Notas CMC: 8 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 1° de novembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 01/11/2023 17h42, última modificação 01/11/2023 17h42
Abaixo-assinado pela revitalização da Juscelino Kubitschek, Apae visita a CMC e mais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas CMC: 8 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 1° de novembro

Notas da sessão plenária do dia 1° de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

Abaixo-assinado pede a revitalização da av. Juscelino Kubitschek*

Herivelto Oliveira (Cidadania) ocupou a tribuna da CMC, nesta quarta-feira (1), para registrar o recebimento de uma abaixo-assinado contendo duas mil assinaturas de munícipes que residem próximo ao contorno da avenida Juscelino Kubitschek, na Cidade Industrial de Curitiba. “Problemas com segurança, devido a falta de iluminação e a problemas com o trânsito na região desta importante avenida mobilizaram as pessoas neste pedido de revitalização”, informou o parlamentar. De acordo com Herivelto, o documento será encaminhado ao secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, e para a bancada paranaense na Câmara dos Deputados.

Apae visita a CMC nesta quarta-feira*

Com a sessão suspensa, o gestor responsável pela captação de recursos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Curitiba, Eduardo Feichas Skuna, ocupou a tribuna para apresentar o trabalho da associação e pedir apoio dos vereadores e vereadoras para a continuidade nos investimentos na instituição para o tratamento e para o futuro das pessoas com deficiência. Ainda com a sessão suspensa, um grupo de alunos e professores da Apae realizaram uma encenação em celebração à vida. Os recurso pedidos serão destinados à reforma da escola agrícola e à aérea da saúde.

Marcha do Orgulho Crespo ganha nova redação*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) apresentou emenda modificativa ao projeto de sua iniciativa em conjunto com a vereadora Professora Josete e a ex-vereadora Carol Dartora (PT), agora deputada federal, que institui o dia da “Marcha do Orgulho Crespo” no calendário oficial de eventos do Município (005.00193.2022). Ela altera a redação do artigo 3° a fim de melhorar o entendimento e a técnica legislativa (034.00101.2023).

Melhorias viárias e segurança pública*

A vereadora Amália Tortato (Novo) protocolou dois pedidos de informações oficiais na CMC. O primeiro solicita informações à Prefeitura de Curitiba sore a existência de projetos para a melhoria do trânsito na rua Professor Algacyr Munhoz Mader, no CIC (062.00893.2023); e o segundo, direcionado à Secretaria de Defesa Social e Trânsito (Setran), questiona o compartilhamento de dados de segurança pública entre o Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba (062.00894.2023).

Construção polêmica em área de proteção ambiental*

Em pedido de informações oficiais, a vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) questiona a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) e a Secretaria Municipal de Urbanismo sobre uma possível construção em área protegida, no bairro da Cidade Industrial de Curitiba. A parlamentar questiona a existência de estudos técnicos de impacto ambiental realizados no local (062.00897.2023).

Quem foi Julio Dotti? Questiona Leonidas Dias*

Informações sobre a praça Julio Dotti, localizada ao lado do terminal da Barreirinha, fazem parte do pedido do vereador Leonidas Dias (Solidariedade) à Prefeitura de Curitiba. O vereador alega que a origem do nome do logradouro é desconhecida, bem como a existência de legislação e decreto nomeando a praça (062.00898.2023).

Cultura maker e postos de atendimento da Guarda Municipal*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o projeto Fab Lab, voltado à cultura maker no Município (062.00895.2023); e o segundo, sobre a localização e a intenção de ampliação dos postos de atendimento da Guarda Municipal (062.00896.2023).

Registros da sessão*

O presidente da Câmara Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença em plenário do vereador da cidade de Nova Santa barbara – PR, Claudio Ferreira (PP), recepcionado pelo vereador Pier Petruzziello (PP).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques