Nos Bairros: Vereadores pedem obras de manilhamento

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2013 08h20, última modificação 21/09/2021 07h11

Foram protocolados, na Câmara Municipal, diversos requerimentos ao Executivo que pedem melhorias no manilhamento de esgoto na capital. Um deles, da vereadora Carla Pimentel (PSC), solicita o fechamento de um buraco a céu aberto, localizado próximo à Rua Professor Theodócio Jorge Atherino, na Cidade Industrial (044.13367.2013). Segundo a parlamentar, a valeta “tem causado grandes transtornos aos moradores da região, devido à proliferação de animais peçonhentos que saem do valetão e adentram às residências próximas”, justifica.

Outra solicitação é para o bairro Tatuquara,  pois o vereador Rogério Campos (PSC) requisitou à prefeitura o manilhamento do canal extravasor da Rua Jovenilson Américo de Oliveira (044.14311.2013). A justificativa do documento alerta que as manilhas existentes estão caindo, causando rachaduras no asfalto que recebe grande fluxo de veículos. “É necessária a implantação dessas manilhas, estendendo para mais longe da rua, para evitar algum tipo de acidente que possa vir a ocorrer, como algum veículo cair dentro do canal, por exemplo”, diz Rogério Campos.

A ausência de manilhas também causa incômodos no bairro Boqueirão. Conforme requerimento protocolado por Chico do Uberaba (PMN), é necessário realizar o manilhamento de valeta na Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão (044.14869.2013). Segundo Chico do Uberaba, os moradores queixam-se das “constantes infestações de ratos, outros animais peçonhentos e do mau cheiro, principalmente em dias quentes”. Além disso, o texto informa que a valeta transborda em dias de chuva, atingindo terrenos próximos.

Limpeza

Carla Pimentel também requer ao Executivo a retirada de entulhos na margem do valetão da rua Dr. Egon Armando Krueger, na Cidade Industrial (044.13239.2013) De acordo com a justificativa, o escoamento da água pelo canal fica prejudicada em dias de chuva. “Infelizmente estão jogando restos de construção civil nas margens desta valeta e, se houver uma chuva mais intensa, todos esses entulhos poderão impedir o escoamento da água”, explica Carla Pimentel.

A roçada e limpeza de córrego no Alto Boqueirão também é alvo de requerimentos na Câmara Municipal por parte de Chicarelli (PSDC). O vereador solicita ações no córrego em meio à Vila Nova (044.14571.2013). “O lixo vem causando proliferação de insetos e mau cheiro, podendo resultar em transmissões de doenças à população do local. Esta situação vem tornando o ambiente muito perigoso”, coloca.

Já o vereador Cacá Pereira (PSDC) pede ao Executivo a reconstrução e ampliação da ponte sobre o Rio Barigui, que faz a ligação entre os bairros Santa Quitéria e  Conjunto Buriti, pelas ruas Professor Ulisses Vieira e Doutor Celso Luiz Peixoto Ribas (044.14720.2013). “A ponte antiga estava em péssimas condições, toda corroída de ferrugem, com risco de cair, tanto que quebrou e foi ateado fogo pelos moradores da região”, explica Cacá Pereira.