Notas da CMC: 15 temas que repercutiram em Curitiba neste 12 de fevereiro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.
Moção contra show da Anitta em Curitiba é retirada I
O vereador Guilherme Kilter (Novo) retirou de votação, nesta quarta-feira (12), uma moção de protesto contra o show “Ensaios da Anitta 2025”, que será realizado neste final de semana, no dia 15 de fevereiro, na Pedreira Paulo Leminski (413.00006.2025). Pesou na decisão os argumentos, em plenário, que repudiar um show que movimenta a economia local não seria condizente com o papel da Câmara de Curitiba. Kilter informou que fará o protocolo de uma nova moção contra a artista Anitta.
Moção contra show da Anitta em Curitiba é retirada II
“Quero manifestar meu total repúdio e desprezo [à Anitta]”, registrou Kilter. Para ele, a artista "subverte a sociedade com o seu comportamento libertino, que insulta a família tradicional brasileira com as suas músicas e atenta o pudor com as suas ‘performances artísticas’”. Indicando voto contrário à moção, Leonidas Dias (Pode) e Pier Petruzziello (PP) defenderam o direito de empreendimento dos produtores culturais, destacando que não há dinheiro público na atividade. Camilla Gonda (PSB) afirmou haver contradição entre a liberdade econômica defendida pelo Novo e a moção de Kilter. Laís Leão (PDT) e Giorgia Prates (PT) questionaram a forma como ele se dirigiu a uma artista mulher.
>> Assista aos debates na íntegra no YouTube da Câmara de Curitiba.
Volta às aulas: requerimentos abordam rede de ensino*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Educação (SME), Guilherme Kilter (Novo) pergunta sobre os afastamentos por atestado médico dos professores da rede municipal de ensino nos anos de 2023 e 2024 (062.00351.2025). Além disso, Camilla Gonda (PSB) solicita informações oficiais sobre a distribuição de alunos por sala dos terceiros anos na Escola Municipal Paranavaí, no bairro Xaxim (062.00352.2025).
Prática ilegal de racha no bairro Batel motiva requerimento*
A vereadora Laís Leão (PDT) solicita à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) informações sobre medidas de fiscalização e contenção de práticas ilegais de racha e perturbação do sossego na avenida Vicente Machado, no bairro Batel. A justificativa do pedido é de que “a poluição sonora e o risco iminente de acidentes afetam diretamente a população residente e os serviços essenciais da região” (062.00360.2025).
Portal de Santa Felicidade pode ganhar cores da bandeira da Itália
Meri Martins (Republicanos) defendeu uma sugestão de sua autoria, encaminhada ao Executivo no fim de janeiro, com a proposta de revitalizar o portal de entrada do bairro de Santa Felicidade (205.00083.2025). A ideia é que o portal incorpore as cores da bandeira italiana, isto é, verde, branco e vermelho.“É para ter uma maior identidade das nossas raízes naquele bairro”, explicou a vereadora. Ela ainda pontuou que outra sugestão, apresentada por Sidnei Toaldo (PRD), sugeriu a revitalização do portal (205.00141.2025).
Ações contra alagamentos devem ser constantes, defende vereador
“Nós conseguimos, com muita luta, solucionar este problema. A [vila] Vitória Régia não é mais alagada, a Vila Verde não é mais alagada”, destacou Toninho da Farmácia (PSD), durante pronunciamento no pequeno expediente da sessão desta quarta (12). O vereador, no entanto, ponderou que os cuidados contra os alagamentos precisam ser mantidos. A fim de “manter os nossos rios e o nosso povo em segurança”, ele disse que é necessário haver “a constante e permanente manutenção dos canais extravasores e acumuladores”. “Nós temos que ter um cuidado especial com a nossa região”, pediu Toninho sobre demandas do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Jovens aprendizes visitam a Câmara de Curitiba
Nesta quarta-feira (12), o Programa de Visitação à Câmara de Curitiba recebeu um grupo de 18 jovens aprendizes, alunos da organização Espro Ensino Profissionalizante. Guiados por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, os visitantes acompanharam um trecho da sessão plenária e conheceram outros espaços da instituição. Os jovens aprendizes, com idades entre 14 e 24 anos, foram acompanhados por Luiz Henrique de Araujo Oliveira, tutor do Espro. Esta foi a oitava visita guiada pela Escola do Legislativo em 2025.
Vereadores recebem kickboxer Ariel Machado
Renan Ceschin (Pode) recepcionou em plenário o kickboxer curitibano Ariel Machado. O atleta foi o primeiro brasileiro a conquistar o título do GP mundial peso-absoluto do K-1. Sidnei Toaldo (PRD), por sua vez, registrou a visita à sessão plenária de Alessandro Rodrigues, filho de Horácio Rodrigues, ex-presidente da Câmara de Curitiba.
Frente Parlamentar da Segurança Pública repercute na sessão
Rafaela Lupion (PSD) destacou a criação, na última segunda-feira (10), da Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara de Curitiba. Ela é a vice-presidente do grupo de trabalho suprapartidário, e Olimpio Araujo Junior (PL), o presidente. A vereadora falou da importância da integração entre as forças de segurança e da participação da sociedade civil organizada nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Lupion ainda destacou o programa de requalificação da região central da cidade, lançado pelo Executivo na semana passada. “Que juntos façamos um belíssimo e profícuo trabalho em prol da segurança pública da nossa capital paranaense!”, finalizou.
Projeto sobre Programa Mesa Solidária é retirado
Requerimento apresentado por João Bettega (União) solicitou a retirada do projeto de lei, de sua autoria, que tinha como objetivo revogar o decreto municipal que regulamenta o funcionamento do Programa Mesa Solidária em Curitiba (095.00002.2025). “A proposição foi feita de forma equivocada. Por esse motivo, solicito o arquivamento”, justifica (072.00051.2025).
Proposta para ampliar isenções no transporte é reapresentada
O vereador Da Costa (União) pediu o arquivamento do projeto de lei com a proposta de ampliar o direito da isenção da tarifa do transporte para policiais militares e guardas municipais de Curitiba (005.00177.2025). O requerimento justifica que a retirada se deve à “melhoria da técnica legislativa com a apresentação de novo projeto (072.00052.2025). A nova proposição, com a redação atualizada, já foi protocolada na Câmara Municipal (005.00190.2025).
Melhorias na saúde são tema de solicitações*
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) requereu informações às secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME) relativas ao atendimento a adolescentes e adultos com o transtorno do espectro autista (TEA) em Curitiba. Ela pergunta, por exemplo, quais são os serviços e programas ofertados, além de como é feita a capacitação dos servidores envolvidos nesses atendimentos (062.00353.2025). Em pedido de informações externas à administração municipal, Guzella também pediu informações à Santa Casa de Curitiba sobre o Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide, justificando o requerimento pela pausa do projeto (074.00009.2025).
Mudança na praça do Japão causa questionamentos*
Em requerimento à Prefeitura Municipal, João Bettega (União) questiona a demolição do portal da Praça do Japão, no Batel, em julho de 2024. O autor do pedido de informações justifica que a retirada do portal, que é “um símbolo importante da identidade e cultura local”, afeta a estética e compromete a imagem da praça (062.00350.2025).
Vereadora solicita detalhes sobre mudanças na cidade*
Pedido de informações oficiais apresentado por Laís Leão (PDT) requer atualizações sobre estudos para a reabertura do córrego do rio Vila Guaíra, na altura da praça Elias Abdo Bittar, no bairro Água Verde (062.00354.2025). Citando o conforto térmico, ela também solicita detalhes sobre a supressão de árvores na praça da Espanha, no Bigorrilho (062.00358.2025). Em outra proposição, Leão pede informações sobre o projeto de revitalização da praça Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Guaíra, alegando que essa ação seria fundamental para a promoção da qualidade de vida da comunidade (062.00359.2025).
Abertura de créditos geram requerimentos*
Vanda de Assis (PT) solicita à Prefeitura Municipal informações sobre a abertura de créditos adicionais suplementares via decretos. O primeiro, no valor de R$ 1.779.172,54, é destinado à aquisição de imóveis em Curitiba (062.00355.2025). O outro crédito, no montante de R$ 2.082.701,53, reforça o orçamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) (062.00356.2025). Por fim, Assis requer detalhes sobre lavratura de um auto de infração da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) (062.00357.2025).
Vereador ingressa na coautoria de propostas de lei*
O vereador Rodrigo Marcial (Novo) requereu o ingresso na coautoria de quatro projetos de lei que tramitam na Câmara de Curitiba (414.00066.2025, 414.00067.2025, 414.00068.2025 e 414.00069.2025). Ele se somou a Zezinho Sabará (PSD) e a Guilherme Kilter (Novo) na proposta de regulamentação da atividade econômica de autoarmazenamento (005.00197.2023). Outra proposição, assinada por Indiara Barbosa, Amália Tortato e Guilherme Kilter, todos do Novo, tem como objetivo criar o Sistema de Denúncia de Corrupção (005.00055.2024). As demais iniciativas, também em parceria com vereadores de sua bancada, pretendem alterar o Código Tributário do Município e gerar receita por meio da publicidade no sistema de transporte municipal (respectivamente, 002.00008.2023 e 005.00067.2023).
Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba