Notas da CMC: 14 pontos abordados pelos vereadores neste 10 de abril

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 10/04/2024 15h55, última modificação 12/04/2024 12h56
Ocupação Rose Nunes, obras, Dia do Engenheiro, Ligeirão e mais assuntos debatidos na sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 14 pontos abordados pelos vereadores neste 10 de abril

Notas da sessão plenária da CMC do dia 10 de abril de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (10).

Vereadora desagrava assessor e critica vídeo em rede social*

Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) exibiu, durante o pequeno expediente, vídeo divulgado nas redes sociais do vereador Eder Borges (PL), em frente à ocupação Casa de Referência da Mulher Rose Nunes, no Centro de Curitiba, "filmando todo mundo e criticando o movimento sem nem mesmo escutar suas demandas”. “Num dado momento”, disse a parlamentar, “ele resolveu oferecer uma carteira de trabalho para um jovem, devidamente identificado, sendo um trabalhador aqui da Casa, que, não por acaso, é o meu assessor”. Prates pediu para que Borges “explique por que, em vez de estar ouvindo as demandas da sociedade, como é o papel do vereador, e buscando melhorias para a sociedade, ele resolveu, em determinado momento, achar que o meu assessor, sendo um jovem negro, estudante de Psicologia, fosse um desocupado, mesmo estando ele com um crachá de assessor parlamentar desta Casa”. 

Obras no bairro Santa Felicidade, em Curitiba*

Mauro Ignácio (PSD) usou a tribuna para falar de uma obra de “substituição de duas pontes de madeira por [pontes de] concreto, e também a contenção de um córrego e a pavimentação de duas travessas”, no bairro Santa Felicidade. “É uma obra que o nosso mandato vem acompanhando há, pelo menos, 10 anos”, disse. “Se a gente não sair do gabinete, não for para a rua, e só vier nessa tribuna aqui, pouca coisa acontece. Então, vamos ajudar a nossa cidade a se desenvolver, a ganhar estrutura, a melhorar os serviços, porque nossa cidade nunca está pronta. E a nossa função, enquanto legítimos representantes desta cidade, é buscar soluções”, declarou.

>> Confira os debates da sessão plenária no canal da CMC no YouTube.

Celebração do Dia do Engenheiro é destaque na Câmara de Curitiba

Lembrando da comemoração do Dia do Engenheiro, neste 10 de abril, o vereador Bruno Pessuti (Pode) enalteceu a profissão em plenário. O vereador parabenizou “todos os engenheiros que, assim como eu, ajudam a desenvolver este país”. Estimativa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia aponta que existem mais de 900 mil profissionais no Brasil, considerando a totalidade das engenharias.

Lideranças do bloco PSD/Cidadania

Requerimento lido no pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (10) manteve o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) à frente do bloco parlamentar PSD/Cidadania, o maior da Câmara de Curitiba após a janela partidária (042.00023.2024). Já a primeira e a segunda-vice-liderança do bloco foram alteradas. O primeiro-vice-líder agora é Sabino Picolo (PSD), no lugar de Herivelto Oliveira (Cidadania). Oliveira passa a responder pela segunda-vice-liderança, antes exercida por Tico Kuzma (PSD).

Ligeirão: Kuzma comemora circulação de ônibus aos sábados

“É uma ótima notícia para a cidade de Curitiba!”, festejou Tico Kuzma (PSD), líder do governo na CMC, sobre a decisão de ampliar o funcionamento do Ligeirão Norte/Sul para os sábados, além dos dias úteis. Hoje, a linha percorre 19 quilômetros, ligando os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Nos dias úteis, 35 mil passageiros utilizam a linha.

Câmara de Curitiba recebe visita de estudantes da Uniandrade*

Na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara de Curitiba recebeu 28 estudantes dos cursos de Direito e de Psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade). Os alunos têm entre 18 e 40 anos e estavam acompanhados do professor Thiago Perez Bernardes Moraes. As visitações são organizadas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel (saiba como agendar).

Combate à dengue nas unidades da rede municipal de ensino

“Qual ou quais medidas são ou foram realizadas pela administração para inibir ou combater a presença do Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, no ambiente escolar, principalmente nas unidades da rede municipal de ensino?”, cita um pedido de informações oficiais de Nori Seto (PP). No requerimento à Prefeitura de Curitiba, o vereador também pergunta sobre a capacitação dos profissionais que atuam nos equipamentos púbicos, assim como a frequência das ações de combate à dengue (062.00322.2024).

Melhorias e contratação de profissionais para a UPA Cajuru*

João da 5 Irmãos (MDB) protocolou pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. O vereador busca saber sobre possíveis melhorias no espaço de espera por consulta e triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru, bem como sobre a contratação de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O parlamentar alerta para o “aumento de demanda e para a pressão no sistema causados pelos atendimentos de casos respiratórios e suspeitas de dengue” (062.00314.2024).

Obras do Inter 2, serviços de drenagem e alagamentos

Indiara Barbosa (Novo) protocolou pedido de informações oficiais direcionado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). A vereadora requer esclarecimentos sobre os projetos de drenagem nas obras do Inter 2 (062.00321.2024). Citando reclamações de moradores com alagamentos após as obras, ela pergunta se houve algum serviço de drenagem no córrego que cruza as ruas 21 de junho e Professora Olga Balster.

Vereador questiona Cohab sobre imóvel abandonado*

À Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Leonidas Dias (Pode) solicita informações sobre um imóvel localizado na rua Santo Celestino Coleto, cedido à Associação de Moradores do Abaeté. Ele explica que moradores das imediações reivindicam que “sejam tomadas providências para a recuperação do imóvel, que atualmente se encontra em estado de abandono, com muito mato, sujeira e aparentes problemas estruturais, e está sendo utilizado como refúgio de usuários de drogas e transeuntes” (062.00315.2024).

Desvio de trânsito no bairro Capão da Imbuia*

Em pedido oficial de informações à Prefeitura, Maria Leticia (PV) requer informações sobre um desvio de trânsito no bairro Capão da Imbuia. A parlamentar argumenta que a população quer saber qual a previsão de tempo para a finalização da pavimentação da rua Anor Gomes de Castro e do encerramento do desvio feito rua Anor Gomes de Castro (062.00316.2024).

Ações intersetoriais para a primeira infância*

Autor da lei que instituiu o Plano Municipal da Primeira Infância de Curitiba (16.239/2023), Dalton Borba (Solidariedade) questiona a Prefeitura, dentre outros pontos, se foi instituído formalmente o comitê intersetorial, que tem a missão de articular ações voltadas à primeira infância. Ele também quer saber se “houve a capacitação de servidores da área da saúde, da educação e da assistência social que prestam serviços direcionados às crianças de zero a seis anos de idade anos acerca das temáticas da primeira infância e intersetorialidade” (062.00317.2024).

Questionada a análise de sugestão à Prefeitura de Curitiba

Pedido de informações de Noemia Rocha (MDB) pergunta sobre o parecer da Prefeitura de Curitiba a uma indicação de sugestão de sua autoria, aprovada pelo plenário em novembro de 2022 (062.00320.2024). O pedido é para a implantação de uma nova linha de ônibus no trecho entre o bairro Cabral e a Rodoferroviária (205.00330.2022).

Programa Curitiba Contra Cheias*

Professor Euler (MDB) protocolou dois pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre o Programa Curitiba Contra Cheias. Em um deles, o mote é a construção de galerias no córrego Vista Alegre e na rua Coronel Pretextato Pena Forte Taborda Ribas (062.00319.2024). No outro, o questionamento é sobre as obras da bacia subterrânea do rio Cascatinha (062.00318.2024). 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques