Notas da CMC: 8 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 11 de junho

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr., Pedritta Marihá Garcia e Julia Yamane*, especial para a CMC — publicado 11/06/2025 16h40, última modificação 11/06/2025 16h46
Lei do Silêncio, Lei Brasileira de Inclusão, Cidadania Honorária, visitas em plenário e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 11 de junho

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 11 de junho de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (11) do Legislativo da capital do Paraná.

Renan Ceschin comemora Cidadania Honorária de Pinhais

O vereador Renan Ceschin (Pode) agradeceu aos ex-colegas da Câmara Municipal de Pinhais, onde foi parlamentar antes de ser eleito para a capital, pelo título de Cidadania Honorária da cidade vizinha. “Fui vereador lá por oito anos, o mais votado da história da cidade, o único da oposição, o que mais levou recursos para o município e o que mais apresentou projetos de lei”, lembrou. Ele agradeceu ao vereador Marcelo Rogério Staes (Republicanos) pelo reconhecimento.

>>Confira a sessão plenária completa no YouTube da CMC

Câmara de Curitiba recebe vereadoras de municípios paranaenses

Procuradora da Mulher na Câmara de Curitiba, Carlise Kwiatkowski (PL) recepcionou a vereadora Annie Cristini Evangelista Xandú dos Santos (PL), de Doutor Camargo (PR). A visitante está à frente da Procuradoria da Mulher (ProMulher) do Legislativo daquele município. Nori Seto (PP), por sua vez, registrou a presença da vereadora Thauana Padilha (PSD), da Câmara de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, acompanhada de assessores parlamentares.

CMC vai promover seminário de integração

O plenário aprovou a realização de um seminário no próximo dia 24, às 16h. O evento foi agendado por Andressa Bianchessi (União) para a integração com estudantes de Direito da Gran Faculdade. “O foco especial será nas discussões e ações da Comissão de Meio Ambiente e na emergente e fundamental pauta da causa animal. A vivência no ambiente legislativo permitirá aos futuros juristas compreenderem, de forma aprofundada, os processos de criação de leis, a atuação dos vereadores e o papel das comissões permanentes na fiscalização e proposição de políticas públicas”, diz o requerimento (067.00017.2025). 

Solenidade vai destacar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

No dia 25 de junho, às 15h, o Palácio Rio Branco deverá sediar uma solenidade com intuito de celebrar os 10 anos da sanção da Lei Brasileira de Inclusão (LBI - lei federal 13.146/2015), o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A iniciativa é de Marcos Vieira (PDT), autor do requerimento que agendou o evento (061.00022.2025). De acordo com o vereador, a LBI “representa um avanço histórico na garantia da igualdade de oportunidades, acessibilidade, autonomia e participação plena das pessoas com deficiência na sociedade”. A sessão solene será transmitida pelas redes sociais da Câmara. 

Questionada a aplicação da Lei do Silêncio de Curitiba*

Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) sobre a aplicação da lei municipal 10.625/2002, que dispõe sobre os ruídos urbanos, a proteção do bem-estar e o sossego público. Com a justificativa de esclarecer dúvidas de moradores e empreendedores quanto à regulamentação e à fiscalização da poluição sonora, a vereadora pergunta se há uma tolerância, na prática, para o limite da pressão sonora; se o Executivo planeja atualizar a legislação; e se o licenciamento ambiental é exigido dos bares com música ao vivo (062.01405.2025).

Tempo de espera na fila do SUS para exames e cirurgias*

Camilla Gonda (PSB) protocolou quatro pedidos de informações oficiais ao Executivo sobre diferentes temas. Em uma das proposições, ela faz questionamentos sobre o tempo de espera para cirurgias eletivas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. O total de pessoas que aguardam tais procedimentos, os critérios utilizados para priorizar pacientes e se há um prazo para o atendimento, estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram algumas das indagações feitas pela parlamentar (062.01404.2025).

>> Acesse todos os requerimentos no SPL.

Falta de água em rua no Umbará é tema de requerimento*

À Prefeitura de Curitiba, João Bettega (União) pede informações oficiais sobre falta de água sem aviso prévio no bairro Umbará, especificamente na rua Joana Kosiba. “Em diversas ocasiões, os moradores da região enfrentaram a falta de água por períodos prolongados, chegando a 48 horas consecutivas, sem que houvesse qualquer aviso prévio por parte da companhia responsável”, justifica a proposição (062.01400.2025).

CMC recepciona lideranças comunitárias da Vila Pantanal

O presidente Tico Kuzma (PSD) registrou a presença de Edson Milani, Barbara Esteche e Elessandra Barbosa, lideranças comunitárias da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão.

* Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques