Notas da CMC: 11 temas em alta na Câmara de Curitiba neste 7 de maio

por Fernanda Foggiato, Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC — publicado 07/05/2025 16h05, última modificação 07/05/2025 16h14
Sugestões à Prefeitura, Dia das Mães, lançamento de livro e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 11 temas em alta na Câmara de Curitiba neste 7 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 7 de maio de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (7) do Legislativo da capital do Paraná.

Vereador sugere melhorias no parque dos Peladeiros**

João da 5 Irmãos (MDB) participou do pequeno expediente para apresentar a sugestão ao Executivo, de sua autoria, de melhorias para o parque dos Peladeiros (205.00444.2025). A proposta é que o local receba a instalação de uma piscina e de pistas de caminhada em volta do lago e das lagoas artificialmente formadas pelas antigas cavas de areia ao longo do rio Atuba. O vereador afirma que as melhorias seriam “incentivos para as pessoas usarem cada vez mais esse espaço público” e fariam do parque uma “referência da zona leste da cidade” de Curitiba. O parlamentar comentou que está em contato com as secretarias de Obras Públicas e do Meio Ambiente para viabilizar a sugestão.

Proposta a criação da linha Turismo-Sul**

No pequeno expediente, Marcos Vieira (PDT) ressaltou a sugestão encaminhada ao Executivo para a criação da linha de ônibus Turismo-Sul (205.00343.2025). O vereador ponderou que o trajeto da atual Linha Turismo percorre apenas pontos turísticos das regiões central e norte da cidade. “Faz sentido uma política pública de valorização do território ignorar regiões de alto potencial turístico e que sofrem com a exclusão diariamente?”, questionou. “A nova linha trará movimentação econômica para a região sul, trazendo um turismo mais democrático e justo para toda Curitiba”, defendeu Vieira.

>> Confira as discussões na íntegra no YouTube da CMC.

Frente Parlamentar em Defesa do Esporte Curitibano**

O vereador Renan Ceschin (Republicanos) subiu à tribuna para agradecer os vereadores que já assinaram o requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte Curitibano, uma ideia de sua autoria que ainda será submetida à votação em plenário. O objetivo do novo grupo de trabalho, de acordo com o parlamentar, é discutir “o esporte como ferramenta de transformação social”. Ceschin também lembrou que foi atleta profissional por 11 anos e afirmou que “o esporte é uma experiência transformadora de vidas”. 

Dia das Mães é destacado na sessão plenária**

Renan Ceschin (Republicanos) aproveitou o tempo no pequeno expediente para registrar o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (11). O vereador saudou todas as vereadoras e servidoras da Casa que são mães e destacou a importância de se comemorar a data. “As mães são as pessoas mais importantes das nossas vidas”, declarou.

Ex-presidente da CMC, Ailton Araújo lança biografia

O presidente Tico Kuzma (PSD) recepcionou em plenário o ex-vereador Ailton Araújo, que presidiu a Câmara de Curitiba no biênio 2015-2016. Ele esteve na instituição para promover o lançamento da biografia “Minha História, d´Ele a Glória: Vida e Obra de Ailton Araújo”.

Solicitadas informações sobre o programa Tuboteca*

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Nori Seto (PP) pergunta sobre o estado atual do programa Tuboteca, que prevê a instalação de pequenas bibliotecas dentro das estações-tubo. Ele quer saber quantas tubotecas estão em funcionamento e o número de livros que elas ofertam à população para empréstimo, além do alcance e do custo anual do projeto (062.00981.2025).

Obras de macrodrenagem motivam questionamentos*

À Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Laís Leão (PDT) busca informações de quando devem ser retomadas as obras de macrodrenagem, segurança, prevenção de alagamentos e da recomposição do paisagismo do rio Vila Guaíra, entre as ruas Augusto de Mari e Brigadeiro Franco (062.00982.2025). Ainda sobre a macrodrenagem, Leão questiona o andamento das obras nas sub-bacias dos rios Pinheirinho e Vila Guaíra, no córrego Cortume (062.00983.2025).

Cruzamento no Boqueirão pauta requerimento*

Pedido de informações oficiais apresentado pelo vereador Bruno Rossi (Agir) aborda o fechamento do cruzamento entre as ruas Paulo Setúbal e Wilson Dacheux Pereira, no bairro Boqueirão. Com o objetivo de ampliar a transparência aos moradores e comerciantes da região, o parlamentar pergunta o que motivou a medida e se houve algum aviso prévio à comunidade local (062.00986.2025).

Novo projeto de requalificação da rua México*

À Prefeitura de Curitiba, Camilla Gonda (PSB) solicita informações oficiais sobre os prazos para a elaboração de um novo projeto para a requalificação da rua México, entre as ruas Erasto Gaertner e Coronel Temístocles de Souza Brasil, assim como o cronograma para o início e a conclusão das obras. Com a justificativa de "garantir a transparência das ações municipais perante a comunidade envolvida", a vereadora também questiona as razões técnicas que inviabilizaram o projeto original (062.00987.2025).

Vereador pergunta sobre obras em ruas de Curitiba*

Obras em cruzamentos de ruas de Curitiba pautam dois requerimentos protocolados por João Bettega (União). No primeiro, o vereador pede informações sobre a intervenção no cruzamento das ruas Capiperibe e Bocaiúva, no bairro Santa Quitéria. No segundo, sobre as obras no cruzamento das ruas Arion Niepce da Silva e Guilherme Pugsley, no Portão. Ele quer saber o cronograma para a execução das mesmas e os respectivos valores (062.00984.2025 e 062.00985.2025).

Visitas à sessão plenária

Nori Seto (PP) registrou as presenças, durante a sessão, do diácono Sidney Lemes, representante da Associação Beneficente Coral Negro (Abef) e do Movimento Pretafro, e de Eduardo de Oliveira Filho, representando as pautas da negritude e da saúde.

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques