Notas da CMC: 9 assuntos discutidos na Câmara de Curitiba neste 6 de fevereiro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/02/2024 14h55, última modificação 06/02/2024 15h04
Frente Parlamentar Condominial, Feira do Largo da Ordem, segurança no Batel e mais assuntos debatidos pelos vereadores na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 9 assuntos discutidos na Câmara de Curitiba neste 6 de fevereiro

Notas da sessão plenária do dia 6 de fevereiro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira, dia 6 de fevereiro de 2024.

Frente Parlamentar Condominial de Curitiba*

Osias Moraes (Republicanos), que é presidente da Frente Parlamentar Condominial de Curitiba, aproveitou seu tempo no pequeno expediente para exibir vídeo dos estragos causados pelas chuvas do último sábado (3) em um condomínio localizado no bairro Portão. “Apesar da nossa Prefeitura realizar um excelente trabalho na infraestrutura de nossa cidade, as fortes chuvas acabam enchendo os rios que cortam o município, causando transtornos aos munícipes e a muitos condomínios”, ressaltou. A realização do 1° Seminário de Condomínios, no próximo dia 27 de março, também foi abordada pelo parlamentar. “Vamos debater de fato a nossa cidade e os nossos condomínios. A autoavaliação é de extrema importância para evitarmos transtorno além de trazer segurança jurídica a essas moradias”, finalizou.

Novas barracas da Feira do Largo da Ordem*

“As novas barracas fornecidas aos nossos feirantes não suportaram as fortes chuvas deste último final de semana. Muitos feirantes perderam todas as suas mercadorias”, denunciou Rodrigo Braga Reis (União), ao solicitar apoio da Prefeitura de Curitiba, para que ela reveja os modelos e a estrutura das novas instalações. “Temos que ter respeito a essas pessoas que representam o cartão postal que mais recebe turistas na capital do nosso estado. Quando da elaboração destas instalações, informamos que as barracas não atendiam as necessidades de nossos feirantes. Aproveito ainda para pedir que sejam realizadas vedações laterais e que nossa Prefeitura ouça esses comerciantes”, solicitou.

Segurança no Batel e Secretaria do Meio Ambiente*

Ezequias Barros (PMB) tratou de dois assuntos, em plenário, no início da sessão desta terça-feira. Primeiro, registrou a preocupação do Conselho de Segurança do Batel com os problemas de assaltos enfrentados por alguns condomínios da região. Depois, criticou a forma como tem sido realizado o chamamento feito pelo Município, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), para o credenciamento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. “Algumas associações estiveram na secretaria e se mobilizaram para reivindicar as necessidades dos barracões de recicláveis. A secretaria tem que atender essas necessidades”, pediu o parlamentar.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Prevenção da dengue e número de casos em Curitiba*

O vereador Professor Euler (MDB) registrou pedido de informações oficiais para a Prefeitura de Curitiba sobre as medidas adotadas para a prevenção e controle da proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti). O parlamentar pede as estatísticas de contaminação do ano de 2023 (062.00090.2024).

Programa Caminhar Melhor e Canal Belém*

O vereador Nori Seto (PP) protocolou dois pedidos de informações oficiais ao Executivo. O primeiro solicita informações ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre as ruas do bairro Santa Felicidade que integram o Programa Caminhar Melhor do projeto de mobilidade urbana (062.00087.2024). O segundo questiona a existência de um projeto para a revitalização do Canal Belém (062.00088.2024).

Estacionamento no Terminal Campina do Siqueira*

Os motivos da interdição do estacionamento localizado ao lado do Terminal Campina do Siqueira, bem como a existência de projeto para a instalação de equipamento público no local fazem parte do pedido de informações (062.00089.2024) para a Secretaria de Urbanismo e Secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) por parte do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania).

Escola Irmãos Rebouças*

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) enviou perguntas para a Secretaria de Educação sobre a Escola Municipal Irmãos Rebouças (062.00091.2024). A vereadora quer saber sobre as providências que estão sendo adotadas devido a problemas estruturais relatados por munícipes.

Autor pede o arquivamento de projeto de lei*

O vereador Pier Petruzziello (PP) pediu o arquivamento do projeto de sua autoria que tinha o objetivo alterar a redação da lei 16.038/2022, que estabelece sanções e penalidades para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais (005.00136.2023). O autor justifica a retirada da proposta por “haver impossibilidade de readequação de seu texto normativo” (072.00012.2024).

Vereadores lamentam falecimentos*

A pedido do vereador Pier Petruzziello (PP), nesta terça-feira, a Câmara de Curitiba guardou um minuto de silêncio em respeito à morte de Mareli do Rocio Felipak, de 50 anos de idade, conselheira tutelar da Reginal CIC; Leonidas Dias (Solidariedade) lamentou o falecimento de Cid Gulin, ex-prefeito de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, aos 86 anos; Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) lamentou o falecimento do estudante Mateus Botogoske, aos 26 anos. Professora Josete (PT) pediu uma homenagem póstuma a Paulo Lopes Correia Filho. Eder Borges (PP) lamentou o falecimento de Ricardo Augustim Lima. Por fim, Tito Zeglin (PDT) incluiu no minuto de silêncio "as três vítimas da tragédia da piscina em Rio Branco do Sul".

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques