processada (062.00252.2025). Os requerimentos de informação oficial foram apresentados na Câmara de Curitiba pela vereadora Vanda de Assis (PT).

Vanda de Assis pede dados de políticas públicas da Prefeitura de Curitiba

Nos dias que antecederam a volta das sessões plenárias na Câmara de Curitiba, a vereadora Vanda de Assis (PT) pediu informações sobre as Unidades de Acolhimento Institucional para crianças, adultos e pessoas com deficiência (062.00228.2025), regularização fundiária (062.00225.2025), correção de placa no Capão Raso (062.00243.2025) e loteamentos urbanos (062.00223.2025). A parlamentar também quer saber quais segmentos já foram convidados a opinar na minuta do novo Plano Diretor de Curitiba (062.00224.2025).

Marcos Vieira apresentou 5 pedidos de informação na última semana

Na última semana, cinco pedidos de informação oficial à Prefeitura de Curitiba foram protocolados na Câmara de Curitiba pelo vereador Marcos Vieira (PDT). Ele quer que o Executivo se manifeste sobre obras para conter enchentes na região da rua Henrique Mehl, no Uberaba, onde passa um córrego (062.000236.2025).Também questionou a destinação de um imóvel no CIC (062.00221.2025), o cronograma das obras na avenida Arthur Bernardes (062.000220.2025), se há previsão de novos parquinhos públicos (062.000219.2025) e quais os planos para expansão do SUS em Curitiba (062.000218.2025).

Obras viárias e segurança no trânsito pautam pedidos de informação*

Laís Leão (PDT) protocolou pedidos de informação oficiais para questionar o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) sobre obras em travessas (062.00203.2025), intervenções viárias no Contorno Sul (062.00207.2025) e regularização de ruas em Curitiba (062.00231.2025). Além disso, a parlamentar solicitou para a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e a Urbanização de Curitiba (Urbs) informações de propostas para coibir o excesso de velocidade e garantir a segurança viária em ruas do Bairro Hugo Lange (062.00238.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo  Pietra Hara*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques