19 vereadores da Câmara de Curitiba mudaram de partido antes das eleições

por José Lázaro Jr. — publicado 08/04/2024 17h55, última modificação 09/04/2024 15h32
Prazo para mudança de partido terminou no dia 5 de abril, metade dos 38 vereadores da Câmara de Curitiba foram para novas legendas.
19 vereadores da Câmara de Curitiba mudaram de partido antes das eleições

Metade dos vereadores da Câmara de Curitiba mudaram de partido na janela partidária de 2024. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante o período da “janela partidária”, que durou 30 dias, e foi de 7 de março a 5 de abril, 19 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aproveitaram para mudar de legenda antes das eleições de 2024. A nova distribuição dos vereadores entre as siglas políticas mudou o tamanho das bancadas partidárias e dos blocos parlamentares, o quadro de lideranças e reduziu a fragmentação partidária dentro do Legislativo.

O partido que mais “ganhou” vereadores foi o PSD, que passou de 3 para 8, com a filiação de Mauro Ignácio, Sabino Picolo, Serginho do Posto, Toninho da Farmácia e Zezinho Sabará - todos vindos do União. Com isso, o PSD, que é o partido do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel, se tornou a maior representação política da Câmara de Curitiba, além do maior bloco parlamentar, com nove membros, pois têm consigo Herivelto Oliveira, do Cidadania.

Antes sem representação na CMC, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, passará a ter dois vereadores em Curitiba, com a adesão à sigla de Eder Borges (vindo do PP) e Rodrigo Reis (antes no União). O Republicanos perdeu Osias Moraes para o PRTB, mas viu o retorno de Marciano Alves e a filiação de Hernani, antes do PSB. O Podemos também ganhou dois parlamentares, com a entrada da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (vinda do União) e de Leonidas Dias (antes no Solidariedade). O MDB recebeu Tito Zeglin, vindo do PDT, e João da 5 Irmãos, antes no União.

As demais legendas ganharam um vereador cada uma, com a ida de Alexandre Leprevost do Solidariedade para o União, de Dalton Borba do PDT para o Solidariedade, de Ezequias Barros do PMB para o PRD, a migração de Salles do Fazendinha do DC para a Rede, além de Mauro Bobato que ingressou no PP após deixar o Podemos. Por as mudanças acontecerem no meio do ano, elas não repercutiram na composição das comissões temáticas, que seguem com os mesmos membros definidos no começo do ano.

Dois blocos parlamentares concentram metade dos vereadores de Curitiba

Se o bloco PSD/Cidadania é o maior da nova configuração política da Câmara de Curitiba, com nove membros, tendo Márcio Barros (PSD) na sua liderança, logo atrás aparece o grupo composto pelos parlamentares do Pode/PP, com oito, que tem Nori Seto (PP) na liderança. As duas formações concentram praticamente a metade dos votos em plenário, somando 18 membros, logo, juntas, quase possuem o quórum para aprovar projetos que exigem maioria absoluta, que é de 20 votos - análise de veto, mudança de sede, convocação de extraordinária, destituição de membros da Mesa e outras situações previstas no Regimento Interno da CMC.

Além dos “blocões”, dois “bloquinhos” seguem funcionando na Câmara de Curitiba, com três membros cada, um formado pelo PRD/PDT e outro pelo Novo/Solidariedade. O tamanho da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT e pelo PV, não foi alterado, com o grupo mantendo seus quatros membros. Quando a atual legislatura da CMC foi formada, após as eleições de 2020, havia 20 partidos representados no plenário, e agora serão 16, ou seja, a fragmentação partidária foi reduzida em 20%.

LeprevostVereadores comentam mudanças de partido durante sessão plenária

Na linha do que vinha acontecendo na Câmara de Curitiba, quando os ex-vereadores do União Brasil anunciaram sua desfiliação em massa do partido ou o Podemos confirmou ter dobrado sua bancada na capital, parlamentares utilizaram a tribuna, nesta segunda-feira (8), para comentar o fim da janela partidária. “O PSD passa a ser o maior partido da Câmara de Curitiba, o que demonstra nossa visão, liderança, compromisso e dedicação em servir à comunidade, num sinal claro que estamos unidos e dispostos a fazer a diferença na cidade”, comentou Márcio Barros (PSD), citando que a sigla do atual governador do Paraná, Ratinho Júnior, tem 211 dos 399 prefeitos, 16 deputados estaduais e 7 federais.

Ao ir para o União, Alexandre Leprevost justificou que “enxergamos no partido um projeto alternativo ao das famílias tradicionais da cidade, que se perpetuam há muito tempo no Poder Executivo”. Ele confirmou a pré-candidatura de seu irmão, Ney Leprevost, à Prefeitura de Curitiba, “para acabar com as fake news”. “Acreditamos que a candidatura é viável e tem o apelo da população para se consolidar”, acrescentou. Já o vereador Tito Zeglin comemorou seu retorno ao MDB, pelo qual venceu sua primeira eleição, em 1982. “Estou bastante à vontade para voltar, conheço o estatuto do partido e sei que faremos uma grande caminhada neste ano”, disse.

Na semana passada, ao anunciar sua migração ao Partido Liberal, Eder Borges agradeceu pela “oportunidade de trabalhar com o deputado Ricardo Barros, que foi líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal”, enquanto esteve filiado ao PP. “Agora é inevitável, devo seguir meu caminho e ir para o partido do Bolsonaro. Recebi o convite de Paulo Martins, que é um pioneiro na direita nacional. O PL vem para ser o grande partido da direita brasileira e eu não poderia estar em outro lugar”, defendeu.

 

 

 PARTIDOS

 

VEREADOR

ELEIÇÃO 2020

PRÉ-JANELA PARTIDÁRIA

PÓS-JANELA PARTIDÁRIA

Alexandre Leprevost

Solidariedade

Solidariedade

União

Amália Tortato

Novo

Novo

Novo

Angelo Vanhoni

PT

PT

PT

Beto Moraes

PSD

PSD

PSD

Bruno Pessuti

Podemos

Podemos

Podemos

Dalton Borba

PDT

PDT

Solidariedade

Eder Borges

PSD

PP

PL

Ezequias Barros

PMB

PMB

PRD

Giorgia Prates

PT

PT

PT

Herivelto Oliveira

Cidadania

Cidadania

Cidadania

Hernani

PSB

PSB

Republicanos

Indiara Barbosa

Novo

Novo

Novo

João da 5 Irmãos

PSL

União

MDB

Jornalista Márcio Barros

PSD

PSD

PSD

Leonidas Dias

Solidariedade

Solidariedade

Podemos

Marcelo Fachinello

PSC

Podemos

Podemos

Marcos Vieira

PDT

PDT

PDT

Maria Leticia

PV

PV

PV

Mauro Bobato

Podemos

Podemos

PP

Mauro Ignácio

DEM

União

PSD

Noemia Rocha

MDB

MDB

MDB

Nori Seto

PP

PP

PP

Oscalino do Povo

PP

PP

PP

Osias Moraes

Republicanos

Republicanos

PRTB

Pastor Marciano Alves

Republicanos

Solidariedade

Republicanos

Pier Petruzziello

PTB

PP

PP

Professor Euler

PSD

MDB

MDB

Professora Josete

PT

PT

PT

Rodrigo Reis

PSL

União

PL

Sabino Picolo

DEM

União

PSD

Salles do Fazendinha

DC

DC

Rede

Sargento Tânia Guerreiro

PSL

União

Podemos

Serginho do Posto

DEM

União

PSD

Sidnei Toaldo

Patriota

PRD

PRD

Tico Kuzma

Pros

PSD

PSD

Tito Zeglin

PDT

PDT

MDB

Toninho da Farmácia

DEM

União

PSD

Zezinho Sabará

DEM

União

PSD