Notas da CMC: 11 pontos abordados pelos vereadores no dia 5 de setembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 05/09/2023 14h40, última modificação 05/09/2023 15h01
Briga de rua em Curitiba, Procuradoria da Mulher, Setembro Amarelo e mais assuntos abordados hoje pelos vereadores.
Notas da CMC: 11 pontos abordados pelos vereadores no dia 5 de setembro

Notas da sessão plenária do dia 5 de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Mobilização Promulher contra o assédio*

A vereadora Maria Leticia (PV) utilizou a tribuna da CMC para divulgar as ações, convênios e os termos de cooperação técnica firmados pela Procuradoria da Mulher (ProMulher). “Realizamos um termo de cooperação com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated-PR), para intervenções relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher”, anunciou. Os termos de cooperação servem para oferecer assistência a mulheres que se sintam assediadas ou importunadas em seus ambientes de trabalho. “Estamos firmando acordos também com o Ministério Público do Paraná e com a Defensoria Pública”, destacou. Na noite desta terça-feira (5), às 19 horas, acontece, no Teatro Barracão EnCena, um encontro para demonstrar como a Procuradoria da Mulher pode ajudar artistas encaminhando de maneira sigilosa as denúncias de assédio e outras violências contra mulheres. O teatro está localizado na Rua Treze de Maio, 160 .

Briga na rua assusta comerciantes em Curitiba*

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) exibiu em plenário um vídeo onde pessoas em situação de rua brigam no centro de Curitiba. “Os comerciantes da região central pedem socorro. Existe uma situação muito séria que precisa ser discutida”, disse Indiara ao se referir aos problemas de segurança ocorridos na região onde se abrigam essas pessoas. “São soluções complexas que necessitam ser pensadas. Além desse problema temos questões sociais e de saúde pública, que envolvem soluções integradas. Temos que ser protagonistas nessas soluções”, ressaltou Indiara.

Problemas de segurança no Jardim das Américas*

João da 5 Irmãos (União) também chamou a atenção sobre problemas relacionados à segurança. ”A região do Jardim das Américas tem enfrentado problemas semelhantes aos relatados pela vereadora Indiara”, denunciou. Segundo o vereador, a Praça Bento Mossurunga tem sido alvo de vândalos e de usuários de drogas. “Já oficiamos à Policia Militar e a Guarda Municipal para que seja reforçada a segurança na região. Os problemas de segurança têm afetado toda a cidade. Temos que debater essas questões com muita seriedade dentro desta casa”, disse.

Pedido para ônibus da Linha Vila Reno é atendido pela Prefeitura*

Ainda durante sua fala no pequeno expediente, o vereador João da 5 Irmãos (União) agradeceu à Urbanização de Curitiba (Urbs) e à Prefeitura de Curitiba pela extensão da Linha Vila Reno (336), do bairro Uberaba. “É uma importante linha da nossa região, que atende em média 3.700 usuários por dia. E a extensão da linha Trindade (321) também melhorou muito a região dos bairros Centenário e Vila Oficinas”, celebrou.

Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda*

A Campanha Setembro Amarelo 2023, que atua na conscientização da importância da vida e na prevenção do suicídio, foi comentada em plenário pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União). “Estamos iniciando o mês de setembro e essa é a maior campanha do mundo. O suicídio é um problema de saúde pública”, chamou a atenção. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou de guerras e homicídios. E, conforme dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde, em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. “Eu estou comprometida com a campanha e à disposição de quem precisar. Se precisar, peça ajuda”, finalizou.

Falta de vagas em creches do município*

Marcos Viera (PDT) registrou problemas de falta de vagas nas creches do município. “Tenho recebido inúmeras reclamações e pedidos de ajuda por parte de pais e responsáveis que não têm onde deixar seus filhos”, ressaltou Vieira. “A demanda é muito maior que o número de vagas ofertadas. Muito mais precisa ser feito. Essa falta de vagas interfere diretamente na vida das famílias e na vida das crianças”, finalizou o parlamentar.

Aumento da violência e da criminalidade em Curitiba*

Alarmado com a violência em Curitiba, Alexandre Leprevost (Solidariedade) chamou a atenção das forças de segurança pública aos problemas que vêm ocorrendo no Centro da cidade. “Furtos e roubos acontecem nas ruas. Celulares e objetos têm sido furtados por quadrilhas, que exploram jovens de bicicleta a cometerem esses delitos”, denunciou. Segundo o parlamentar, os suspeitos atuam em bairros como Água Verde, Portão e Centro. “Ninguém faz nada. Não é possível que não tenha sido pensado em um plano para combater esses marginais. Não sou eu que tenho que vir aqui ensinar o que tem que ser feito para combater esses marginais”, cobrou Leprevost.

Primeiro edifício inteligente público da capital*

Requerimento do vereador Professor Euler (MDB) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba. Ele pede informações sobre a obra do Pinhão Hub, no antigo edifício Escher, bem como o cumprimento do cronograma para inauguração do espaço previsto para o ano de 2024 (062.00675.2023).

Profissionais de saúde nas escolas municipais *

Informações sobre o atendimento às crianças da rede municipal de ensino por profissionais de psicologia e fonoaudiologia, isso é o que pede Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar indaga se o número de profissionais contratados consegue suprir a demanda na educação básica do município (062.00676.2023).

Bairros contemplados pelo Programa Asfalto no Saibro*

A previsão para a continuidade do Programa Asfalto no Saibro, que leva asfalto às ruas de pavimento primário, e os bairros que serão contemplados pelo programa fazem parte do pedido de informações do vereador Professor Euler (MDB) encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00677.2023).

Comissão de Economia adianta reunião para quarta de manhã

O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Serginho do Posto (União), anunciou, no fim da sessão plenária, que a reunião do colegiado acontecerá nesta quarta (6), às 8h, em vez de ocorrer no período da tarde, conforme o previsto. Pelo segundo dia consecutivo, as reuniões das comissões de Alteração da LOM e de Serviço Público foram adiadas, desta vez para após a sessão de quarta.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC. 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques