Notas da CMC: 8 pautas da Câmara de Curitiba neste 17 de setembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros assuntos da sessão plenária desta quarta-feira (17) do Legislativo da capital do Paraná.
Reconhecimento à gestão de Eduardo Pimentel I
O vereador Renan Ceschin (Pode) destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Curitiba, o resultado da pesquisa divulgada nos últimos dias que aponta o prefeito Eduardo Pimentel como “o mais bem avaliado entre os gestores de capitais do Brasil". Para o parlamentar, o índice é motivo de orgulho para os vereadores da base e um reconhecimento ao trabalho coletivo que envolve servidores públicos e o secretariado municipal.
Reconhecimento à gestão de Eduardo Pimentel II
“Cada projeto, cada obra, cada ação social, cada política pública implantada com eficiência e responsabilidade ajuda a construir esse resultado. Trabalho conjunto que faz o prefeito Eduardo Pimentel ser avaliado como o melhor prefeito do Brasil”, afirmou. Ceschin completou dizendo que o reconhecimento nacional deve servir de combustível para que a base governista siga atuando com dedicação, união e seriedade: “Curitiba avança, pois é a melhor cidade do Brasil para se viver. Parabéns ao prefeito, ao vice-prefeito Paulo Martins e a todos os servidores que fazem de Curitiba a melhor capital do Brasil.”
Lembrança e homenagem
Renan Ceschin (Pode) aproveitou seu pronunciamento para compartilhar uma homenagem pessoal, ao lembrar de sua mãe, falecida há quatro anos. “Tenho certeza de que, onde ela estiver, está muito orgulhosa do pai de família que me tornei. Se hoje sou um trabalhador dedicado e um representante do povo curitibano que me elegeu, é porque minha mãe me deu educação, cuidou de mim e dos meus irmãos, e até mesmo do meu pai, quando ele não cuidou dela. Dona Lia, um beijo. Que Deus esteja cuidando de você no melhor lugar do mundo”, disse, emocionado.
>> Assista à transmissão da sessão plenária
Frente Parlamentar da Advocacia será recriada
Regional Bairro Novo pode ter nova unidade do Conselho Tutelar?
O vereador Jasson Goulart (Republicanos) protocolou dois pedidos de informações oficiais junto ao Executivo. Em um dos requerimentos, o parlamentar questiona se a Regional Bairro Novo poderá ganhar uma segunda unidade do Conselho Tutelar, "considerando o aumento populacional e a sobrecarga já identificada no atendimento". "Existe estudo técnico concluído acerca da viabilidade, necessidade e critérios para a criação de um novo colegiado? Quais os critérios utilizados pela administração municipal para a definição da quantidade de colegiados de Conselhos Tutelares em cada regional?", cita a proposição, entre outro tópicos (062.02301.2025).
>> Confira todos os requerimentos do pequeno expediente
Vereador ingressa em projeto para homenagear padroeiro da internet*
Tico Kuzma (PSD) requereu o ingresso no projeto de lei que institui, em Curitiba, o Dia de São Carlo Acutis, padroeiro da internet e anjo da juventude. A proposta tem como objetivo promover a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital, homenagear a vida e o legado do jovem santo e incentivar ações de órgãos públicos e entidades civis voltadas à proteção de menores (005.00659.2025). De autoria do vereador Lórens Nogueira (PP), o projeto está na fase inicial de tramitação na Câmara de Curitiba (414.00161.2025).
Servidores são parabenizados pelo aniversário
O presidente Tico Kuzma (PSD) parabenizou a diretora de Plenário, Karina Plaça Bialli, pela celebração de seu aniversário, nesta quarta-feira (17). O vereador também deu os parabéns ao coordenador da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, Marco Aurélio Fernandes, que comemorou aniversário nesta terça-feira (16).
Projeto sobre uso de câmeras na fiscalização ambiental é retirado*
João da 5 Irmãos (MDB) solicitou a retirada, e consequentemente, o arquivamento do projeto de lei que estabelecia o uso de sistemas de monitoramento por câmeras como instrumento auxiliar à fiscalização ambiental em Curitiba. O objetivo era identificar infratores e impedir o descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas, terrenos baldios, áreas de preservação permanente e demais áreas públicas ou privadas com acesso irrestrito (005.00537.2025 e 072.00388.2025). O vereador justificou a retirada devido à semelhança com proposta da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União).
Instante de silêncio nesta quarta-feira
Por requerimento da vereadora Mari Martins (Republicanos), o plenário observou instante de silêncio para lamentar o falecimento de Jorge Jefromas.
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba