Notas da CMC: 17 temas que repercutiram em Curitiba neste 19 de fevereiro

por Fernanda Foggiato, Julia Yamane* e Pietra Hara** — publicado 19/02/2025 18h10, última modificação 20/02/2025 09h14
Nova cota de moções, enchentes, denúncia contra Bolsonaro e mais notas da sessão da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 17 temas que repercutiram em Curitiba neste 19 de fevereiro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 19 de fevereiro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.

Cota de moções: vereadora sugere mudança no Regimento Interno**

Laís Leão (PDT) subiu à tribuna durante o pequeno expediente para propor uma mudança no Regimento Interno da Câmara de Curitiba. A ideia é alterar o artigo 132 da resolução, reduzindo o número de requerimentos de moções que cada vereador tem direito por mês de cinco para um. Para a vereadora, a medida procura melhorar o uso do tempo nas sessões plenárias para discutir projetos e solucionar os problemas da cidade. “Essa Casa tem um papel vital de representatividade”, declarou Leão. A proposição está em fase de coleta de assinaturas, uma vez que a reforma ou alteração regimental precisa partir de uma comissão especial, da Mesa Diretora ou então contar com o apoio de pelo menos 1/3 dos vereadores.

>> Assista aos debates na íntegra no YouTube da Câmara de Curitiba.

Comentários sobre as enchentes e atuação da Prefeitura**

Bruno Secco (PMB) abordou a temática dos alagamentos e problemas ocasionados pela chuva em Curitiba. O vereador direcionou seu tempo no pequeno expediente para convidar o Legislativo e o Executivo a trabalharem em conjunto e encontrar soluções efetivas para as consequências das enchentes na cidade, destacando o início receptivo do mandato de Eduardo Pimentel (PSD) como prefeito da capital do Paraná. “Vamos trabalhar juntos porque sei que temos potencial e vontade para superar esse grande problema”, declarou Secco.

Vereador exalta Programa Pedala Curitiba**

João da 5 Irmãos (MDB) inscreveu-se no pequeno expediente da Câmara de Vereadores para comentar positivamente sobre os projetos do Programa Pedala Curitiba. Ele destacou as ações do Pedala Noturno, realizadas semanalmente com o objetivo de estimular a prática do ciclismo para a promoção do lazer e da atividade física nos bairros da cidade, e do Pedala Metropolitano, que interliga Curitiba e as demais cidades da região metropolitana pela prática do ciclismo. “A prática esportiva é importante para toda a cidade e para todas as idades. O esporte salva vidas e é saúde!”, concluiu o parlamentar, que parabenizou as ações da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Vereador repercute denúncia da PGR sobre Bolsonaro**

O vereador Bruno Secco (PMB) fez uso da tribuna da Câmara de Curitiba para criticar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, referente ao inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado em 2022. Para ele, a divulgação da acusação é mais uma “tentativa de perseguição política que nós temos hoje no Brasil”. O parlamentar descreveu a denúncia como “fajuta” e reafirmou seu apoio ao ex-presidente da República.

Vereadora comenta resposta da Prefeitura a pedido de informações**

Vanda de Assis (PT) apresentou a resposta da Prefeitura de Curitiba ao requerimento de informações ao Executivo sobre os motivos das despesas com indenizações e restituições realizadas pelo Fundo Municipal de Saúde, por meio decretos, no início de 2025 (062.00079.2025). De acordo com a vereadora, o resultado não foi positivo, pois foi passado o número da ação judicial que resultaria no pagamento da indenização, mas, ao procurar tal ação, nenhum resultado foi localizado. “Estamos aqui para trabalhar e fiscalizar, e isso só pode ser realizado com o acesso às informações solicitadas”, afirmou Vanda de Assis. A parlamentar pediu que o líder do governo na CMC, Serginho do Posto (PSD), faça o intermédio com o Executivo em busca da resposta ao requerimento. 

Drenagem em bairros é tema de requerimentos*

Por conta de alagamentos, Laís Leão (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o status da obra de macrodrenagem no córrego Henry Ford, na divisa dos bairros Fanny e Lindóia. A justificativa é que os estragos causados por alagamentos impactam diretamente a segurança viária, a qualidade ambiental e a vida dos moradores da região (062.00430.2025). Já Camilla Gonda (PSB) requer informações sobre o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Curitiba, com foco no bairro Campo Comprido, que tem sido alvo de cheias. Ela questiona as ações tomadas para solucionar o problema (062.00431.2025).

Unidade de Conservação Parque dos Manacás das Borboletas*

À Prefeitura de Curitiba, Vanda de Assis (PT) pede informações sobre a criação da Unidade de Conservação Parque dos Manacás das Borboletas Margarita Pericás Sansone, em homenagem à ex-primeira-dama de Curitiba. Assis questiona, por exemplo, a previsão de conclusão das obras e quais estudos ambientais foram realizados para a implementação da unidade de conservação (062.00436.2025). A vereadora apresentou outros dois pedidos de informações ao Executivo. As proposições dispõem sobre a abertura de crédito suplementar de R$ 2.759.418,31 e e aplicação de penalidade a um permissionário (respectivamente, 062.00434.2025 e 062.00435.2025).

Questionada a implantação de estações-tubo em Curitiba*

Ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Indiara Barbosa (Novo) requer informações sobre concorrência pública , que teve como objetivo a implantação de cinco estações-tubo na Linha Verde. A vereadora indaga quais foram os critérios utilizados para o dimensionamento e o posicionamento das estações, por exemplo (062.00426.2025). 

Requerimento aborda nova licitação do transporte público *

Camilla Gonda (PSB) solicita informações à Prefeitura sobre o andamento dos estudos em relação à nova licitação do transporte público de Curitiba. Ela questiona se a primeira etapa do planejamento foi concluída e se a segunda etapa, com a conclusão estimada para o primeiro trimestre deste ano, está em andamento conforme o cronograma (062.00427.2025). 

Solicitadas informações sobre abandono de área do INSS*

À Prefeitura de Curitiba, João da 5 Irmãos (MDB) solicita informações sobre o andamento e o prazo da resposta ou solução de dez protocolos emitidos pela Central 156, devido ao abandono de área do INSS. O imóvel, cita a proposição, apresenta problemas como o acúmulo de lixo, árvores encostadas em fios, calçadas com a necessidade de reparos e matagal sem poda (062.00429.2025).

Vereador pergunta sobre venda de imóvel público no CIC*

Em requerimento à Prefeitura, Da Costa (União) questiona a venda de um imóvel pertencente à Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, localizado no bairro CIC, para o clube de lazer Graciosa Country Club. O vereador justifica que “moradores da região solicitaram estudos para a implantação de bens públicos no local” (062.00428.2025).

Qual o número de banheiros públicos de Curitiba?*

Em pedido de informações à Prefeitura, Professora Angela (PSOL) questiona a quantidade de banheiros públicos existentes em Curitiba, sejam eles da administração direta ou terceirizados. Ela indaga também a localização dos banheiros públicos da cidade (062.00432.2025).

Boletim do transporte público pauta requerimento* 

À Urbs, Camilla Gonda (PSB) pergunta sobre a desatualização do Boletim de Transportes, onde constam os dados sobre a prestação dos serviços. O requerimento aponta que informações “fundamentais para a análise do desempenho operacional", a exemplo do consumo de gasolina da frota e o total de passageiros pagantes, não estão atualizados (062.00425.2025). 

Questionados processos administrativos do magistério*

Em requerimento ao Executivo, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) solicita informações oficiais sobre processos administrativos referentes a profissionais do magistério. Prates requer que as práticas administrativas se tornem públicas, com a justificativa de “permitir que as cidadãs e cidadãos tenham acesso às informações relativas às atividades fundamentais” (062.00433.2025).

Comitiva da Câmara de Turvo conhece o Legislativo de Curitiba

Leonidas Dias (Pode) registrou a visita de parlamentares da Câmara Municipal de Turvo, município de Santa Catarina, à sessão plenária do Legislativo da capital paranaense. A comitiva foi formada pelo presidente da instituição, Josinei Neves (PSD), pela vereadora Marina Borges (PT) e por seu diretor-geral, Oilson Cordeiro.

Mais registros de visitas à sessão da Câmara de Curitiba

Pier Petruzziello (PP) recepcionou em plenário seu pai, o advogado Walter Petruzziello, e a italiana Bianca Maria Di Bella, filha do ex-deputado e herói de guerra Aurelio Di Bella. João da 5 Irmãos (MDB) saudou a visita da vereadora Sabrina de Oliveira (Republicanos), do município de São José dos Pinhais. Já Vanda de Assis (PT) registrou a presença do professor Necão, que faz parte do projeto social Sonho de Menino, da cidade de Pinhais.

Registros da sessão plenária

O presidente Tico Kuzma (PSD) registrou o aniversário do vereador Nori Seto (PP), celebrado nesta quarta-feira (19). Sidnei Toaldo (PRD), o aniversário de uma de suas filhas.

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques