Nos Bairros: Vereador pede UPA em Santa Felicidade

por Assessoria Comunicação publicado 08/05/2013 11h50, última modificação 15/09/2021 10h56

Mauro Ignácio (PSB) sugeriu à prefeitura de Curitiba a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento 24 horas, em Santa Felicidade. O requerimento está registrado na página da Câmara Municipal na internet, e pode ser consultado pelo Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Ao justificar o pedido, Mauro Ignácio alerta que a UPA do Campo Comprido está “superlotada” e que a região de Santa Felicidade não tem unidade para atendimentos de emergência, pois o hospital que havia na região foi desativado. “Nesta região já tivemos em funcionamento o Hospital e Maternidade Santa Felicidade, que hoje encontra-se desativado. O prédio virou para abrigo de marginais, desocupados e usuários de drogas gerando desconforto e insegurança na população”, diz o parlamentar.

As UPAs são mais que simples unidades de saúde, pois devem estar habilitadas a lidar com situações complexas, em especial aquelas que são atendidas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Nos casos graves, cabe às UPAs fazer o encaminhamento aos hospitais de referência.