Notas da CMC: 14 assuntos debatidos pelos vereadores no dia 19 de setembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 19/09/2023 14h56, última modificação 19/09/2023 14h56
Estudantes de medicina pelados, Hospital do Trabalhador, Feira Emprega SENAI e outros temas tratados na sessão de hoje da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 14 assuntos debatidos pelos vereadores no dia 19 de setembro

Notas da sessão plenária do dia 19 de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Alunos de medicina pelados em jogo de vôlei feminino*

A vereadora Maria Leticia (PV) utilizou a tribuna da CMC para repudiar o caso que envolveu alunos do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), que exibiram as partes íntimas durante uma partida de vôlei feminino. “Essa é uma atitude inaceitável. Atitudes como a desses alunos jamais podem ser normalizadas. Esses atos devem ser combatidos com o rigor da lei”, cobrou a parlamentar. Maria Leticia lembrou que, como médica, as instituições, além de terem que responder pelos atos de seus alunos, são responsáveis pela formação de profissionais. “Não é isso que percebemos após ver a repercussão desse caso. As instituições devem se manifestar. Esses estudantes são selvagens e não podem se formar. São pessoas que demonstraram não ter ética e muito menos respeito”, finalizou.

Denúncia contra o Hospital do Trabalhador*

Pastor Marciano Alves (Solidariedade) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (19), para registrar reclamações recebidas de paciente no Hospital do Trabalhador. “Recebi o chamado de uma pessoa idosa, que necessita de cuidados e de um rápido atendimento. Fomos ao hospital e lá nos receberam com pedras nas mãos”, denunciou. O vereador ressaltou ainda seu trabalho em busca de garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, além de promover ações de combate à violência e de defesa aos direitos dos idosos. “O que me deixa preocupado é que certas pessoas acham que o cargo é para sempre. A atenção à pessoa idosa é primordial. Uma informação não custa nada. Meu papel é fiscalizar e, se necessário for, continuarei aqui denunciando”, disse.

Emprega Senai da Construção dias 26 e 27 de setembro*

Marcelo Fachinello (Pode) utilizou a tribuna da CMC para anunciar a realização do Emprega Senai da Construção pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Peço que divulguem essa grande ação que deve gerar aproximadamente 1.000 vagas de emprego formal”, disse. A ação acontecerá na Rua da Cidadania da Cidade Industrial de Curitiba, nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 16h. Equipes do Sistema Fiep estarão no local para prestar orientações sobre como efetuar o cadastro na plataforma Emprega Senai, que conecta os interessados às vagas disponíveis na indústria, bem como para apresentar os cursos técnicos gratuitos para homens e mulheres. O Serviço Social do Sinduscon-PR irá realizar testes rápidos na área da saúde e apresentar ao público os serviços prestados nas áreas Médica e Odontológica sem custo para trabalhadores de construtoras associadas. Já a Urbs Móvel estará no local para prestar orientações sobre serviços relacionados ao transporte coletivo, como o cartão transporte.

Acidente em ponto de ônibus em Curitiba*

O vereador Dalton Borba (PDT) ocupou a tribuna da CMC para cobrar mais investimentos na mobilidade urbana de Curitiba. “Meu mandato tem apresentado propostas para melhorar o transporte, o que inclui também a manutenção dos equipamentos públicos”, cobrou. O parlamentar mostrou em plenário imagens de estrutura de um ponto de ônibus nas proximidades do Hospital de Clínicas, que cedeu e atingiu pedestres. “Esse foi um acidente que ocorreu por falta de manutenção do equipamento de transporte público”, alertou. Mecanismos para melhoria do transporte estão sendo discutidos pela Comissão Especial do Transporte.

Convite para café da manhã*

Com a sessão suspensa, o conselheiro do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) Marconi Mendonça ocupou a tribuna para convidar a todos para um café de manhã no dia 28/09 nas dependências do Instituto para conhecer ações relevantes que o IPC tem realizado.

Recuperação asfáltica*

O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria de Obras Públicas (Smop) sobre os serviços de revitalização asfáltica na rua Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães, bairro Sítio Cercado (062.00716.2023).

Poluição sonora causada pelo transporte público*

Os parâmetros exigidos pela Prefeitura de Curitiba quanto à emissão de ruídos, bem como os mecanismos utilizados para controle de poluição ambiental sonora dos ônibus do transporte público, fazem parte do pedido de informações (062.00717.2023) à Urbanização de Curitiba (Urbs) por parte da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da CMC.

Auxílio-transporte para servidores que não residem em Curitiba*

Requerimento do vereador Professor Euler (MDB) faz questionamentos à Secretária Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e tecnologia da Informação. Ele pede informações sobre a concessão de auxílio-transporte para servidores municipais que residem em cidades do litoral paranaense (062.00718.2023).

Reserva hídrica e parque linear*

O vereador Professor Euler (MDB) protocolou dois pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. No primeiro, o parlamentar indaga sobre as ações previstas para a implantação da reserva hídrica do futuro (062.00721.2023); já o segundo pedido visa esclarecer a aprovação do projeto para construção do parque linear do rio Barigui, no bairro da Caximba (062.00722.2023).

Repasse de recursos para rede hospitalar *

Os contratos e pagamentos realizados à rede de hospitais que prestam serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os critérios estabelecidos para fiscalização e acompanhamento da destinação dos recursos pagos, fazem parte do pedido de informações à Secretária Municipal de Saúde protocolado pelo vereador Dalton Borba (PDT) na CMC (062.00720.2023).

Estudantes visitam a CMC durante sessão plenária*

Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), dos alunos do Colégio Marista Paranaense. O grupo foi recepcionado pela Escola do Legislativo para uma visita ao Palácio Rio Branco e às demais instalações da Câmara.

Registros da sessão*

O presidente da Câmara Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença em plenário do vereador da cidade de Colombo – PR, Anderson Prego (PT) e de Jean Piuco. Também foi registrada a presença de Marcelo Vitorino, recepcionado pelo vereador Oscalino do Povo (PP). O Vereador Sidnei Toaldo (Patriota) registrou a presença de Clovis Buco. Já o vereador Ezequias Barros (PMB) recepcionou o Sargento Garcia e os convidados Leandro e Bruno.

Nota de pesar*

O vereador Rodrigo Braga Reis (União) manifestou seu pesar pelo falecimento de Agnelo Dirsan Zequinão, aos 88 anos, ocorrido no último domingo (17) (078.00049.2023).

Minuto de silencio*

O vereador Eder Borges (PP) lamentou em plenário o falecimento do cabo da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Reinaldo José Garozi, ocorrido na última segunda-feira (18). Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques