Notas da CMC: 11 pautas debatidas na Câmara de Curitiba neste 18 de junho
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (18) do Legislativo da capital do Paraná.
>> Assista a todos os debates no YouTube da CMC.
Pavimentação no Vale do Ivaí I
O vereador Toninho da Farmácia (PSD) subiu à tribuna da Câmara para fazer um agradecimento ao governador Ratinho Junior e ao deputado estadual Alexandre Curi (PSD) pela assinatura da ordem de serviço que vai viabilizar as obras de pavimentação entre os municípios de Rio Branco do Ivaí e Cândido de Abreu, no norte do Paraná. A solenidade foi realizada na sede do Paraná Projetos nesta terça (17). “O Alexandre Curi é um deputado resolutivo, que não brinca em serviço. E o Ratinho Junior é o melhor governador do Brasil na atualidade”, incensou o parlamentar.
Pavimentação no Vale do Ivaí II
Segundo Toninho da Farmácia, que é natural de Rio Branco do Ivaí, a demanda foi encaminhada ao governador e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná por meio dos ofícios 5 e 7/2023 e teve o apoio do prefeito Pedro Taborda, de Rio Branco do Ivaí. “O deputado Curi tem sido um grande parceiro e temos lutado juntos pelas causas de Curitiba e do Paraná”, elogiou. De acordo com o site da Agência Estadual de Notícias, foi assinado o anteprojeto da pavimentação de 37 km da PR-535 entre os dois municípios. A medida referenda a licitação integrada, em que se inclui a confecção dos projetos executivos e a execução da obra. O investimento será de R$ 5 milhões.
No Junho Vermelho, doe sangue, doe vida I
A campanha de doação de sangue Junho Vermelho foi reforçada por João da 5 Irmãos (MDB). O parlamentar, que disse ser doador de sangue, divulgou ação realizada pelo governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e times de futebol para incentivar as doações. “Quem precisa tem pressa e quem doa sangue doa vida. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, propugnou o parlamentar.
No Junho Vermelho, doe sangue, doe vida II
Participam da ação o Coritiba Foot Ball Club, o Athletico Paranaense, o Paraná Clube e o Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa, que doaram camisas oficiais para sorteio entre os doadores de sangue. De acordo com o vereador, quem quiser participar do sorteio deve informar o código 39. O vereador lembrou que somente dentro da Rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Paraná recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento.
Lamentado o falecimento do ex-vereador Angelo Batista
A Câmara de Curitiba prestou homenagem, na sessão desta quarta-feira (18), à memória do ex-vereador Angelo Batista, mais conhecido como Angelo da Farmácia, falecido no fim da semana passada. No instante de silêncio desta manhã, o Legislativo também incluiu os nomes de Lineu Rômulo Tortato, a pedido de Leonidas Dias (Pode), de Antonia dos Santos Varistelo e de Ivone Alves dos Santos, ambos por solicitação de Hernani (Republicanos).
Fiscalização da Lei Pet Friendly*
Nori Seto (PP) encaminhou dois pedidos de informações oficiais. Uma das proposições questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a aplicação da lei municipal 16.179/2023, de sua autoria, referente à regulamentação dos espaços Pet Friendly (amigos dos animais) em locais como shopping centers, hotéis, restaurantes e bares. O vereador quer saber se o Executivo já deu ciência aos estabelecimentos citados sobre a legislação e como a fiscalização das regras tem sido executada (064.01451.2025).
>> Acesse todos os requerimentos no SPL.
Piso da Enfermagem é mote de pedido de informações*
À Prefeitura de Curitiba, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) solicita informações sobre o piso salarial dos servidores da área da enfermagem. Ela questiona, entre outros pontos, se o pagamento está sendo realizado pelo Município e, caso a resposta seja positiva, qual o valor; se a gestão já recebeu repasses federais para cumprir o Piso Nacional da Enfermagem; e quais os critérios para o recebimento desses recursos (062.01450.2025).
Questionada a reabertura de pronto atendimento no Centro*
"Existe atualmente algum projeto em andamento para instalação ou reativação de pronto atendimento na região central de Curitiba? Em caso positivo, qual o prazo estimado, localização prevista e modelo de atendimento considerado?", cita pedido de informações oficiais de autoria da vereadora Indiara Barbosa (Novo). “Atualmente, os moradores da região central precisam se deslocar até unidades localizadas nos bairros Boa Vista ou Boqueirão para obter atendimento de urgência, o que representa um obstáculo principalmente para idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e trabalhadores da região”, explica a proposição (062.01454.2025).
Implantação de vaga de curta duração no Cristo Rei*
A implantação de vaga de estacionamento de curta duração, isto é, por até 15 minutos, na rua Oyapock, no bairro Cristo Rei, é tema de requerimento de informações oficiais de autoria de Vanda de Assis (PT). A vereadora indaga quais critérios técnicos foram utilizados para definir a localização exata da referida vaga e o cronograma para a implantação e a sinalização do local de paragem. Além disso, pergunta como dará a fiscalização e se a medida poderá ser revisada pelo Executivo futuramente (062.01453.2025).
Secretário estadual e mais visitas à sessão plenária
Os vereadores de Curitiba recepcionaram em plenário o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Jorge. O presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), saudou a visita de sua afilhada, Giulia Vengue. Ainda durante a sessão desta quarta-feira (18), a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel acompanhou a visita guiada de um grupo de alunos do Ippeo Aprendizagem.
Vereador questiona convênio para obras em Curitiba*
Em pedido de informações oficiais externas, Nori Seto (PP) requer detalhes da Secretaria Estadual das Cidades (Secid-PR) sobre as obras de convênio que abrange os bairros Cachoeira, Abranches, Butiatuvinha, Campo Comprido, Riviera e Umbará. Ele questiona, por exemplo, o cronograma e status das obras na rua Felício Laskoski e se há previsão para continuidade das intervenções ainda neste ano. “Segundo moradores, as obras começaram no ano passado, colocaram uma placa, cavaram alguns buracos e não retornaram mais”, alega o parlamentar (074.00040.2025).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba