Notas CMC: 5 temas abordados pelos vereadores de Curitiba neste 20 de março

por Fernanda Foggiato e José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 20/03/2024 12h25, última modificação 20/03/2024 14h18
Fala sobre evangélicos, Utilidade Pública, pedido de informações e mais assuntos debatidos na sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas CMC: 5 temas abordados pelos vereadores de Curitiba neste 20 de março

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 20 de março de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (20).

"A maior verdade dita por Lula sobre os evangélicos”, cita Ezequias Barros

Na última segunda-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, durante a reunião ministerial, comentando a rejeição ao seu governo, que o Deus do advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico, não é o mesmo do pastor Silas Malafaia, que apoiou Jair Bolsonaro nas últimas eleições. Ezequias Barros (PRD) criticou Lula, dizendo que “o Deus do Malafaia não é o dele [Lula], porque o nosso é o Deus de Israel, o Criador do Céu e da Terra, não é um deus abortista”.

Utilidade Pública é confirmada e prioridade em filas, adiada mais uma vez

O plenário da Câmara de Curitiba confirmou, em segundo turno unânime, com 22 votos "sim", a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Professor Iara Bergman. O autor, Beto Moraes (PSD), relatou que o estabelecimento fica "na Vila Osternack, no final do Bairro Novo, e atende praticamente 3,5 mil alunos nos três turnos” (014.00026.2023). O outro projeto de lei em pauta, com o objetivo de ampliar os grupos que têm direito à fila de atendimento prioritário nos supermercados, foi novamente adiado pela ausência do autor, Dalton Borba (PDT). O vereador comunicou viagem a Brasília, até o fim desta semana.

Instituto Paranaense da Mulher Contabilista faz visita à CMC

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) registrou, no pequeno expediente, a visita técnica do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) à Câmara de Curitiba, atividade guiada pela Escola do Legislativo. “Temos que valorizar essa profissão que é tão importante para a sociedade, que apoia o empreendedorismo e enfrenta a burocracia”, defendeu a parlamentar, que é associada à IPMCont. Indiara Barbosa destacou a importância da organização das mulheres contabilistas e elogiou a presidente da entidade, Ana Claudia Serrato Krüger.

Requerimento questiona obra de pavimentação inacabada no Seminário

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Salles do Fazendinha (DC) pergunta sobre a finalização da obra de pavimentação na rua Henrique Gregório Machado, esquina com a rua General Daltro Filho, no bairro Seminário. O requerimento relata que “paralelepípedos excedentes não foram removidos, as árvores realocadas estão inclinadas e representam risco de queda no córrego adjacente e, além disso, uma parte do asfalto não foi devidamente pavimentada” (062.00257.2024).

Dirigente partidário e delegado fazem visita à Câmara de Curitiba

A visita do secretário executivo do Partido da Renovação Democrática (PRD), Albert Silva, à Câmara de Curitiba, foi registrada por Ezequias Barros, que na semana passada anunciou que deixará o Partido da Mulher Brasileira para ingressar na nova sigla política. No final da sessão, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) registrou a presença, em plenário, de Jorge Azor Pinto, ex-delegado-geral da Polícia Civil do Paraná.