Notas da CMC: 7 temas abordados pelos vereadores neste 2 de abril

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 02/04/2024 12h15, última modificação 02/04/2024 14h02
Papa João Paulo II, revogação de homenagens e mais assuntos debatidos na sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 temas abordados pelos vereadores neste 2 de abril

Notas da sessão plenária da CMC do dia 2 de abril de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (2).

Aniversário de falecimento do Papa João Paulo II*

Tito Zeglin (PDT) usou a tribuna para lembrar do aniversário de 19 anos do falecimento do Papa João Paulo II, em 2 de abril de 2005. O vereador falou da ligação de Curitiba com o falecido papa, "que começa com a nacionalidade polonesa", pela cidade ser "uma das maiores colônias polonesas do Brasil". Zeglin salientou que João Paulo II foi o único papa a visitar Curitiba, em 1980. “Foram 24 horas de rara intensidade, tornando-se um marco histórico. Na manhã de 6 de julho, a Santa Missa presidida por João Paulo II, no Centro Cívico, reuniu mais de um milhão de fiéis”. Após seu falecimento, a Câmara de Curitiba aprovou a criação do Prêmio João Paulo II, “eternizando a memória do Santo Padre em honraria entregue anualmente a personalidades e entidades que se destacam nas ações sociais da Igreja”, afirmou Zeglin. Instituído pela lei municipal 11.765/2006, já revogada, o prêmio hoje é regulamentado pela lei complementar 109/2018. O parlamentar lembrou, ainda, da aprovação da denominação de um logradouro público com o nome do papa, porém a norma ainda não foi executada.

>> Confira os debates da sessão plenária no canal da CMC no YouTube.

Giorgia Prates parabeniza UFPR por revogar títulos a presidentes da ditadura

Três títulos de doutor “Honoris Causa”, concedidos a generais que presidiram o Brasil durante a Ditadura Militar, foram revogados pela UFPR nesta semana (Humberto Castelo Branco, aprovado em 1964; Artur Costa e Silva, 1968; e Ernesto Geisel, 1976). A decisão foi elogiada pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) em plenário. “Ditadura nunca mais!”, disse a parlamentar. “Este é o momento de reafirmar o compromisso da universidade com a democracia e com a memória”, justificou o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, na reunião do Conselho Universitário da UFPR.

Secretaria de Inteligência Artificial e reforma em unidade de saúde*

Indiara Barbosa (Novo) protocolou dois pedidos oficiais de informações à Prefeitura de Curitiba. Em um deles, faz questionamentos relativos à criação da nova Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia), anunciada pelo prefeito Rafael Greca no evento de abertura do Smart City Expo Curitiba 2024. Ela pergunta, por exemplo, se essa secretaria será autônoma, quais os custos previstos e a fonte orçamentária para a sua implementação (062.00290.2024). Em outro requerimento, direcionado à Secretaria Municipal de Saúde, solicita informações sobre o processo de licitação para as obras de reforma na Unidade de Saúde Atuba (062.00291.2024).

Trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner*

Em pedido de informações à Prefeitura, Professor Euler (MDB) pergunta sobre os desvios de rotas realizados em função da obra da trincheira sob a avenida Prefeito Lothário Meissner. O vereador pergunta se os desvios, como estão sendo feitos, não estariam expondo a população local a trajetos mais distantes e perigosos, bem como quais medidas estão sendo tomadas para garantir a qualidade e a pontualidade da execução do projeto. Euler questiona, ainda, como se pretende “mitigar os possíveis impactos ambientais e de vizinhança decorrentes da obra da trincheira, como o acúmulo de lixo e a proliferação de ratos” (062.00292.2024).

Vereadora questiona número de ambulâncias disponíveis nas UPA*

O número de ambulâncias municipais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba foi um dos questionamentos feitos por Maria Leticia (PV) à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em pedido de informações oficiais. A vereadora pergunta também quantas dessas ambulâncias são "equipadas com recursos médicos essenciais para fornecer atendimento pré-hospitalar avançado de pacientes em estado crítico", e se as UPA de Curitiba são equipadas com ambulância neonatal, para atendimento de bebês e crianças, e quantas estão disponíveis no município (062.00293.2024).

Vereador retira substitutivo geral a projeto de lei*

Osias Moraes (PRTB) solicitou a retirada de substitutivo geral (031.00016.2024) a projeto de lei que institui a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações existentes no município de Curitiba (072.00059.2024). Segundo o vereador, a retirada foi realizada tendo em vista a necessidade de correção textual, de modo que o substitutivo será reapresentado com as devidas correções.

Minuto de silêncio pelo falecimento do fotojornalista Chuniti Kawamura*

Nori Seto (PP) lamentou a morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura, de 74 anos, em acidente no Contorno Sul, na manhã desta segunda-feira (1º). “[Ele] trabalhou com meu saudoso pai, Claudio Seto, no jornal Correio de Notícias e no Tribuna do Paraná, e também foi colega dos vereadores Jornalista Márcio Barros e Herivelto Oliveira”, disse o parlamentar. “Através de suas fotos ele ajudou a eternizar e a contar a história da comunidade nipo-brasileira da cidade de Curitiba e do estado do Paraná”, elogiou. “Um amigo discreto, humilde, talentoso, atencioso, leal e grande profissional. Com certeza, uma inestimável perda para todos nós”, lastimou.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques